PplWare Mobile

Microsoft esconde recolha de dados na última atualização do Windows 7


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. J. Frazão says:

    Estes tipos são inacreditáveis.
    Apesar de já todos sabermos que estas coisas acontecem ficamos sempre ainda mais aborrecidos ao ler noticias destas.
    Infelizmente não posso sair desta esfera da Microsoft. A empresa onde trabalho e os seus parceiros estão todos “presos” ao Office.

    • Robson says:

      Isso não é desculpa, isso é preguiça de aprender a usar outro sistema operacional como o Linux. Office? Existem vários e gratuitos como o LibreOffice que abrem e salva arquivos do mês Office. Agora, eu acho ótimo as pessoas serem investigados pela Microsoft… Lembra daquele ditado que diz: quando se é corno mais de uma vez é chamado de corno convencido? Não estou chamando ninguém de corno, estou querendo dizer que as pessoas que usam o Windows gostam de ter sua privacidade violada e não tão nem aí…. Vai em frente, puxa o saco de quem não te respeita, mané!

      • J. Frazão says:

        Palmas para o professor Magalhães da Fonseca!!!
        Vai la fazer um dashboard ou relatório em LibreOffice e enviar para destinatários que utilizam Microsoft Office.

        • Jorge Carneiro Barufaldi says:

          J. Frazão, bom dia.
          A versão 6.2 do libreoffice está totalmente compatível com o MS-Office.
          Pode fazer e enviar que dá certo!
          Experiência própria!
          Dou treinamento de Excel para empresas e utilizo linux no meu computador pessoal, até a versão 6.1 concordo com você mas da 6.2 pra frente ficou ótimo

        • Pedro Gonçalves says:

          J. Frazão, a questão aqui é que quem está “errado” não é quem usa formatos abertos mas sim quem utiliza formatos proprietários. O formato está definido mundialmente pelo “Organization for the Advancement of Structured Information Standards” e é o “OpenDocument Format”

          Quem utiliza diferente disso é que está deveria utilizar um software proprietário ou não, mas que conseguisse ler o formato universal definido.

  2. Luis says:

    “Todos se recordam dos problemas que surgiram com o Windows 10 e a recolha de dados”
    Eu me recordo todo dia, pois ela AINDA existe.

    Muitos podem argumentar, “mas você reclama da recolha de dados do Windows 10 e usa Google, Facebook, WhatsApp, logo não pode reclamar”.
    Falso. Primeiro não se pode partir pra premissa que a pessoa use tais produtos só porque uma maioria (gado de manobra) usa. Apelo a maioria é uma falácia.

    Geralmente quem preza pela privacidade e SEGURANÇA (meu caso) não usa nada dessas e muitas outras empresas. Não é porque você usa Google pra tudo que eu use, que você não consegue largar o vício do Facebook que eu faça uso do mesmo, não é porque você não consegue imaginar alguém que não use WhatsApp que ela não exista.

    Sem contar que aí há outro problema. Ser espiado dentro do próprio sistema operacional e ter os dados interceptados por terceiros (crackers). Afinal, todos sabemos que o Windows não é famoso por sua segurança, muito pelo contrário, só a existência da palavra “antivírus” e das inúmeras empresas que produzem já denota fraqueza neste aspecto.

    Voltando a parte de “ser espiado dentro do próprio SO”, enquanto que Google, Facebook, WhatsApp e similares podemos “optar” por não usá-los, ser espiado dentro do próprio SO torna sua busca por privacidade, segurança algo em vão – resumindo: perda de tempo, já que o próprio SO rouba informações de você independente de você usar Google, WhatsApp, Facebook. Isso eu acho inaceitável. O SO era pra ser o ponto neutro nesse sentido.

    O fato da Microsoft esconder, amenizar a existência de dados, denota que coisa boa aí não tem. Todas as versões do Windows tem telemetria, fugir do Windows 10 para o 8.1 ou 7 não mudará em nada. Diminuirá a quantidade de dados enviados, é fato, mas não deixará de enviar nada. Não adianta usar programas de terceiros para remover ou desativar isso. Remover atualizações específicas, remover ou editar dados no registro (regedit), modificar as configurações, usar o programas de terceiros (muitas vezes proprietários que também pode te vigiar) é em vão. Sendo todo sistema de código fechado, não há como ter 100% de certeza que tudo foi desativado. Usuários de Windows 10 já relataram que suas configurações foram alteradas ao reiniciar o computador, fazer uma atualização ou simplesmente utilizar aplicações de terceiros para bloquear, como ShutUp10. O ideal nesse caso é não utilizar o Windows.

    • Filipe says:

      Não utilizas essas, utilizas apps similares. Ou achas que os vossos amigos do Telegram não têm acesso a nada? Os do linux não têm acesso a nada? Os do libreoffice não têm acesso a nada?

      Não há almoços grátis. É algo que muita gente em 2019 ainda não aprendeu. E não é por escreveres um testo com 400 palavras a gritar a todos os cantos que só te importas com segurança que esse facto vai mudar.

      Se não queres partilhar nada com ninguém, desliga-te da internet e retira qualquer aparelho Electrónica da tua casa. Queres um exemplo? Só para comentares aqui, partilhaste o teu nome e o e-mail. Sendo fakes ou não, o teu ip vem ligado a seguir. “Já fostes” tu e a tua teoria da segurança e que só a microsoft/google/facebook/whatsapp é que recolhem dados teus.

      • Luis says:

        Outro erro seu, achar que todos são iguais a ti. Atualmente não uso smartphone, cansei da limitação e duopólio entre Android e iOS. Quando surgir um sistema alternativo com foco em privacidade eu talvez pense em voltar a usar, por hora prefiro meu dumbphone.

        Já usei Linux – sistema muito bom e variado, mas atualmente venho testando o BSD por mera curiosidade. E os programas que uso são selecionados muito bem. Tenho sim preferência por programas da linha FOSS, neles posso verificar o código.

        O foco aqui não é ter 100% de privacidade e sim compartilhar o mínimo de dados possíveis, ainda mais com empresas que eu não estou de acordo com a conduta. Quanto menos, melhor. Nomes podem ser mudados, e-mail idem (existem e-mails descartáveis também – mas não me daria ao trabalho de usá-los aqui), IP é algo genérico, o meu não é fixo e neste caso não tenho porque escondê-lo, quando uso a DW sim – por segurança e pra manter o anonimato. Aqui no Pplware não tenho porque fazer isso, gosto do site. Não existe teoria de segurança, você falou, falou e apenas enrolou. Se te incomodou tanto pelo meu texto, então teve algum efeito sobre ti.

        O meu foco aqui é mais alertar sobre as práticas do Windows e de outras empresas. Facebook, WhatsApp, Google e tudo mais – você pode optar por não usar, agora seu próprio sistema operativo te vigiar e compartilhar tudo, bem aí o buraco é mais fundo. O problema nem é a telemetria em si e sim o fato da intercepção. Quando ao fato de não só o WhatsApp, Facebook e Google recolherem dados, isso eu sei, mas você quer que eu cite diversas empresas ou resuma entre as mais usadas, use a lógica rapaz. Se você não se incomoda com telemetria, não ler os termos de uso, não liga pra nada e é do tipo que usa do jargão batido do “não tenho nada a esconder” o problema é todo seu.

        • A. says:

          Faço das tuas palavras as minhas infelizmente há muitas pessoas que “só acordam para o problema da Privacidade” quando sentem as consequências na “no corpo a doer” por exemplo “fiquei sem emprego, pois os patrões souberam de mais pelo facebook de coisas que afianl não era bom ser do domínio publico..!

    • Marcos says:

      Pensei que o problema com Shutup10 fosse só comigo, quer dizer que tudo é desbloqueado do nada por culpa do windows?? fala sérioo, recomenda alguma alternativa?

  3. Jose Rodrigues says:

    Eu por acaso gosto do Windows mas estes tipos deveriam eram levar multas pesadas até perceberem que o que fazem é bosta. Não respeitam nada de nada usam e abusam das pessoas que usam os seus produtos. Mas parece que a moda pegou em andar a recolher dados para tudo e mais alguma coisa. Até posso perceber, mas quando é abusivo isso ninguém tolera. Eles acham-se que são grandes e nunca tombam como grande empresa, mas isso pode estar prestes a mudar se eles continuarem com este paradigma.

  4. Napoleon says:

    Uns tipos incorrigíveis.
    Mal posso esperar para saber que Bruxelas lhes aplicou uma bem forte…!

  5. claudya guerr says:

    Que chato isso. Pior é esconder dos usuários. Pergunta para os mais entendidos: o Chromebook roda Photoshop? Estou pensando em comprar um.

  6. claudya guerr says:

    Que chato isso. Pior é esconder dos usuários. Pergunta para os mais entendidos: o Chromebook roda Photoshop? Estou pensando em comprar um.

  7. MaxDirley says:

    Sabe o que eu acho, a Microsoft assim como a polícia, estão preocupados com a segurança da internet, estão vigiando dia e noite para descobrir possíveis terroristas, vendedores e fornecedores de armas e ladrões, pedofilia, e tudo que seja ilegais.
    Por mim podem me investigar a vontade não devo nada e não tenho porque me aborrecer, não tenho nada a esconder!!

  8. MaTolo says:

    E a EU com o RGPD não faz nada?

  9. Markito says:

    Aqui sempre formatei e nunca atualizei o Windows 7 – Compilação 7601: SP1. Está ótimo, rápido e tudo funcionando perfeitamente.

  10. Caramelo liquido says:

    Ha pessoal que gosta de apanhar. Violacao de privacidade ? Nao tenho nada a esconder. Roubam-me os dados ? Nao tenho nada a esconder. Roubam-me passwords ? Nao tenho nada a esconder. A questao nem e essa, a etica moral e de respeito ja deixou de existir a muitas dessas empresas de tecnologia. ACho triste isso acontecer, porque o utilizador deveria consentir ou nao essas coisas e nao ser forcado a aceita-las. Mas infelizmente ha sempre pessoas que gostam de pensar um passo mais atras. “Nao tenho nada a esconder neh ?” Tristeza

  11. A. says:

    Será desta actualização que estamos a falar ?

    https://portal.msrc.microsoft.com/en-us/security-guidance/releasenotedetail/48293f19-d662-e911-a98e-000d3a33c573

    há duas nessa data, se for é claro que podemos não intalar mas traz actualizações importantes pelo descritivo uma ate é no Kernel do Windows, pelo que percebi

    uma sugestão qurem pressionar estes organismo da UE, eu sei que eles vão dizer que temos de colocar as queixas perante o orgnismo nacional que em Portugal é a “piada” da CNPD pela sua constante falta de meios! e não só… mas sera ?

    https://edpb.europa.eu/edpb_pt (o organismo relacionado com o RGPD)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.