Microsoft deu mais um passo para acabar com a versão de 32 bits do Windows 10
Desde que foi lançado em 2015, o Windows 10 tem sido constantemente melhorado e recebido novidades de peso. A Microsoft tem tratado bem o seu sistema operativo e por isso os utilizadores têm aderido a ele de forma total.
Claro que esta evolução tem trazido mudanças importantes, algumas deixando para trás tecnologias e filosofias já ultrapassadas. A Microsoft parece ter agora dado mais um passo nesse sentido, ao acabar com uma versão de 32 bits do Windows 10.
Microsoft traz novidade na próxima atualização
Há muito que a Microsoft quer eliminar da sua lista de propostas a versão de 32 bits do Windows. Este sistema está cada vez mais em desuso e traz alguns problemas para a gestão deste sistema. Assim, é lógico que seja uma versão a eliminar.
O caminho para o seu fim já tinha sido iniciado, com algumas mudanças que a Microsoft foi fazendo no Windows 10, em especial ao nível das especificações. Aproximou os requisitos para que sejam similares e não ser interessante a versão de 32 bits.
É o fim das versão 32 bits nos OEM
Agora, e com o aproximar da próxima grande atualização do Windows, a Microsoft deu mais um passo importante neste sentido. A empresa deixará de disponibilizar a nova versão para os OEMs na arquitetura de 32 bits.
A partir do Windows 10, versão 2004, todos os novos sistemas Windows 10 deverão usar compilações de 64 bits e a Microsoft não lançará mais compilações de 32 bits para distribuição OEM.
Assim, todas as novas máquinas que forem colocadas no mercado, com base na atualização de maio de 2020, vão ter esta mudança. Vão ter presente o Windows na arquitetura de 64 bits. Este será um passo definitivo para o futuro.
Uma melhoria a longo prazo para o Windows 10
Importa notar que esta mudança não coloca em causa qualquer uma das versões anteriores. A Microsoft vai continuar a dar suporte e a lançar atualizações para estas versões. Vai ainda disponibilizar os ISO para instalação por parte dos utilizadores.
Este é um passo importante para o Windows 10 e para a Microsoft. Abre as portas para que de futuro a versão de 64 bits seja a dominante e assim seja eliminada a necessidade de dar suporte a estas versões mais antigas.
Este artigo tem mais de um ano
A Microsoft fez muito bem.Tinha que ser assim,tinha que chegar este dia. 🙂
Pois tinha. O timing desta decisão é que perfeito: durante uma pandemia mundial e uma crise económica sem precedentes, que deverão atirar milhões para o desemprego e a pobreza. A preocupação número 1 destas pessoas, claro está, vai ser adquirir um PC novinho em folha com muitos gigas de memória e com um processador veloz, talvez na esperança de virem a conseguir produzir comida em casa no Windows 10 com a ajuda de uma impressora 3D .
O que tem a haver o timming desta decisão com a pandemia?
Há por acaso alguém a vender pc’s com Windows de 32 Bits?
Não há há já vários anos….mesmo com máquina de com 4GB de RAM eram vendidas há 6, 7 ou 8 anos com versões de 64 bits.
Ninguém vai ser obrigado a comprar pc’s novos por causa desta decisão, que dve ter surgido por falta de vendas mesmo e já devia ter sido tomada há muito tempo.
Tenho um portátil com 16 anos que tem um CPU de 32 bits, so what? Nem um linux decente consigo lá correr, sempre tenho os puppys e o slax….
Nem me vou dar ao trabalho de explicar aquilo que é evidente a pessoas que, caso a Microsoft tivesse decidido fazer o contrário, estariam aqui a defender com unhas e dentes a posição da Microsoft na mesma.
Nao precisas de um PC novinho para correr o windows a 64bits.
Qualquer PC fabricado nos últimos 10/12 anos suporta o windows 64 bits.
E se tiveres um PC anterior a isso não possui capacidade para correr qualquer das aplicações actuais.
Caso nao tenhas um pc, por 50 euros compra-se um PC usado que capaz de correr windows 64 bits.
O meu é de 2014 (de fabica) comprado em 2015 e nele o Windows 10 arrasta-se mas também não durou 1 hora nele. Foi só mandar a microsoft para a m…a e meter o Linux.
*fabrica*
Tenho um de 2008 e corre o windows na boa.
E eu afirmei que suportava OS de 64 bits nao que ia ser uma maquina super rápida. Essa máquina de 2014 possui CPU de 64bits, logo SUPORTA OS de 64 bits.
Aposto que deve ser um celeron ou algo do género. o que esperas? Que isso corra bem?
E depois aposto que tem aqueles belos 2GB de ram soldados na board e um emmc de 64GB. Secalhar até é um hdd de 5400RPM podre.
Se não acertei nas specs do teu pc, então o problema está no utilizador e não no computador
Acer Aspire E5-521
AMD Quad-Core A4-6210 1.8Ghz
AMD R3
500Gb
4Gb RAM
Então foste enganado. Julgavas que tinhas comprado uma máquina e compraste foi uma arrastadeira. Depois vens aqui dizer à malta que a culpo se seres banana é da Microsoft e do Windows 10. Ou por outro lado, és um hater do tipo invejoso, que escreve umas parvoíces para dizer algo que vá contra o que se está a falar neste artigo.
Mesteste Linux? Boa sorte em trabalhar apenas só como Kernel e sem GUI.
Linux não é um OS, é um Kernel. Existem vários OS baseados no Kernel Linux: Ubuntu, Debian, Fedora, Arch. Até o WSL2 do Windows usa Linux.
Portanto essa comparação entre um Kernel e um OS é só ridicula. Quando é o OS que usas mesmo?
Na empresa que trabalho tem um E7500 que funciona que é uma beleza com o win 10 x64
Não consigo entender, o pessoal que deve reclamar deve ser pq os HD’s tem tanto bad blocks com o uso mais insistem em dizer que a culpa é do sistema… se for um PC que tem seus devidos cuidados, isso não ocorre, se ocorrer é só substituir…
“A partir do Windows 10, versão 2004, todos os novos sistemas Windows 10 deverão usar compilações de 64 bits e a Microsoft não lançará mais compilações de 32 bits para distribuição OEM.”
Pontos que deves reter:
1. Novos sistemas
2. A MS não lançará mais compilações para os OEM
Resumindo: isto não afecta os sistemas atuais. 🙂
Embora perceba, mas não me parece que seja uma boa ação! É com estas brechas que a Microsoft dá espaço a outros para crescerem! Aconteceu o mesmo com os browsers!
Visto o Windows 64bits, conseguir correr aplicacoes 32bits qual é a razão de se querer um windows 32bits? Ainda mais em máquinas novas
…Se estás a falar que com isto o linux vai crescer, podes esquecer. A maioria das plataformas linux também, já informaram que vão deixar de suportar a versão 32bits
+1 a Apple também já deixou a versão 32bits do Mac para trás há muito tempo.
O Linux vai continuar a correr aplicações 32bits. Nem penses em dizer que não pois eu já falei com o suporte da Canonical e eles disseram que o Ubuntu ia continuar com a bibliotecas 32bits.
O Windows continua a correr aplicações 32bits.
Estás a misturar tudo!
+1. O Windows 64 bits corre aplicações 64 bits e 32 bits. Por enquanto…
Tens a certeza que corre? Vê lá bem!!
Lol Samuel MG, o teu conhecimento de CPU e de OS é fantástico.
Lê um bocado: https://pt.wikipedia.org/wiki/WoW64
“WoW64 (Windows 32-bit on Windows 64-bit) é um subsistema do sistema operacional Windows capaz de executar aplicações de 32-bit e está incluída em todas as versões 64-bit do Windows”
Comentário sem nexo. A alteração é para OEMs. Sem impacto em utilizadores finais. Como é que “dá espaço a outros para crescerem”?
Ainda temos o Windows 8.1 32 bits
E para que queres isso?
Consegues abrir os browsers com quase total quota mercado (Chromium) com menos de 4 GB de RAM? Em qual OS?
Senão, precisas de um OS de x64 bits, para conseguires usar mais do que 4GB de memoria.
Este pessoal nem pensa.
Good luck navegar apenas com 1 unica tab aberta
ok, e quantos aos sistemas iot e outros computadores de baixo desempenho?