Não consegue abrir apps no Windows 11? A causa é conhecida e a Microsoft terá solução
Apesar de estar a ter uma adesão muito interessante, o Windows 11 não tem estado livre de problemas, que a Microsoft tem tentado resolver rapidamente. Mesmo com este empenho, as situações acumulam-se.
A mais recente começou a ser reportada no início desta semana e parecia focada na app Ferramenta de recorte. Afinal o problema é bem maior e pode atingir muitas mais apps integradas no Windows 11, todas criadas pela Microsoft.
Com a adesão e a instalação a crescer de forma exponencial, o Windows 11 está agora debaixo de toda a atenção dos utilizadores. Estes testam e avaliam as suas funcionalidades, procurando aprender o que há de novo e o que foi melhorado.
Um lote de queixas começou a surgir no início desta semana, mostrando que a app Ferramenta de recorte estava com problemas, ao não conseguir ser usada. Dedicada à captação de imagens, esta é usada de forma recorrente por muitos utilizadores.
A partir de 1.º de novembro de 2021, alguns utilizadores podem não conseguir abrir ou usar determinadas apps integradas no Windows, ou partes de algumas apps integradas que não instalaram o KB5006746, lançado em 21 de outubro de 2021. Isso é causado por um problema num certificado digital da Microsoft, que expirou em 31 de outubro de 2021
A Microsoft já veio a público reconhecer este problema e mostrar que este é ainda mais alargado do que o esperado. Esta falha irá afetar outras apps integradas no Windows 11 ou partes destas dentro deste sistema. A Microsoft fala de problemas no seu Teclado virtual, na Escrita por voz e no Painel de Emoji.
Com a causa bem identificada, a Microsoft revelou também a razão para estes problemas. Tudo parece estar num simples certificado da gigante do software e que estará instalado no Windows 11. Este expirou no dia 31 de outubro, tendo os problemas começado no dia seguinte.
Por agora e para tratar deste problema em algumas das apps, a Microsoft recomenda para já a instalação da KB5006746, apesar de estar ainda em testes. A solução final destas falhas está a ser preparada pela Microsoft, mas ainda pode demorar algum tempo chegar.
Este é mais um problema que assola o Windows 11, e que se junta a uma lista já conhecida de todos. A Microsoft estará já a trabalhar para resolver a falha e assim trazer a este sistema a usabilidade que todos esperam.
Este artigo tem mais de um ano
Por estas e por outras e que acho-me com sorte em ter um cpu AMD, pois a Microsoft não esta a actualizar os PC’s, o que evita estes problemas de juventude do win 11.
Mas também me parece que vai ser um grande SO depois de resolvido os problemas de juventude.
Tens sorte em não ter a escolha entre actualizar ou não? O meu PC é compatível e não fui obrigado a instalar o W11 😉
Devia dar para apagar os próprios comentários. Interpretei mal o Paulo. Abraço
Tens a certeza que quem tem CPU AMD não consegue atualizar? É que o meu dá.
Não é só não abrir. No Edge, abrir algumas notícias presentes na MSN bloqueia ou demora tempo. Mas enfim, estamos a falar da Microsoft onde a probabilidade de falhar é maior!
“Mas enfim, estamos a falar da Microsoft onde a probabilidade de falhar é maior!”…fantástica conclusão…e foi com base em quê ? No escárnio e maldizer ?
Precisas que eu te faça um desenho? A começar pelo malogrado e descontinuado Windows fone. Projeto falhado! As inúmeras atualizações que conduzem ao écran azul e todos os problemas inerentes às atualizações do Windows. O falhanço do IE e depois do Edge a obrigar a adotar plataforma do Chromium. As peripécias com os requisitos para a instalação do W11, uma vergonha, sendo a própria Microsoft a indicar a porta do cavalo para possibilitar a instalação do seu sistema. Os atuais problemas já com o W11! Fujo dos produtos da Microsoft!
por aqui, ryzen 5 3500 com windows 11, tudo a funcionar perfeitamente e rápido !!! apenas actualizei com aquele KB para melhorar os timings da cache L3 do processador …. até agora 0 problemas incluindo impressoras de rede ….
Tenho Windows 10 e hoje reparei que não consigo abrir as apps Mail e Calendar. Alguém tem o mesmo problema?
Solução: continuar no Win10 até 2023.
Quando se migra de OS ao início é só problemas.
Continuo com o W10 e hoje dei conta que não consigo abrir as apps Mail e Calendar, como mencionei no post acima.
Estamos em 2021 e o pessoal ainda continua a dar corda a essas “Apps”