Microsoft corrigiu em silêncio falha grave do Windows Defender
A Microsoft tem apostado fortemente na segurança do seu mais recente sistema operativo e conta com o Windows Defender como a primeira defesa. Este antivírus está cada vez mais capaz de defender o Windows e é, para muitos, a sua opção.
Uma falha recentemente descoberta foi agora resolvida pela Microsoft, deixando o Windows Defender ainda mais seguro e sem estar vulnerável.
A falha que afetava o Windows Defender estava no seu motor, o Malware Protection Engine, que é usado não apenas no antivírus da Microsoft, mas em todas as soluções de segurança da empresa.
Reportada por Tavis Ormandy, um dos maiores especialistas do projeto Zero da Google, esta falha estava no emulador x86 MsMpEng e permitia que este pudesse ser controlado por um atacante, recorrendo apenas a um ficheiro comprometido, principalmente porque não corre dentro de uma zona protegida.
Este emulador tem em si uma versão completa do sistema e permite correr aplicações suspeitas numa sandbox, garantindo que estas estão controladas. O problema é que esta não existe e permite inclusive que seja controlada por APIs acessíveis.
Reportada de forma direta à Microsoft no dia 12 de maio, esta vulnerabilidade está já corrigida e a atualização de segurança necessária está já a ser enviada para os utilizadores. Todos os que tiverem as atualizações automáticas do Windows ativas vão recebê-la.
Segundo Tavis Ormandy, apesar de esta ser uma falha de segurança grave, não se compara a outras que recentemente atingiram o Windows e que foram a razão de vários problemas, que, entretanto, foram também já resolvidos pela Microsoft.
A Microsoft deverá em breve pronunciar-se sobre esta falha e como esta afetava o Windows, comprometendo a segurança que o Windows Defender e outros produtos fornecem. Estando cada vez mais robusto, o Windows Defender vê assim a sua segurança aumentada graças a esta correção.
Este artigo tem mais de um ano
Lol
Tecnologia tem as suas falhas, e vale a pena fazer figuras tristes a atacar A, B ou C?
Deixo aqui uma perola recente para ponderares o assunto:
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/ios/siri-controlar-iphone-ecra-bloqueio/
Tem calma, estás muito agressivo
O rapaz só disse Lol xD
LOL
(possitivo ou negativo)
A Microsoft elogia o Windows Defender. Mas a verdade é que revistas da especialidade falam em fraquezas ao nivel de deteção/erradicação do malware e aconselham mesmo a usar o malwarebytes em conjunto com o Defender. Dizem que para o “utilizador comum” que não navega por sites manhosos o Defender chega. Mas a ideia não é navegar por onde se quiser, e estar protegido? Prefiro Comodo Firewall + bitdefender antivirus free e desligar o Defender.
O Windows Defender é muito bom naquilo que faz, mas a própria Microsoft reconhece que não deve ser a única defesa do PC. Já agora que falas tão bem do Comodo (eu também o uso), confessa lá quantos programas é que o Comodo bloqueia, incluindo redes wi-fi e redes cabladas, só porque o Comodo acha que deve bloquear? Olha, um deles é o próprio programa offline do preenchimento do IRS. Se não travares o Comodo, o programa nem arranca!!!!!
Outro aspecto que podes estar esquecido, é que o Comodo é pesadinho, arrasta muito o desempenho!
É muito dificil apanhar bichosidades se não navegas por sites manhosos. O Defender chega perfeitamente para isso, e o Malwarebytes a correr de vez em quando para estares descansado.
concordo…mas se por um mvps, e nao navega por sites adultos, ou crackers, jamais pegara virus.
no android se por um adclear, e um via, pronto jamais tera aquelas janelas de cuiiiidado vc pegou virus, seu aparelho tal pode estar com virus…execute issso e aquilo..
O melhor antivírus é o utilizador e isso está mais que provado, e não, o utilizador não deveria navegar por onde quiser. Apesar do esforço da Google para apresentar primeiro os site mais confiáveis, à sempre algum que passa pelo filtro, e é aí que o utilizador tem de saber filtrar o que está na internet.
Eu utilizo apenas o Windows defender e tenho tido 0 problemas. A diferença que faço é não arriscar em aceder a sites de origem duvidosa ou que sei que pode conter algum malware, mas continuo a ter a tal liberdade em navegar onde quiser que falas.
É usar Malwarebytes de 6 em 6 meses, só é bom para confirmar que está tudo bem com o sistema.
Tu tens o teu direito de utilizar outras soluções, mas não podes “criticar” quem prefere usar apenas o WD.
Windows defender nunca teve a idea de competir com os antivírus, é so uma opção básica para que não quer saber de antivírus e etc, mas utilizar antivírus gratuitos é a mesma coisa, alias o defender ja é mais confiável que os gratuitos
O problema é que nos dias de hoje podemos estar a aceder a sites “manhosos” sem dar por isso. Ou até sites que são perfeitamente legítimos mas que estão comprometidos sem ninguém dar por ela. E depois, como conseguem classificar um site como sendo “manhoso”? Pela natureza dos seus conteúdos? 🙂
Cada um é livre de navegar por onde quiser, de usar o Defender se quiser, ou de usar outros se quiser, consoante o que acha melhor. Mas parece que ninguém, ou quase ninguém, olhou para o título deste artigo …
Não percebi…
E fez ela muito bem.
entre o windows defender e o virus, prefiro o virus..
ahahah
Pelo que entendi, no artigo, a Microsoft…por vezes…faz o trabalho de casa, aliás como é devido e exigido.
Pelos posts, acima, sobressai a velha TEORIA, de que o utilizador é sempre o CULPADO, de TUDO,…nao podiam uma vez por outra reconhecer a INCAPACIDADE, de quem faz, promove, e vende tecnologia, para obstar a que tal aconteça ?
Que teoria, de ter NET, e somente poder navegar por onde os Srºs Duotos, possuidores de uma inteligência acima da media, acham que é seguro e como tal me devo restringir a isso mesmo. Noutros tempos e (hoje , igual, digo eu) isto era chamado de CENSURA.
Calculo que algum, ou todos , dos que assim pensam tenha carro próprio….para quê pergunto eu ?
Se é para andar na “LINHA”, UTILIZEM O COMBOIO, QUE NAO SE DESVIA, pode é descarrilar.
Se os sites existem, e muitos, que disseminam, virus, malware, e outros “mimos”, porque quem de direito os nao encerra ?
Onde param as almas “puras”, tao lestas a encerrar sites de musica, partilha, torrents, e outros que tais, desde que os SEUS, interesses económicos ou os dos “amigalhaços”, estejam em risco ?
Isto é uma TRETA, e com muitos interesses, uns disseminam, outros VENDEM, suposta Protecção, outros fazem disso publicidade, e todos ficam felizes, ganhando MUITO, dinheiro. Quem se “lixa”, por vezes…o user, claro.