Já todos podem usar a interface gráfica do Linux no WSL do Windows 10
A integração do Linux com o Windows 10 tem decorrido de forma muito interessante para quem aproveita esta união. Com cada vez mais funcionalidades, é já possível usar o sistema open source de forma total e completa.
Com planos bem definidos para o seu futuro, a Microsoft trouxe agora uma novidade. Na sua conferência Build 2021, anunciou que a interface gráfica do Linux já está a ser enviada para o WSL do Windows 10. Muito em breve, todos vão poder usar esta novidade.
Interface gráfica do Linux chegou
Até agora, e é já uma conquista única, o Linux integrava-se no Windows 10 através de uma simples consola. Com o WSL (Windows Subsystem for Linux), a Microsoft integrou no Windows 10 um kernel Linux e dá aos utilizadores acesso completo.
Isto, na prática, dá a todos o acesso a um novo sistema operativo (quase) completo e que pode ser usado de forma integrada com o Windows 10. O acesso ao sistema de ficheiros está presente e agora há uma outra novidade importante e muito interessante.
Mais uma conquista do Windows 10
Após estar em testes durante algum tempo, esta interface gráfica chega finalmente ao WSL 2. A grande vantagem desta melhoria é mesmo a possibilidade de serem usadas aplicações do Linux de forma nativa no Windows 10, com uma integração plena e natural.
Estas vão poder ser instaladas diretamente no sistema nativo e depois chamadas como uma simples aplicação dedicada. Estas integram-se agora no Windows 10 e podem ser usadas como se tivessem sido criadas para este sistema e instaladas no mesmo.
Microsoft tornou tudo mais simples
Quem está habituado a usar o Linux e a sua interface gráfica vai imediatamente sentir-se integrado. Toda a forma de instalar as apps é simples e rápida, como o fazem noutro qualquer sistema. Dai em diante, basta usar como outra qualquer app.
A Microsoft vai agora libertar esta novidade para os utilizadores e estes vão poder explorá-la de forma total. Está assim dado mais um passo importante, um dos maiores, na tão aguardada e bem-vinda integração do Linux com o Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Faltou dizer como se faz. O Windows 10 já tem o WSL ou tem que se instalar? Como executar depois a janela com o Linux?
+1
Sou usuário de Linux há mais de 15 anos e só vejo coisas boas vindo daí. Para a Microsoft vem a confiabilidade das aplicações GNU/Linux e, para os usuários do pinguim, um reconhecimento maior do sistema que amamos. E ainda vai dar pra jogar todos os jogos da Steam sem abrir mão do Vim! =)
Pre-requisites
Windows 10 Insider Preview build 21362+
Eu tenho, como se põe isto a funcionar?
No artigo clica no link “instalar as apps é simples”. A Microsoft explica como funciona para quem tem a insider preview build 21362+ (em Inglês).
Mais um ano ou dois e o Windows10 passa a ser uma distro Linux 🙂
Já podíamos há muito tempo.
Desinstalando o windoes e instalando linux
ainda não suporta flatpak e snap systemctl não existe.
ainda vamos ter o office em linux
Seria muitíssimo interessante o inverso… Software Microsoft a executar o mais nativamente possível no Linux.
tipo o sql server? ja existe.
Nao vai demorar muito tempo para o Linux desaparecer, pois se nao fosse o windows ja estaria morto, teve que se aliar para sobreviver.
acreditas mesmo nisso? ou apenas estás a ser troll?
Se isso acontecer, a Internet, como se conhece, morre. O Linux é o sistema operativo que corre nos principais servidores que compõem a Internet.
A boa notícia, felizmente, é que o Linux nunca vai morrer. Nem o Windows. Nem o macOS. Cada um tem a sua função e são todos importantes.
NASA, Pentágono, Multinacionais, Banca Mundial, regulação de semáforosnas grandes cidades, Gestão de caminhos de ferro, aviação, bases lançamento mísseis e submarinos nucleares, Amazon etc etc etc são geridos por sistemas Unix/Linux. O Windows não tem a estabilidade e a fiabilidade de um bom sistema Linux. O Windows é que está a se aliar ao Linux porque percebe a sua qualidade e importância. Windows só bate nos jogos ( por enquanto ) embora esse panorama começe a ser alterado. Antivírus, desfragmentadores, optimizadores de sistema???? Para quê? Windows é só problemas.
Então pelos comentários acima já deu para perceber que estás completamente enganado?
O Linux nao vale nada, nunca conseguiu sangrar no mundo informatico, vejam cidades que apostaram no linux, bem tiveram que voltar atras, pois nao existiam progamadores interessados a trabalhar para o linux, linux é um sistema quase morto.
Ah ah ah, não deves saber do que estás a falar. A maioria dos isp’s de hosting é Linux, MySQL, apache… Para não falar de outras bd’s Shell script, distros red hat e as tecnologias ao ser redor
Hahahah… Mal acordamos 99,99% do que usamos no telemóvel depende de Linux (ou derivados/ sucedâneos! Nas autoestradas tudo usa por Linux (CentOS era a destro usada há uns anos nas câmaras, sensores e cabine de pagamentos). Chegados ao trabalho ligamos o PC com Windows, mas quase tudo da web vem de sistemas Linux… Até as caixas de pagamentos de alguns hipermercados usam Linux! Pena que não valha nada e esteja morto! Hahaha
*distro (distribuição) … O corretor ortográfico devia ser em Linux também.. Hahaha
NASA, Pentágono, Multinacionais, Banca Mundial, regulação de semáforosnas grandes cidades, Gestão de caminhos de ferro, aviação, bases lançamento mísseis e submarinos nucleares, Amazon, Multibancos, portagens e até os smartphones Android derivados de Linux, etc etc etc são geridos por sistemas Unix/Linux. O Windows não tem a estabilidade e a fiabilidade de um bom sistema Linux. O Windows é que está a se aliar ao Linux porque percebe a sua qualidade e importância. Windows só bate nos jogos ( por enquanto ) embora esse panorama começe a ser alterado. Antivírus, desfragmentadores, optimizadores de sistema???? Para quê? Windows é só problemas. Windows é só para operativos de escritório que aprendem a mexer o básico e não fazem mais nada. Qualquer actualização/mudança na versão já andam aos papéis. A Microsoft vingou neste segmento comercial e fruto de vasta rede comercial e mundial. Mas o mundo real gira à volta de linux!
“Saber não ocupa lugar” No teu caso tem imensa falta dele!! Não percebeste que é mais o que o Linux dá ao Windows do que o inverso!!
Sangrar? Ou singrar?
Muito bom!
Tenho o Windows instalado (por causa dos trabalhos que vêm de clientes)
Mas sempre com o GNU/Linux (Ubuntu) bootable numa pen USB… As vezes que ele me dá jeito!…
Isto é muito bom!
Sou utilizador do Windows.
Não percebo nada de informática.
Há anos que quero deixar o windows e migrar para o linux.
Mas infelizmente o linux, teima em não querer olhar para aqueles quem não entende nada de informática. Basta olhar para a utilização do terminal e para a instalação de programas windows com o wine, que precisa da utilização de linhas de código. E isto, para quem é zero em informática, como é o meu caso, é uma dor de cabeça.
Será que em breve graças à Microsoft, vou poder utilizar o linux, tal como utilizo o windows.
É por causa da atitude do linux, que o linux não está lá em cima.
Abandone o terminal, a não ser para quem percebe de informática. Permita que seja possível a instalação de programas windows, clicando no instalador. E irá lá para cima rapidamente!
Isto é muito bom!
Sou utilizador do Windows.
Não percebo nada de informática.
Há anos que quero deixar o windows e migrar para o linux.
Mas infelizmente o linux, teima em não querer olhar para aqueles quem não entendem nada de informática. Basta olhar para a utilização do terminal e para a instalação de programas windows com o wine, que precisa da utilização de linhas de código. E isto, para quem é zero em informática, como é o meu caso, é uma dor de cabeça.
Será que em breve graças à Microsoft, vou poder utilizar o linux, tal como utilizo o windows?
É por causa da atitude do linux, que o linux não está lá em cima.
Abandone o terminal, a não ser para quem percebe de informática. Permita que seja possível a instalação de programas windows, clicando no instalador. E irá lá para cima
O uso do terminal para instalar programas é muitas vezes opcional, até porque o Linux tem uma loja de programas tal como a Microsoft Store. Agora, ao instalar a partir de outras fontes é outra história, mas basta uma pesquisa rápida no google que se apanha o mínimo para se instalar o que necessita.
Não consigo instalar, dá erro ao executar o Ubuntu, está no Google o erro mas nenhuma solução