Microsoft vai forçar a atualização do Windows 10 mas é para proteger utilizadores
Apesar de ainda não ter chegado ao seu fim de vida, a Microsoft quer manter o Windows 10 atualizado. Isso tem acontecido de forma constante, mas agora há uma atualização que muitos vão ter fazer e que nem todos queriam. Esta será obrigatória e forçada para os utilizadores.
Uma atualização que muitos não vão querer
Com atualizações anuais, o Windows 10 tem crescido e recebido muitas melhorias importantes. Estas são mantidas pela Microsoft e garantem que este evoluiu da forma correta, mesmo com a versão seguinte já lançada e a receber cada vez mais utilizadores.
Agora, e para manter este sistema atualizado, a Microsoft inicia um processo que nem todos vão querer. A versão 21H2 está a chegar ao fim de vida e por isso é hora de avançar para outra mais recente e que vai ter suporte por mais algum tempo.
Lembrete: Fim do serviço para Windows 10, versão 21H2 Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations
A 13 de junho de 2023, as edições Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations do Windows 10, versão 21H2 chegarão ao fim do suporte. A próxima atualização de segurança de junho de 2023, que será lançada a 13 de junho de 2023, será a última atualização disponível para essas versões. Após essa data, os dispositivos que correm essa versão não receberão mais atualizações mensais de segurança e visualização contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes.
Para ajudar a mantê-lo protegido e produtivo, o Windows Update iniciará automaticamente uma atualização de recursos para dispositivos pessoais com o Windows 10 e dispositivos de empresas não geridos que terminam a manutenção ou dentro de vários meses. Isso mantém o seu dispositivo com suporte e a receber atualizações mensais essenciais para a segurança e a saúde do ecossistema. Para esses dispositivos, poderá escolher um horário conveniente para o dispositivo reiniciar e concluir a atualização.
A mensagem é clara e mostra que até ao dia 13 de junho todas as máquinas que estiverem a executar a versão 21H2 vão ser atualizadas, mesmo que os utilizadores não o pretendam. Este processo será automatizado e os utilizadores não o vão poder recusar, decidindo apenas quando o reboot necessário será executado.
Também nessa data, dia 13 de junho, a Microsoft irá lançar a última atualização que será suportada pela versão 21H1. Desse momento em diante, esta versão deixarão de ter qualquer suporte, quer em termos de novidades, quer em termos de correções de segurança.
Microsoft quer fazer avançar o Windows 10
Este é um passo necessário para os utilizadores estarem protegidos e com as mais recentes correções de segurança. Ao mesmo tempo, a Microsoft garante também que não tem presente versões com problemas e que comprometam os utilizadores.
Lentamente a Microsoft faz os seus utilizadores evoluírem e avançarem nas versões do Windows 10. A ideia da gigante do software é levar os seus utilizadores e as suas máquinas mais para a frente, chegando até ao Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
Sou utilizador do Windows desde a primeira versão a P/B sob MS-DOS. Adquiri todas as versões seguintes deste SO. No dia em que a M$ deixar de dar assistência ao W10 – e não actualizo para W11 enquanto a M$ continuar a exigir paranoicamente actualização de hardware -, passarei para outro SO.
pareces aqueles que diziam o mesmo do xp, depois do win7 agora no w10, acabas por ceder como todos. Porque não existe alternativa, linux é para nerds, macOS é para hipsters. Windows é para o povo.
Simplesmente nada disso que escreve! Ainda tenho liberdade para agir de motus proprio, sem andar encarneirado às opiniões e gostos alheios…
Estas em negação como as ovelhas comuns. Instala o windows 11, n vais querer outra coisa depois.
CONCORDO PLENAMENTE.
Não é paranóico. É por questões de segurança… TPM não é apenas um conjunto de letras. Além de quando o Windows 10 deixar de ser suportado vais mesmo querer ter um hardware melhor. Este artigo diz que quem tem a 21H1 vai ter que atualizar para uma versão mais recente, isto ainda dentro do W10.
Muitos já nao querem atualizacoes desde o momento que a microsoft obrigou as atualizacoes automaticas no sistema operacional win10 e win11. Infelizmente eles nao dao opcao de desativar as atualizacoes automaticas, passam por cima da nossa liberdade e direito de escolha
Estes comentários têm piada. Um dia que sejas vítima de um grave problema de segurança vais reclamar que a Microsoft não tem um OS seguro, quando na verdade foi apenas a tua ideia parva direitos de escolha.
O problema da microsoft é que vê que quer OBRIGAR todos a comprarem pcs e utilizarem o windows 11, pois estão mais parece com problemas de “cacau”. A maioria dos pcs não cumpre requesitos. Porque eles não adaptaram o sistema do windows 11 para a maioria dos pcs. Pois é, não convém. Atualmente muitas pessoas vivem precáriamente, pelo que todos sabem. Agora pensem. Aliás a microsoft pouco se importa se as pessoas podem comprar ou não, para eles é o mesmo. ISTO É A PURA REALIDADE.
Quantos utilizadores sabem em que versão estão?
Basta a máquina funcionar que estão satisfeitos
Se é na 21H1 ou 22H2…. Por vezes faz-se barulho só para o fazer
Eu cá actualizo tudo de olhos fechados no W10, já para o W11 só no dia em q me provarem q é mais funcional q o10.
Querem que passe para o windows 11? A microsoft não deixa por causa do hardware (no meu caso é o processador). Eu não vou comprar um portátil novo quando este funciona sem qualquer problema.
Curioso é que o pórtatil de trabalho, por ser mais recente, recebeu o windows 11. Antes e depois da atualização é uma arrastadeira. Por vezes há trabalho que tenho que fazer em casa por ser tão lento.
Já o portátil de casa corre tudo sem problemas mas não pode receber o windows 11 porque a microsoft não quer.
É como eu. O meu PC tem 4 anos e pouco e tem tudo menos a porcaria do processador. Um PC Gamer que até agora NUNCA engasgou nem nunca se estragou mas não me deixa à conta da porcaria de um processador. Apenas não me deixam passar para o W11. É apenas isso.
Rui, concordo plenamente. Eles querem é encher os bolsos seja de que maneira for.
Atualizem também as nossas carteiras para poderem suportarem os caprichos deles!
Boa resposta. Isto responde a todos os comentários. Simples.
Lolol….W10 Enterprise LTSC….estou-me a rir do povo…..
Existe uma aplicação chamada “InControl” (https://www.grc.com/incontrol.htm) que supostamente aplica umas chaves no registo do Windows que impede a actualização forçada… a menos que a Microsoft esteja explicitamente a ignorar a indicação para não o fazer, em vez de estar apenas a ignorar o facto de a pessoa não ter pró activamente tomado acções para actualizar-se.
Porque alguém quereria ficar na versão desactualizada é que desconheço.