Microsoft começará a alertar utilizadores do Windows 10 para abandonarem contas locais
Estamos a poucos meses do fim do Windows 10 e a Microsoft parece apostar ainda em novidades neste seu sistema. Estas surgem de forma lenta, mas garantem algumas novidades importantes. A próxima não será do agrado de todos e fará surgir alertas para os utilizadores do Windows 10 para abandonarem as contas locais.
Microsoft quer acabar com as contas locais
Há já algum tempo que a Microsoft iniciou um processo para garantir que os utilizadores deixem de usar contas locais. A ideia é que todos usem as suas contas Microsoft e assim tenham os seus dados protegidos e sincronizados pela gigante do software, facilitando a migração de sistemas.
Com a mais recente atualização, ainda em testes no programa Insider, a Microsoft quer mudar o Windows 10 e trazer a mesma obrigação para este sistema. Quer também que estes passem a usar as contas online e não as locais e que estão presentes no PC do utilizador.
Windows 10 será o próximo palco da discórdia
Tudo funcionará como um alerta nas definições do Windows 10, que levará os utilizadores a fazer a mudança. Naturalmente que esta conversão será acompanhada pela Microsoft, ainda que numa área sempre gerida pelo utilizador no processo.
Esta atualização inicia a implementação de notificações relacionadas a contas da Microsoft em Configurações > Página inicial. Uma conta da Microsoft conecta o Windows às suas aplicações da Microsoft. A conta também faz backup de todos os seus dados e ajuda a gerir as suas assinaturas. Também pode adicionar etapas extras de segurança para evitar que a sua conta seja bloqueada. Este recurso exibe notificações no menu Iniciar e Configurações.
Algo interessante é que a Microsoft inicia todo o processo com a criação de um backup dos dados do utilizador. Ali podem escolher o que querem guardar e como o vão fazer, já com tudo associado à conta do utilizador e não a conta local do Windows 10.
Alertas podem ser desligados e o problema resolvido
Apesar de querer que os utilizadores façam a mudança das contas locais, a Microsoft ainda permite que estas notificações sejam desativadas. Isso será feito desligando as notificações da app Definições. Será ainda possível fechar o alerta nesta área para a mudança nas contas.
A luta dos utilizadores para manter as suas contas locais no Windows 11 têm sido bastante aguerrida. A Microsoft quer agora mudar essa mesma regra para o Windows 10, mesmo que este estejam quase a perder o suporte. Até o próprio Elon Musk já se mostrou contra esta prática, o que fez correr muita tinta depois dos seus comentários sempre acutilantes.
Em resposta ao estilo de Biden…
Don’t
Estou a um passinho de ir para o um dos Linux.
Comentário típico de drama queen
Eu já mudei há anos. Já se advinhava para onde o Windows ia caminhar… vai de mal a pior. Abençoado Linux Mint! Nunca mais quero produtos da Micromerdas.
+1
Para gaming e produtividade em diversos sectores, o linux tem muito que fazer ainda para ser mais user friendly
linuxmint ponto com
+1
No meu win10 resolvi isto bloqueando tudo o que era actualizações foi um descanso, a Microsoft pensa que a malta não tem mais nada que fazer que andar a levar com aquilo que eles querem…
Contas locais não rendem dinheiro à M$ com os dados do utilizador.
Aos poucos vão dando uns tiros nos pés e afastando utilizadores do Windows.
Qual a lógica, de alguém com um PC que não precise estar ligado à internet, pra trabalhar, ser obrigado a ter uma conta online pra manter o PC a funcionar?
Não foi à toa que “ofereceram” as licenças do Windows.
“Se não pagas o produto, o produto és tu.”
A MS não oferece licença nenhuma. Todo Windows é pago. Quando compras um PC com Windows, o fabricante pagou a licença para a MS. Não é grátis.
“Oferecem” sim. Tinhas upgrade “gratuito” para o Windows 10 a partir do Windows 7, 8 e 8.1.
E do 10 para o 11.
Porque será?
Esses S.O. não dão o acesso aos dados do utilizador como a M$ pretende.
Porque será que te impingem o Bing e o Edge à força toda?
Quanto aos fabricantes, para eles o Windows fica de borla ou por um valor simbólico. Nem que seja suportado por todo o crapware que os PCs trazem de origem.
Não. A MS somente ofereceu por um período porque se tivesse que comprar a licença as pessoas ou abandonariam o sistema a favor do Linux ou ficaram sem suporte com riscos de segurança, queimando assim o filme da ms. E isso já acabou. E as licenças saem mais baratas para o fabricante sim, isso porque compram em quantidade e porque a licença é atrelada ao hardware daquela máquina somente, ou seja, pifou, a licença pifa junto, não pode usar em outra. É assim desde sempre, inclusive de quando não havia contas online. O que está acontecendo é que acharam um novo pote de ouro, que são os dados das pessoas.
Imagine só vc comprar um pc 2 anos antes de acabar o suporte e receber a notícia que em breve deves compre um licença do Windows. As pessoas ficariam revoltadas.
sim tinhas, mas era para a versão Home, que é ainda pior
Versão home para home. Versão pro ou ultimate para pro. Eu sempre atualizei de pro para pro
A conta administrador ainda sobrepõe isso tudo e vai sempre existir, quando deixar de existir vamos de linux. LOL
As contas locais possuem muito mais segurança que as online.
Na versão online os 700 mil milhões de handshakes são interceptados e há milhões de maneiras de aceder aos dados. Na local exige aceder ao próprio dispositivo e aos seus serviços.
Tudo em troca da nossa segurança* aí Microsoft quanto me enganas!
* -$€£…
Este problema (assunto) só acontece porque nós, através dos nossos legisladores, das nossas Autoridades de concorrência termos permitido o monopólio em temos de Sistemas Operativos para os EUA ( Microsoft).
Até hoje ainda é incompressível a inércia da Europa em relação a isto.
Falamos muito sobre a privacidade e no então aqui está um exemplo de invasão de privacidade e mais um pretexto para controlar os destinos de um hardware que é nosso. É como sermos proprietários da nossa casa/apartamento mas a chave estar na mão da Microsoft. Faz sentido?
uma conta de dominio continua a ser uma conta local.
Utilizadores residenciais não tem um domínio em casa.
Nao utilizo e nao vou utilizar conta da Microsoft para ter o Windows, comprei um PC com o windows 11 e tem conta local, ficará com a mesma até o Windows 11 perder o suporte.
W10 Enterprise LTSC….sem espigas….
21 de abril de 2024 para 25 de outubro de 2025 faltam 18 meses e a quem considere isso de pouco!
Exactamente, muito bem dito.
Querem a todo custo meter as mãos nos dados dos utilizadores.
O que raio é uma conta local?
Conta local é o tipo de conta que não te pede e-mail e ligação à internet pra fazer login na área de trabalho.
Também não sabia. Obrigado por ter explicado.
Alguém me pode tirar uma dúvida sff, actualmente uso dual boot com win 11 e Mint e usei o Rufus para não ter de criar a conta online. Mesmo que isso venha a ser uma imposição no futuro, será o utilizador a gerir as pastas que pretende sincronizar para fazer backup? É que se for o utilizador, nesse caso criava a conta, e escolheria a opção de não fazer backup como faço no ZAP por exemplo…..eu tenho o meu próprio backup como sempre fiz. Desde já obrigado
Eu leio muitas lamúrias acerca dos produtos Microsoft. Apenas não sigam o que a Microsoft defina. Simples assim.
Gostaria de começar por dizer que estou a ser notificado por e-mail dos novos comentários que por aqui vão aparecendo, sendo que o meu, não sei porque razão não consta aqui. Vivendo nós em democracia, podemos escolher, decidir e não ser empurrados para aquilo que os outros pretendem. Pessoalmente já estou a fazer a transição para sistemas linux depois anos e anos com sistemas operativos da Microsoft. Tenho pena que parte dos meus impostos seja para dar formação de softwares da Microsoft e que esses formandos não tenham conhecimento de alternativas viáveis e grátis para o seu trabalho.
Mesmo que acabe o suporte irei continuar mais uns anitos com o W10, nos anteriores foi assim este não irá ser diferente.
Settings:
Windows Update On
Windows Update Off
I choose off.
Ah mas assim estás vulnerável!
Depende dos sites por onde se anda e outros. Aquela história da segurança, anda muito mal contada dizem os da M.