Microsoft está a tornar a pesquisa do Windows 11 ainda mais rápida
Mesmo com melhorias ao longo dos anos, a pesquisa do Windows nunca foi completamente eficiente ou rápida. Existem alternativas melhores e que os utilizadores acabam por abraçar.
A Microsoft tem trabalhado nesta área, sempre procurando melhorar este componente, nem sempre com os melhores resultados. A última build do Windows 11 volt aa trazer melhorias, tornado a pesquisa neste sistema ainda mais rápida.
Apesar de estar a libertar a primeira grande atualização do Windows 11 para os utilizadores, a Microsoft parece não parar. Isso pode ser visto na build Windows 11 Build 22557 e nas novidades que traz, tendo sido lançada há poucos dias para os Insiders.
Uma das que mais se destaca, apesar de não ter uma expressão visual, é a pesquisa do próprio Windows 11, algo esperado há algum tempo. Este componente foi tornado mais eficiente e consegue apresentar resultados mais rapidamente, com tudo o que de positivo traz.
Do que a Microsoft revela, este demora agora apenas um segundo a mostrar os resultados ao utilizador. Este é um comportamento completamente diferente do habitual, que antes era lento e demorava muito tempo, algo que não agradava a ninguém.
Para além desta mudança, a pesquisa tem também alterações nas propostas aos utilizadores do Windows 11. Está mais rápida a apresentar esta ajuda para os utilizadores evitarem ter de escrever completamente o que pretendem.
Claro que com toda esta melhoria, e ao funcionar melhor, os utilizadores vão acabar por usar mais a pesquisa. Algo que se nota é que os elementos mais usados acabam por surgir de forma mais rápida, mais uma vez tornando a sua utilização ainda melhor.
A Microsoft parece ter conseguido finalmente atacar um dos problemas do Windows, que há vários anos tem vindo a ser reportado. Isto está agora patente nesta versão de testes do Windows 11, que muito em breve irá estar acessível a todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Uma das características que gosto no ambiente mac, é a indexação do spotlight e a rapidez com que obtemos resultados.
Também não entendo porque não conseguimos isso num sistemas Windows nos dias de hoje.
Segundo o artigo, o windows já terá resolvido esse problema.
Devias ver quantos gigas no disco, o MacOS utiliza para indexação e cache…
sinceramente não entendo esse argumento.
No windows a base de dados de indexação também pode ocupar muito espaço, tudo depende dos ficheiros que estão guardados no disco. E maior tamanho não é sinómino de mais rápido – se uma base aumenta de tamanho a tendência é também aumentar o tempo de pesquisa.
Todos os sistemas têm alguma forma de cache…
10 anos depois, será…
https://pplware.sapo.pt/software/everything-–-o-motor-de-pesquisa-do-seu-pc/
Muito bom o “everything”. Desisti do search do windows há anos.
v1.5 no forno
Sim… nada ainda tira o “meu” Everything!!!!
Para mim o problema do win 11 está na barra de tarefas não deixar ver os icons todos que lá estão o que tars uma serie de inconvwnientes
Principalmente se queremos arrastar um ficheiro para dentro de um programa…
O pior problema da pesquisa nem é a velocidade, nem o facto dos resultados serem misturados com Bing. O pior é não encontrar o que procuramos. Principalmente funções do painel de controlo ou nomes de programas instalados. Até no windows XP a pesquisa era melhor. É incompreensível a perda de funcionalidade.
Experimenta o “everything” . É aquilo que o search do Windows deveria ser.
Podes instalar o Microsoft PowerToys que ficas com a feature da spotlight igual à do mac…