Microsoft pode acabar com a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11
O fim do suporte da Microsoft ao Windows 10 esperava-se que fosse um processo simples e com poucos problemas. A verdade é que essa não parece ser a realidade e tem havido situações pouco claras. A mais recente vem mostrar que a Microsoft pode acabar com a atualização gratuita para o Windows 11. Mas será mesmo isso que vai acontecer?
Fim da atualização gratuita para o Windows 11
Uma grande mudança está a chegar para os utilizadores do Windows 10. As afirmações feitas numa nova publicação no blog da Microsoft mostram que a oportunidade de atualização gratuita para o Windows 11 pode acabar dentro de algum tempo.
A empresa recorda que o suporte para o Windows 10 terminará a 14 de outubro de 2025 e pede aos utilizadores que tomem uma decisão. Ou mudam para o Windows 11 ou recorrem ao programa de atualizações pago que antes eram oferecidos apenas para empresas.
A Microsoft, que não partilhou informações claras sobre a última data da oferta de atualização gratuita até agora, utiliza o título “Atualização gratuita para o Windows 11 (apenas por tempo limitado)” na sua publicação. Indicam que a transição para o Windows 11 pode ser limitada ao longo do tempo. Esta situação indica que o Windows 10 da empresa “levanta a possibilidade de rever a sua política de atualização gratuita à medida que esta expira”.
Microsoft quer acabar com a presença do Windows 10
As fontes oficiais da Microsoft afirmam que a oferta de atualização gratuita não tem uma data de fim específica, mas a Microsoft reserva-se o direito de descontinuar o suporte desta oferta. Esta afirmação, que não foi levada a sério até agora, voltou ter agora um novo foco, com a ênfase no “tempo limitado” na publicação feita.
No entanto, há aqui um ponto a salientar. Não há outra explicação na publicação no blogue da Microsoft a apoiar esta afirmação. Assim sendo, existe a possibilidade de esta afirmação ser apenas uma forma de chamar a atenção. Tudo pode não passar de mais uma forma de a Microsoft levar os utilizadores a fazerem a atualização de forma mais rápida.
Uma parte significativa dos utilizadores do Windows 10 ainda não migrou para o Windows 11. Isso atrapalha os planos da Microsoft e por isso, uma medida como terminar a oferta de atualização gratuita poderia passar uma mensagem perversa aos utilizadores. No entanto, tal como aconteceu com a mudança para o Windows 10 no passado, parece possível que a Microsoft deixe algumas portas abertas, apesar de garantor uma oferta oficialmente descontinuada.
Continuo a dizer. A Microsoft, a ser Microsoft.
A ser verdade tem sido, umas atrás de outras.
Não vou migrar para o Windows 11. Em vez disso,1 vou instalar o Ubuntu ou outro sistema Linux numa das partições do disco. A Microsoft está a seguir um caminho que se afigura indesejável para os utilizadores.
Mas pelo que percebi, caso o equipamento não seja compatível, podemos fazer a atualização, mas a Microsoft não garante todas as funcionalidades nem atualizações futuras. Corrijam-me se estiver errado.
Não era suposto essa benesse já ter acabado? Usar a chave do 10 para o 11 de forma gratuita?
A microsoft tem sempre aquela imagem de nerds a gerir uma empresa e por isso n fazem ideia do que fazer. Tirando o office tudo o resto é flops atras de flops, windows phones, surfaces , windows 11 nao acertam uma! O gaming comeca a fugir para steamOS e macOS e a microsoft desaparece. Ate nas opcoes de cloud o onedrive é a pior coisa que existe, anos luz do google photos