Microsoft bloqueia acesso às áreas migradas do Painel de Controlo no Windows 10
É claro e já bem conhecido que a Microsoft está a reformular algumas áreas chaves do Windows 10. Uma das mais focadas é a reorganização do Painel de Controlo na nova app Definições, que está a ser feita de forma gradual.
Até agora estas duas áreas conviviam em conjunto e permitiram aos utilizadores acederem ao que melhor entendessem. A mudança parece estar a continuar e a Microsoft começou a bloquear o acesso às áreas migradas do Painel de Controlo no Windows 10.
Mudança continua no Windows 10
O Windows 10 mudou muito desde que foi apresentado em 2015. Ao longo de muitas atualizações a Microsoft conseguiu alterar partes vitais deste sistema e principalmente melhorá-lo com novas funcionalidades e melhorias.
Uma destas alterações está no Painel de Controlo, como já tínhamos referido antes. Este processo iniciou-se há algum tempo e vai culminar com a mudança de todas as funções para a app Definições, sendo reorganizadas de forma mais intuitiva e lógica.
Microsoft quer reorganizar as opções relevantes
Uma das últimas mudanças foi a passagem da informação sobre o sistema para a área de Sistema das Definições. Este foi um passo importante e mais uma mudança que é inevitável e que vai acumular-se no futuro.
Mesmo com esta mudança, a Microsoft ainda permite a quem tem a mais recente atualização consultar estes dados nos 2 locais. No entanto, e sem qualquer razão, a Microsoft resolveu mudar este cenário nas versões de testes do programa Insiders do Windows 10.
É o fim do Painel de Controlo em breve
Agora esta página simplesmente não abre no Painel de Controlo e encaminha o utilizador para a nova área onde esta informação do Windows 10 está disponível. A mudança é de tal forma profunda que mesmo outras apps que acediam a este espaço ficaram agora bloqueadas e sem acesso.
O fim do Painel de Controlo parece estar a caminho. Não tem uma data prevista, mas a cada nova grande atualização do sistema da Microsoft irá desaparecer mais um pouco. Depois de anos a servir os utilizadores, é sobretudo hora de se aposentar e dá espaço às novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Eu estou habituado e utilizo bastante o “Painel de Controlo”. Mas se as suas funcionalidades forem “transferidas” para as “definições” não vejo qualquer problema…é uma questão de hábito! Interessa é que toads as funcionalidades continuem lá…
+1
+1
… e ainda, temos acesso também pela barra Search ou através de uma qualquer janela CMD ou PowerShell.
Não gosto das alterações. Para as pessoas comuns talvez seja indiferente já que não iam lá de qualquer maneira, agora para quem tem de fazer manutenção é que fica mais complicado ter de andar às voltas à procura daquilo que antes era simples de encontrar. Microsoft a dificultar a vida desde 1975.
Bom bom mesmo , era a TV a preto e branco. Qaundo passou a ter cores fiquei lixado até hoje, tomo uns comprimidos que te posso sugerir.
Curiosamente, com a tua piada sem piada, podemos ver que as definições do Windows 10 só têm 2 cores…
Dxi… mais vale que não fosse criada… nem isto dos transistores, nem gps… o melhor era mesmo seguir as estações e fazer as ferramentas à medida que fizessem falta, recolhendo ossos, pedras e caçando animais.
Bom bom era ser um sistema aberto para quem necessita e sabe utilizar esse painel de controlo. Mas parece que na MS só vai acontecer daqui a 10 anos quando o windows estiver assente no Linux ou no UNIX. A mudança vai surgir e ´e benvinda.
️ andou a mexer em tudo e no final acaba tudo no mesmo
Não vejo problema nisso. Só que para ao novo Settings damos mais 3 cliques do que ir À mesma ferramenta no painel de controlo. Isto não é simplificar FDX cambada de engenheiros palermas que trabalham na MS…
+1
Concordo, no settings é preciso navegar e navegar para nao encontrar nada. No final de contas o que faço é ir a LUPA e escrever aquilo que quero. Parece que estamos a voltar ao tempo em que escrevemos na consola shell o comando que queremos, LOL
Uso o God Mod.
Mais uma ves o povo e expuliado dos ceus direitos tiraonos todo oberigado
Não vejo problema nenhum, até é mais bacano assim.
Eu não entendo o pessoal, primeiro as Definições deviam substituir totalmente o painel de controlo, agora queixam-se.
Habituem-se! Simples! Percam uma tarde a ver onde está tudo e feito. É por isso que estou no insider, é muito mais interessante e aprende-se mais coisas antes de sair ao público. Retirarem dados meus tanto faz, é antes que digam é a mesma coisa que os cookies, “tem de aceitar para aceder ao site”, vejo todos a aceitar e ninguém se preocupa quando os cookies conseguem levar bastante informação 😉 cumps
Bastou porem o settings no botao iniciar, que comecei a utlizar a lupa para encontrar tudo num tempo muito mais curto. Esqueçam o settings usem a lupa e façam um GOOGLE nisto 🙂
Sempre que uma mudança é proposta ou mesmo ocorre, a pergunta que me faço é: “Qual vantagem será obtida, que justificará e comprovará a utilidade prática de tal mudança?”. Se não houver resposta adequada a essa pergunta, eis a inutilidade da mudança.
A Microsoft está tentando se manter no mercado, já que vem perdendo muito espaço para os fabricantes de equipamentos com outros sistemas operacionais. Sempre vou preferir o Windows ou iOS.
Vêsse o quão bom é a mudança. quando teem de forçar a coisa em vez de deixar os utilizadores decidir é porque a mudança é de cavalo para burro.
Lol Incrível. O Windows tem de ser comprado e pago e, depois, a Microsoft ainda tem a lata de mandar e fazer modificações a seu belo prazer . aahahhaahahahah
Isto é ridículo.
Ainda bemq ue tenho linux pra sempre 🙂 ahahahahahaha . No linux sou eu que mando e que dito como aquele linux funciona . E faço as modificações que eu quiser ou não. E para terminar Linux tudo gratuito. Windows nem dado usava. ahahahahaha
Também só uso Linux (desde 2009 – embora já usasse Linux em dual boot com Windows desde 1995). Recentemente tive de voltar a me familiarizar com o Ruindow$, porque comprei um laptop para minha namorada, ela necessita do Ruindow$ para trabalhar e sou eu quem resolve os problemas (ela possui conhecimentos de Informática demasiadamente superficiais, embora eu venha me esforçando para estimulá-la a aprender mais e, assim, tornar-se gradativamente menos dependente de mim).
Mas é mesmo um absurdo o Ruindow$ ser assim. A pessoa paga uma licença de uso caríssima e o sistema operacional assume um controle que impossibilita ao usuário administrar seu próprio computador. Concordo que existam regiões do sistema que devam ser protegidas contra o acesso de usuários cujo conhecimento seja insuficiente para que consiga explorar corretamente tais regiões, mas se o usuário possui conhecimentos suficientes – ou não possui mas decide assumir o risco de executar alguma ação indevida em tais regiões –, o sistema tem de permitir a esse usuário o acesso a tais regiões. Se o usuário danificar algo, ele que pague à própria Micro$oft pelo suporte técnico, por exemplo.
O que é inaceitável é que se perca a plenitude de liberdade de utilização do produto pelo qual se pagou.