Não instalou o Windows 11? Então a atualização 21H2 do Windows 10 já está à sua espera
Apesar do destaque estar a ir todo para o Windows 11, a Microsoft não abandonou o Windows 10 e tem estado a trabalhar ativamente nas atualizações e correções de problemas. Este é ainda um sistema ativo e suportado, que deve assim ser mantido.
A provar este movimento está a mais recente novidade da Microsoft. A grande atualização do Windows 10, chamada 21H2 ou atualização de novembro, está finalmente disponível e pode ser instalada por todos os utilizadores que resolveram ignorar por agora o Windows 11.
Há vários dias que a última grande atualização do Windows 10 era esperada. A Microsoft estava a ultimar esta versão, preparando-a para uma disponibilização generalizada por todos os utilizadores que resolveram ficar nesta versão do sistema da Microsoft.
Não é uma atualização que traga novidades visíveis e que é focada na segurança e na estabilidade do sistema. Há novidade, é certo, mas estas ficam longe do olhar dos utilizadores, sendo até mais focada nos PCs de empresas e de grandes estruturas.
Ainda assim, podemos contar na 21H2 com suporte para protocolos Wi-Fi 6 com Wi-Fi Protected Access 3 Hash-to-Element (WPA3 H2E), melhorias na virtualização via Azure Virtual Desktops e até novidades na gestão via Group Policies, com mais opções.
Esta é ainda uma atualização que está a ser distribuída de forma controlada e que deve ser ativada manualmente. Pode ser encontrada dentro das Definições do Windows 10, na zona Atualização e Segurança. Só precisam de a selecionar e indicar que a querem instalar.
Com esta nova versão 21H2, a Microsoft inaugura também um novo ciclo de atualizações no Windows 10. Alinha-a com o Windows 11 e passa assim a ser anual e única, passando a ser única, ainda sem período específico para apresentação.
Com suporte garantido até ao dia 14 de outubro de 2025, o Windows 10 tem assim ainda muito para oferecer aos utilizadores. Esta não é uma atualização massiva, mas traz novidades importantes para os utilizadores, que assim podem manter as suas máquinas atualizadas e seguras.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês tem uma maneira de escrever baseada em generalizações que já não é de agora. Para aqueles que resolveram ignoraro windows 11? Já pensaram que milhões de pessoas simplesmente não conseguem (pelo menos sem recorrer a “truques”), mesmo com sistemas relativamente recentes?
E muitas ferramentas de trabalho não são ainda suportadas, ou os fabricantes não garantem apoio técnico na nova plataforma.
Exactamente. o problema é que não é uma escolha mas sim uma imposição da MS
Sim mas isso é claro em todos os artigos, este site é sobre tecnologia e embora trate de outras plataformas dá primazia a quem domina o mercado embora sejam outras plataformas a dominar o mundo! Mesmo nas empresas de reparação/venda de equipamentos a preferência óbvia é o Windows/Microsoft. Eu faço tudo e ainda melhor com Linux, em segurança e estabilidade. Quanto ao tão propagado visual, esquecem que existem centenas de distribuições para todos os fins e sectores, e oferecem infinitas personalizações visuais. Eu tenho o meu Linux Mint igualzinho ao Windows 10 com cheirinho a W11 porque gosto realmente do visual….só! Existem centenas de milhões que não são compatíveis com os requesitos exigidos. Vamos deitar para o lixo? Claro que não. No portátil ainda mantenho Windows 10 até ver…..nas 2 torres que tenho uso Linux!
És o maior
Lá tinha de aparecer um iluminado e esclarecido e não normal e fundamentalista a defender o Linux, quando não é o sistema que está aqui em causa! Fico a desconfiar que o Linux ainda é pior do que eu pensava, caso contrário, não precisava de imitar o visual do W11 ou W10 nem de tanta publicidade….
Um pouco distraído o Jaime. Aliás, não há nenhum site em Portugal que fale tanto em Linux como nós e que tenha tantos guia spráticos e dicas como nós temos. NENHUM. Por isso, o que o Jaime diz é pura fantasia.
Por norma deixamos a informação correta quando à posição no mercado de determinado produto, mas nunca fechamos a porta a outros, bem pelo contrário, somos a favor, desde sempre e já lá vão 17 anos, de pluralidade. 😉
Vou instalar o Windows 11 porquê?
Aquilo ainda é beta, o 10 ainda vai ser o principal sistema operativo durante anos e com updates.
Exactamente, além do que, dos meus muitos anos de aventureiro informático, aprendi a nunca instalar versões iniciais. Têem sempre muitos doenças de infância. Só instalo depois de cerca de 1 ano da data de saída.
…é que o Windows 10 é novo, é fresco, é rápido, é excelente, é completo e funciona à mil maravilhas! Tudo isto junto vais ser um problema para o Windows 11!
“Aquilo ainda é beta”? lol…
isso mesmo concordo contigo.
alem de que da sempre m%#}da,no inicio.
eu instalei porque queria experimentar mas rapidamente voltei ao 10. o 11 é rápido, fluido, bonito, mas há determinadas alterações que não fazem sentido, entre elas o arrastar para janelas minimizadas por exemplo
Experimentem linux! Muito mais leve, estavel e mais produtivo que qualquer windows 11! Basta usar o terminal e faz se tudo, e quando ha algo que não funciona basta pesquisar que em menos de meia hora resolvem e ainda aprendem algo. Linux e o futuro!
LOL
“Linux e o futuro..”! Já ouço e leio essa “conversa” à mais de 20 anos…deve ser um futuro bem longínquo! Pelo menos a nível doméstico e empresarial…
Futuro longinquo? Todos os servidores e smartphones correm linux…android é linux…vcs nao tem nocao do que dizem! Linux e simplesmente o SO mais estavel que existe, faz tudo o que os outros fazem com seguranca e privacidade. Em vez de criticarem experimentem, custa 0!
Sou utilizador the linux por mais de 15anos, ate que num novo trabalho me deram um windows 10, onde installei WSL2 e devo dizer que serve o melhor dos dois mundos ….. espero em breve correr wsl2 linux gui apps que esta em preview ou no windows 11 ……
Gosto mais do Windows, já usei Linux durante 1/2 anos. Para mim Windows é melhor para o utilizador Normal.
Eu uso um iPhone.
Não me digas que tb é Linux.
É linux é ! A Apple tem um linux a pagar por quem compra.
O Android tem tanto de Linux como o Windows 11 tem do Bill gates
Mais juízo nas cabeças e menos fanboysmo
😉 certo!
Tiago, olha que o futuro passa primeiro pelos acentos nas vogais.
Instalei o Windows 11, estava tudo bem ….. mas na primeira vez que me pediu para actualizar, tive BSOD com SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED failed: tcpip.sys …
Tive de voltar a atras e fazer o restore do Windows 10 .
Uma pequena pesquisa, encontrei que uma das razoes para o BSOD podera estar relacionado com a app “autenticacao.gov.pt”, ainda nao tentei novamente o upgrade para o Windows 11 sem a mesma instalada.
Esse erro é devido à aplicação da autenticação do cartão de cidadão, desinstala, faz update pro Windows 11 e volta a instalar a autenticação
Gabo te a coragem meu caro win 11 é beta não existe versão final.
Se ainda não optou pelo W11?
Tenho em casa 6 PC’s, 4 de 64bits e 2 de 32bits e para todos eles a MS verifica que ‘…não cumpre os requisitos minimos de sistema para executar o Windows 11’, mesmo um Surface recente; que raio de S.O. é este que não consegue ser instalado em máquinas com menos de três anos? a MS está mesmo a pedi-las pelo menos no segmento utilizador caseiro.
vão esperando sentados . não vou comprar cpu com um cpu com 4 anos para ser cobaia da Microsoft. o meu win 10 porta se lindamente. é meu e é original.
É igual à versão do 11?
Ao meu pc, já chegou à dias o 11, e a versão é também 21H2.
Parece que o iluminado aqui não sou eu. Faço referencia ao Linux porque toda a gente trata o windows como se fosse um sistema Omnipotente e dono do Universo… como se quem não use Windows está condenado a não usar computadores e neste caso alguns bem recentes que nem o W11 podem usar. ora o que faz rodar a nossa batatinha é o Unix/Linux, o resto é para Microsoft e Apple ganharem uns biliões de dólares! Na verdade eu não tenho nada a ver o que cada um faz com o seu dinheiro! Apresento portanto o meu não normal pedido de desculpas!
Vamos lá ser honestos na abordagem. Se o Windows domina em larga escala o mundo da computação, não vai querer que se faça um comparativo tabelado por baixo certo? Quer dizer, até pode querer, mas não é honesto.
Contudo, não deixa de ser importante, tal como o fazemos, dar a saber o restante mercado, aliás, temos muitos exemplos bons dessa abordagem foram da caixa, a falar quer nas distros Linux, quer no macOS.