Microsoft muda o Windows 11 e já pode controlar o PC com a voz e a IA
A Microsoft revelou uma novidade importante! É, provavelmente, a funcionalidade mais importante do Windows 11 em vários anos. E claro, tem a ver com o Copilot. A empresa confirmou que se já pode controlar o PC com a voz e que outras novas funcionalidades de IA vão surgir para todos os computadores.
Microsoft muda o Windows 11 completamente
Uma das grandes notícias é que não será necessário um dispositivo Copilot Plus especial para usar estas novidades. Também uma das novas funcionalidades mais importantes deste novo conjunto de funcionalidades que chega aos PCs com Windows 11 é o Copilot Vision e o novo comando “Hey Copilot”. Este permitirá utilizar o computador com a voz.
A Microsoft afirma que esta funcionalidade aproveita as capacidades de voz e visão do Copilot. Permite aos utilizadores, por exemplo, pedir ao sistema para encontrar informações sobre um produto apresentado no ecrã ou para redigir um documento com base no conteúdo de uma página web aberta. Ou seja, a IA da Microsoft no Windows 11 poderá ver o que vemos e executar ações por nós sempre que o solicitarmos.
É claro que esta funcionalidade requer uma série de permissões que o utilizador deve aceitar previamente. A Microsoft esclarece que, para utilizar o “Hey Copilot” no Windows 11, é necessário primeiro permitir que o computador veja o que está no ecrã. A IA também solicitará permissões adicionais para aceder a outras aplicações, como o Word ou o PowerPoint. Além disso, o Copilot Vision não funciona somente com voz.
Para controlar basta usar a voz e a IA
Aqueles que preferem não falar com o computador também podem utilizar as capacidades da IA através de uma janela de chat dedicada. A empresa esclareceu ainda que o comando “Hey Copilot” e a opção de utilizar o PC com a voz “não substituem necessariamente o teclado e o rato”. A empresa afirma que este é “um recurso adicional e será bastante profundo, além de uma nova forma de fazer as coisas”.
O comando “Hey, Copilot” que chega ao Windows 11 para controlo por voz do seu PC também utiliza outra nova funcionalidade de IA: Ações do Copilot. Isto permite-lhe controlar o seu computador, incluindo a capacidade de editar pastas, mover ficheiros, criar novos documentos e muito mais. Mais uma vez, antes de utilizar este recurso do Windows 11, terá de ativar uma série de permissões.
Além disso, sempre que a IA quiser aceder a uma secção mais privada, como os seus ficheiros ou pastas pessoais, terá de conceder uma permissão especial. No entanto, a Microsoft explica que esta funcionalidade pode não funcionar muito bem no início, mas que irá melhorar com o tempo. Embora estas novas funcionalidades sejam muito bem-vindas, não estão disponíveis no nosso país 1e não estarão disponíveis na Europa.





















Não dá para desativar por completo todas e quaisquer funcionalidades AI? Refiro-me mesmo a não haver um único serviço AI a usar nenhum recurso, estilo versões mais antigas. Digo que deve haver algo assim porque acredito que várias empresas optem por desligar estes recursos por questões de privacidade (e p.f. não me venham com “usa linux”)
Na versão PRO dá para desativar o COPILOT via gpedit…
Desativar para para quê?
A maioria do pessoal acha-se tão dependente da AI que até logins/passwords coloca nas conversas que tem, além de pedidos de resumos de documentos internos das empresas
Esquecem-se que para ensinar o bicho têm de o alimentar e esses “alimentos” ficarão disponíveis num qualquer local onde não têm acesso e muito menos controlo
Eu evito a todo o custo usar a AI e não é ser velho do restelo, é receio genuíno que as minhas coisas vão parar a outros, e não, não uso redes sociais de forma assídua
O problema do IA foi trazer facilidade em fazer algo, o que está a fazer com a malta deixe de perder tempo para pensar como vai fazer se tem uma ferramenta que faz quase ou na totalidade o trabalho e num instante sem chatearem muito…
Acho que tens de ver as coisas desta forma, neste momento tudo gira em torno IA, tentar fugir a isso dificilmente vais conseguir, há medida que as coisas estão a evoluir isto está já entranhado que é algo que não se vai poder remover ou desativar como algumas coisas que faziam no passado…
Isto é válido para qualquer sistema não só Microsoft…
Para empresas com Active directory implementado deve haver uma GPO que possas activar fora disso deve ser complicado até porque a Microsoft não o vai facilitar …
Na minha opinião, que vale o que vale, tudo o que é IA devia ser opção logo na instalação do Sistema Operativo dizias sim ou não, e após a instalação dos sistema devia haver um botão algures com a mesma opção liga/desliga.
Se vc estiver com a versão Home, tenho uma péssima notícia pra vc… Não dá pra desativar.
É só ridiculo.