PplWare Mobile

Microsoft inicia ataque à atualização do Windows 7 que tem fim de vida em janeiro 2020


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Spoky says:

    Conversa fiada de puro Marketing:

    “Se o seu PC e software tiverem mais de quatro anos, é hora de mudar para um novo dispositivo Windows 10. Os dispositivos modernos do Windows são mais baratos de gerir e mais rápidos.”

    Não é mais rápido, com 1.5GB de RAM o sistema com Windows 10 mal se arrasta, só se for um leigo para não saber notar as diferenças a nível de desempenho entre Windows 7 e Windows 10, num PC low-end.

    Funcionar, sempre vai funcionar mas as janelas arrastam-se de lentidão e as vezes, da aqueles “lags” em que o PC deixa de responder por uns meros segundos e depois é que abre o explorador de ficheiros, gestor de tarefas etc..

    Quem é leigo na materia é claro que vai dizer que não nota diferenças, mas eu cá noto e isto acontece em vários PCs, não é só um.

    Estou a falar obviamente de PC’s low-end já com alguma “idade” e com RAM inferior a 2GB…

    • hommer says:

      quem tem pc’s com hardware que não tem carroça para correr windows 10, está na altura de fazer um update no sistema operativo e do pc também, a grande cota neste momento continua a ser o mercado empresarial por razões óbvias, mas a esta altura devem estar a ter mesmo de dar o salto para o windows 10, agora o pessoal com os seus pc’s pessoas só não se actualiza porque não quer, o windows 10 já amadureceu o suficiente, e andar a aguentar o win7 só por que sim tal como aconteceu com o xp, é pura teimosia nada mais…

      • stealth says:

        ou saber mais que tu… mas.. cada um faz o que quer

      • Balmer says:

        “está na altura de fazer um update no sistema operativo e do pc também”

        Ou então não.
        Tenho um PC, tem o respectivo OS. Funciona bem.
        Para que aceitar o salto para um novo OS que me força a trocar de computador porque caso contrario tenho perda de performance?

        “o windows 10 já amadureceu o suficiente, e andar a aguentar o win7 só por que sim tal como aconteceu com o xp, é pura teimosia nada mais…”

        Ou então é ter um par de olhos.
        Até podia dizer que não era uma questão de amadurecimento, mas o W10 teve um arranque repleto de problemas pelo que quem esperou esse periodo só fez se não bem. Agora, pensar que por causa disso já não existem problemas com o OS é ser cego ou ser leigo. Eu dei o pulo porque realmente começava a ter jogos que não tinha outra escolha, e porque na minha profissão acaba por ser necessidade, e apesar da minha maquina estar longe de ser uma torradeira eu sinto que há problemas com o OS.

        Podem dizer: “Se calhar instalaste alguma coisa mal!”

        Cheguei, instalei o OS, instalei drivers certificados para W10 dos próprios fabricantes, instalo um jogo, vejo problemas no arranque deste ou mesmo de outras aplicações, que não sentia nem de perto nem de longe em W7. O que vou fazer? Troubleshooting? Comecei agora a usar o OS e já tenho que estar em trabalhos?

        Adiciona-se a isso updates forçados. Sim, há “workarounds”, mas e que tal uma opção com que eu simplesmente posso dizer que não? Podia evitar alguns dos updates que lixaram muita gente ? (Politica que também se aplica a Server 2016 a proposito.. foi engraçado os servidores de Exchange que simplesmente deixaram de funcionar)

        • AqueleGajo says:

          É sempre a mesma historia quando se fala em acabar com o suporte para uma versão do windows, afinal essa é que era a melhor de todas.

          Quem não quer sair do W7 pode continuar a usa~lo, o W7 vai deixar de funcionar com hardware novo e o W10 com hardware antigo.

          É escolha do utilizador se quer continuar a usar SO e hardware desatualizado ou actualizar-se.

          Não podem é pedir para ter tudo.

    • R. S. Filho says:

      Spoky, você tem toda razão. Atualizei para o w10 e me dei mal . O note ficou quase inutilizável. Para não perde-lo tive que instalar o Linux. Saudades do Win7.

  2. maria vieira a atriz says:

    nao deixa saudades

  3. Mario Alberto says:

    O Windows 7 é o melhor sistema operativo sem qualquer sombra de dúvida. Irei continuar com ele mesmo depois de acabar o suporte. A Microsoft tem que mudar muito no Windows 10 para eu considerar uma mudança.

  4. Alda says:

    Windows 10 muito mais rápido, leve, seguro e estável do que o Windows 7 e 8.

  5. Asdrubal says:

    Não me digam que tenho de desligar novamente as actualizações automáticas…

  6. Pedro Silva says:

    A seguir ao W7 só se for mac ou linux, o w10 não serve minimamente para trabalhar a sério, é só o maior pesadelo de que há memória, após 1 ano a usar essa trampa de SO, nunca mais o volto a usar. Foram horas e horas a tentar resolver problemas que nunca tinha tido com nada desde há mais de 20 anos

      • jose silva says:

        Nunca tive tão poucos problemas como no Windows 10. No trabalho uso maquinas virtuais Vmware, VirtualBox, assistencia remota Teamviewer, RDP, Skype pra empresas, VPN, Office, múltiplos monitores, impecável ! Mas tb o portatil é Core i7 com 8GB e disco SSD 🙂

        • SergioDRF says:

          Tenho em casa dois i7, com 16gb e disco SSD e nesta última actualização do Windows Update, ambos arrastam que até mete dó… fizemos o reset e depois da mesma actualização, foi exactamente o mesmo resultado.

  7. Silvino Rodrigues says:

    Para não falar das várias gráficas que já não suporte para o W10 por parte da AMD e sendo assim ficamos limitados no que toca a performance gráfica

  8. Dfa says:

    Lixo de Windows 10 pior que Windows xp se Windows xp voltasse ia usa ele do esse lixo de Windows 10
    Eu com comprei um PC com Windows original com Windows 10 só probrema agora tô usando Windows 7 pirata

  9. Joao Ptt says:

    A Microsoft não compreendeu ainda que muitos computadores só não têm Windows 10 porque não funciona! Aqui neste não existe porque não reúne as condições mínimas para o Windows 10 (uma funcionalidade qualquer no processador que eles exigem).

  10. Nitroglycerine says:

    Não é inteiramente verdade.
    O meu antigo portátil nascido com o Vista tem um Core 2 Duo e 3Gb de memória e corre o W10Pro. Mas não deixa de se arrastar e de ser vítima de sucessivos lags. Por isso posso afirmar que hoje 2Gb de memória para correr o W10 não chega. Aliás o meu EeePc com W10Home e 2Gb comprova isso mesmo.

  11. Robson says:

    Eu não sei o porque a empresa quer se desfazer do win 7 sendo que ele é o numero um do mundo falando sério o win 7 mil vezes melhor que o win10 para chegar em alguns ou programa é muito mas difícil que no 7

    • Nitroglycérine says:

      Hum…!
      Não me parece que o empresa queira se livrar do W7. O que querem é vender mais e que os utilizadores abandonem o W7 comprando o W10. Não se importam se para isso têm de arrumar milhares ou na verdade dezenas de milhares de equipamentos que com essa mudança acabam por ter de ser arrumados. E podem concentrar-se no desenvolvimento do 10.
      Mas tudo sem qualquer complexo ou peso na consciência por criarem tantas toneladas de lixo eletrónico com isso.
      Desde quando é que as tecnológicas se preocupam com lixo eletrónico ou com questões ambientais? Quando são encostadas à parede? Ah! pois…!

  12. User Pplware says:

    Ignorem a conversa da MSFT e usem os 100€ da licença W10 para um SSD, isso sim vale bem a pena.

  13. Haadok says:

    Esta decisão da Microsoft é absurda.
    Milhões de maquinas antigas deverão ir par o lixo, criando mais problemas de e-trash no mundo.
    Existem milhões de máquinas que tem usos específicos, como uso em caixas de supermercados, lanchonetes e restaurantes, todas usando o Windows 7.
    Eu mesmo ainda tenho um net-book com o Windows 7 em perfeito funcionamento.

  14. Calvin says:

    Ao menos no Windows 7 você não precisa ficar quebrando a cabeça pra desinstalar tanto bloatware, joguinhos… E só porque algo é novo, não quer dizer que seja melhor – falácia.
    Aposto que muitos irão migrar pro Linux ao se verem obrigados a ter que mudar pro 10. Sem contar que é provável que mesmo depois do fim da licença e atualizações, muitos fiquem no 7. Da mesma forma que é comum pessoas, bancos, lojas usarem o XP ainda.

  15. Rafael says:

    Vi todos problemas citados acima, porem quando mudei o hardware para o 4gb ddr4 e com hd ssd, vi esse SO ligar em 6 segundos e sem bug, claro estou com uma build especifica e nao atualizo ate ter certeza que estas nao deem problema, sou da area de TI, vale lembrar que o W10 usa mais a velocidade do HD, por isso roda tao bem em ssd

    • João Terra says:

      Com SSD e um bom processador também eu corro o windows 10 direito na minha máquina. A questão é que o windows 7 dá muito bem em qualquer máquina que tenhas lá em casa, enquanto o windows 10 só dá bem em maquinas com SSD.

  16. informado says:

    Boa Alternativa é o Linux Chalet OS >>> https://sites.google.com/site/chaletoslinux/home >>> igualzinho ao Windows >> Veja o teste do PPLWARE >>> https://pplware.sapo.pt/linux/chaletos-d-mais-uma-oportunidade-ao-gnulinux/

  17. Takeo says:

    Hoje uso Windows 10 por ter adquirido uma máquina top nova, mas vivo cogitando retira-lo e voltar ao 7. Realmente o W10 tem alguns bugs que não vejo acontecer no 7. E é impressionante o desespero da M$ em forçar a atualização. Não se surpreendam se daqui alguns anos quando o W10 tiver maior marketshare a M$ só permita a instalação de softwares que foram adquiridas em sua Loja virtual. Me parece que a M$ está tentando amarrar os usuários a seus serviços como a Apple faz com o iOS. Porém a Apple não faz isso com o OSX.

  18. PORTUGA says:

    Utilizo há muito o W7 Home e também o Profissional.
    Utilizo também o W10 e continuo a considerar mais fácil e fiável o 7 Prof.
    Pode ser de facto uma questão de adaptação mas???

  19. Markito says:

    Windows 10 = Lixo

    Windows 7 = Eternamente

  20. Jorge says:

    Windows 10 a cada update vem com carradas de lixo que nao servem para nada (para a maior parte dos utilizadores). usei o w10 e voltei para o 7 e acho ambos iguais a nivel de performance, mas o 7 é bem mais simples, pratico e a gente so instala o necessario.

  21. Glauco Café Medeiros says:

    Eu já estou imaginando com essa mudança como vai ficar os órgãos públicos do Brasil por que se hoje muitos só permitem visualizar arquivos no Java 6.0 ou IE 6.0 imagina no Win 10 onde tudo é mais atual.
    Teremos um Bug de sistemas anunciado.

  22. João Terra says:

    Windows 7 é e será o melhor sistema operativo, ainda o tenho a rodar no meu HP, pena que não o possa rodar no meu novo pc. O windows 7 em termos de performance e desempenho é superior ao 10 que ainda se encontra em maturação. O problema é que a Microsoft podia ter criado 2 diferentes sistemas operativos, 1 para PC e outro para tablet, como a Apple fez para Mac e tablet. A Microsoft no meu ver anda anos atrasados e ainda não fechou o windows 10 e tenta aprimorar mais um sistema operativo que nasceu mal de raiz e não é com cada update está cada vês pior. Quando existia o windows 7 a MS já poderia estar a pensar num windows 8.1 e já no 10 e ai fazer planos e estrategias. Foi tudo em cima do joelho

  23. neok says:

    2009 até 2020, suportado por 10 anos, e depois continua a funcionar mas sem suporte. Agora digam-me (por desconhecimento meu) qual é o tempo de suporte do OSX ou da média das distros Linux?

  24. Manuel Tavares says:

    Estas situações de Windows 7 e Windows 10 está a fazer aumentar em mim uma certa aversão ao Windows. Como “hobby” acabo por fazer algumas montagens e raparações e a pressão para fazer actualizações seja no win 7 seja no Win 10 que, salvo raras excepções, acabam por acontecer nos momentos mais impróprios, representam uma perda de tempo desesperante. Acabo por me revoltar e desligo o PC ” à má fila”. Nos computadores que me pedem para reparar, obviamente instalo o Windows, seja 7,8 ou 10 conforme cada utilizador tem. Para mim, tenho 2 desktops e 1 portátil e instalei Linux em dual boot. Em todos tenho Windows mas já há 2 meses que não uso Windows em casa. Pode ser algum defeito ou loucura minha, mas na Empresa uso o Windows e a sua lentidão e pressão para fazer constantes actualizações leva-me à irritação e a uma revolta enorme!… Como não tenho jogos, não sinto falta alguma do Windows. Para já DESISTI!…

  25. Manuel Antonio says:

    Com o Windows 10 1803 é que não é…. com uma instalação de raiz, todo o sistema está mais lento (em relação as anteriores), que se nota com o bloqueio do cursor do rato. Vou votar para o Windows 7.

  26. Francisco seara says:

    Para mim foi terrível o windows 10 é m###a e trestas conversa fiada voltei para meu rico windows 7 ele melhor não tenho dúvidas é não vou sair do windows 7 sempre será melhor de todos tempos tem dito.

  27. André says:

    “Esta ação da gigante do software tem tudo de pertinente pois o Windows 7 é atualmente o sistema operativo desktop número um do mundo”

    Só vos deixo com este artigo escrito por vocês: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-10-ultrapassar-windows-7/

    • Vítor M. says:

      Boas. Se analisares o que foi escrito verás que os números são apresentados mês a mês, isto é, durante um mês qual dos sistemas operativos cresceu mais na utilização. Repara que além disso, foram disponibilizados dados regionais para se perceber onde está o crescimento do Windows 10 a uma escala mais restrita.

      Não se está a falar em termos globais de máquinas ativas atenção 😉 é importante analisar o que é escrito e os gráficos deixados para ajudar a perceber os números.

      Repara que diz logo no início do desenvolvimento do artigo o seguinte:

      Há vários meses que se esperava que o novo sistema operativo da Microsoft conseguisse ultrapassar o Windows 7 e conseguir assumir a liderança no mercado dos sistemas operativos. Se em vários locais este era já um cenário concretizado, a nível global esta era ainda uma situação por alcançar.

      Cump.

  28. Rui says:

    “Se o seu PC e software tiverem mais de quatro anos, é hora de mudar para um novo dispositivo Windows 10. Os dispositivos modernos do Windows são mais baratos de gerir e mais rápidos.”
    Isso em ambiente empresarial. Em ambiente doméstico não vou arrumar na gaveta um portátil, que não exibe sinais da idade, só para encher os bolsos de multinacionais.
    Já agora, antes de começar a pressão… Eu tenho um portátil antigo com Windows 7. Eu até atualizava para o Windows 10 mas estou impedido pela própria Microsoft, por causa da gráfica. A asus e a amd não atualizam os drivers de imagem. A Microsoft que faça um driver genérico e terei todo o gosto em atualizar.

  29. claudio says:

    A Microsoft não vai conseguir encerrar o suporte do Windows 7 em 2020.
    Windows 7 vai ter vida longa igual ao Windows XP.

  30. Lagunna says:

    Sou um mero leigo, mas deixo-vos o meu testemunho. Tenho um pc com alguns anos que trazia o Vista como SO. Depois passei para o 7. Ao fim de alguns anos começou a arrastar-se como seria de prever. Quando a Microsoft lançou o Windows 10, o pc ganhou alma nova até à recente actualização, em que a máquina não regressou ao Vista, mas sim ao Windows 95, quiça, ao Spectrum. Depois de anos a aturar este tipo de coisas por parte da Microsoft e, considerando o tipo de utilização mudei para Linux Mint que aliás já vinha usando, espaçadamente. Com dual boot, já só recorro ao Windows para utilizar algum software que ainda não me habituei no Linux. Se existem questões técnicas que colocam o MS 10 à frente, deixo para os experts mas, para o utilizador comum, o que interessará certamente é o desempenho na medida das necessidades e da fiabilidade. A segurança de poder ligar o pc quando precisamos dele e utilizá-lo, coisa que a MS deixou de garantir é impagável. Esta corrida desenfreada a actualizações de máquinas e softwares com estímulos psicadélicos para compras desenfreadas, deixou de fazer parte da minha forma de estar, há muito. Bem hajam!

  31. avelino says:

    Boas amigos tenho um toshiba x 770 qosmio com win 7 quando a mricrosft pos a correr a oferta da atualizaçao do Windows 10 eu fiz atualizaçao mas no mesmo dia retireia logo por isso nao pensso trocar para o windows10 e mais facil instalar o linux e nao esquecer que quando instalarem o windows nao vao encontra drivers para todas as hardware
    isto e mesmo para obrigar as pessouas a comprare novos hardware e pcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.