É oficial! Para a Microsoft, o Paint e o WordPad vão ser extras do Windows 10
Há ferramentas inegavelmente clássicas e que sempre vimos no Windows que se preparam para desaparecer. A Microsoft começou já este processo e parece ser irrevogável.
Depois de rumores e até de algumas ações concretas, a mais recente versão de testes do Windows 10 parece mostrar o futuro. O Paint e o Wordpad vão mesmo ser extras neste sistema operativo.
O futuro do Paint e do WordPad parece decidido
A próxima grande atualização do Windows 10, conhecida como 20H1, estará já terminada pela Microsoft. A versão 2004, como também é conhecida, tem já a pronta a versão candidata a RTM preparada e com os testes do Programa Insiders feito e terminados.
Especula-se que esta seja a build 19041, onde algumas novidades podem ser já vistas. Para além destas, é também possível ver aqui algumas mudanças importantes. Entre elas está a nova posição do Paint e do Wordpad.
Apenas extras para o sistema da Microsoft
Estas duas ferramentas clássicas do Windows 10, vão infelizmente passar a ser extras, que podem ser removidos do sistema, bastando ser desinstaladas. Este foi um caminho que a Microsoft já percorreu com o Windows Media Player.
A grande diferença neste caso está no facto destas app não serem removidas nesta versão do Windows 10. Vão estar disponíveis para serem removidas de forma simples, mas vão estar ativas e prontas para ser usadas de forma normal.
Será assim com muito mais elementos do Windows 10
Com o Windows 10, a Microsoft parece ter tornado alguns componentes de base do sistema opcionais. Falamos do servidor de SSH e de outros “extras”, que podem ser posteriormente ativados ou desligados de forma simples e direta.
Tudo aponta para que estas duas apps possam em breve tomar um rumo que já vinha a ser mostrado. Podem simplesmente desaparecer e ser substituídas por outras, mais modernas e com mais funcionalidades. Apenas a Microsoft sabe os planos para o futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda bem !
Acho mal, mas pronto!
Depois vamos à loja virtual da Microsoft procurar as aplicações, aparecem lá mais de 100 com o nome igual, e a probabilidade de descarregar uma aplicação com malware é elevada.
Por acaso a Microsoft Store não se chama Google Play, mas vá……
Para mim qualquer aplicação e componente do windows devia ser facilmente removivel para quem precise de espaço, a para fácil configuração à maneira de cada um. Isso seria o ideal.
+1
Tambem é essa a minha opinião! Quem quiser usa… quem não precisar ou querer desinstala. O Win 10 acaba por vir com uma mão cheia de crapware que qualquer utilizador comum não usa e até desconhece.
Faziam um SO mais magrinho com a opção de instalar o que se quisesse. A minha linha de pensamento passa por aí.
“destas app não serem removidas nesta versão do Windows 10. Vão estar disponíveis para serem removidas de forma simples, mas vão estar ativas e prontas para ser usadas”
Ou seja: vão ser instaladas com o Windows, vão continuar a ocupar espaço na imagem de instalação do SSD e o único será que podemos ganhar alguns MB se a desinstalarmos da nossa conta. Ou seja, tal como no Android muitas apps das marcas e google estão na “ROM” a ocupar espaço mas podemos desinstalar (na verdade é esconder…). No entanto estão sempre lá.
Lembro-me há muitos anos de ter um smartphone android com 8 GB de espaço total, a ROM da marca ocupava 3.5 GB, a mesma ROM “cozinhada” limpa de tralhas supérfluas (Só tinha o SO e apps base da google) 2 GB. Ganhei 1.5 GB de espaço livre tendo a mesma ROM da marca mas sem tralhas.
Então imaginem o Windows sem a maioria das Apps “tralha, devia ocupar pelo menos 30% menos! Logo cada um instalava aquilo que queria.
mspaint.exe : 926KB
wordpad.exe : 4450KB
Nem sei o que vais fazer com tanto espaço livre que isso vai deixar…
Já pensaste que para a maioria das pessoas isto (espaço em disco) nem é motivo para o que quer que seja ? Who cares ?
+1
Para discos muito pequenos tipo 32gb até concordo contigo, para tal existe o tal windows 10 s que não presta mas pronto.
Agora maioria das pessoas tem pc com pelo menos 120gb acho que não vai fazer diferença no assunto. A não ser que queiram instalar jogos bem graudos, mas para isso tem de ter mais armazenamento adicional.
+1
A meu ver, até deveria vir sem elas instaladas. Ficaria mais clean.
Poderiam fazer como houve em tempos referente à escolha de browser: depois de iniciar o windows ligado à internet a primeira vez, era accionada uma app que deixava escolher qual browser instalar.
Por um lado concordo, mas para quem não percebe nada, é preferivel já vir instalado. Eu também sou da opinião que deveria ser mais limpo e cada um escolher o que quer meter, lembor-me do windows 98SE que durante a instalação escolhias o que pretendias, mas há pessoas que são leigas no assunto e temos de ver por um outro prisma.
Digo mais. A maioria nem sabe o que é o Paint e muito menos o Word Pad. Eu, apesar de conhecer o WordPad, nunca fiz nada com ele. Toda a gente usa o MS Office Word.