Instalar o Windows 11 num PC que não cumpre os requisitos? É mais simples do que pensa
Desde que apresentou o Windows 11 que muitos utilizadores se queixam dos requisitos que a Microsoft definiu. Esta é a barreira que é encontrada e que impede que este sistema seja instalado. Afinal, e do que foi revelado, é muito mais simples contornar esta limitação. Bastam 2 palavras e tudo fica resolvido.
Um determinado CPU, TPM e muito mais fazem parte dos requisitos que a Microsoft instaurou para a presença do Windows 11. Só cumprindo esta lista de obrigações de hardware é que é possível instalar o sistema operativo, o que nem sempre se torna possível.
Claro que existem formas de contornar estas imposições e assim ter acesso ao novo sistema da Microsoft, algo que nem sempre é simples ou sequer possível. Passa por alterações de chaves, interromper o processo de instalação e muitos outros truques bem conhecidos.
HUGE GROUND BREAKING DISCOVERY!
— Bob Pony (@TheBobPony) October 8, 2023
To ALL users that don't meet the artificial requirements for Windows 11, I GOT SOME GREAT NEWS TO SHARE!
When adding "/product server" switch to setup.exe in the Windows 11 setup directory, it BYPASSES the Windows 11 hardware requirement checks. pic.twitter.com/Ig5FtQhOID
Afinal, e depois de muitos tentarem encontrar a forma mais simples de fazer esta instalação, ela existe e é extremamente simples de usar. Bastam 2 palavras e está feito. Para começar devem descarregar o Windows 11 e colocá-lo numa pasta bem conhecida, preparando-se para a sua instalação num sistema já presente.
O truque surge agora, quando o utilizador se prepara para realizar a instalação. Devem navegar para a pasta onde os ficheiros de estão presentes e executar o comando setup, com uma flag específica. Falamos de product, com o valor server (setup /product server). Ou seja, indicamos que estamos a instalar a versão servidor.
Na verdade, o que está a ser instalado é a versão de PC do Windows 11 e não a servidor. Este é um comando que ultrapassa de imediato as validações de hardware e segue com o processo para instalação do novo sistema da Microsoft, sem qualquer problema. Esta solução foi testada na última versão dev do sistema, ou seja, irá funcionar em qualquer versão lançada até este momento.
Importa lembrar que esta instalação pode trazer problemas posteriores, em especial no que toca à atualização. Ainda assim, é de todas a mais simples de realizar para quem quer instalar o Windows 11 num PC que não cumpre os requisitos da Microsoft.
Desde que o W11 saiu que é possível a instalação em computadores que não cumprem requisitos atraves do Rufus
Certo, mas com esta facilidade? Não me parece
Alias existem outras maneiras que já foram ditas para instalação de base e update.
Ask Vitor 😛
sim, acho que com o rufus é a maneira mais fácil. não há que fazer nada de complicado é instalar uma pen e indicar ao rufus onde está a pasta com o windows “em principio no ambiente de trabalho” por exemplo e depois é esperar.
Exactamente, comprovado, novo RUFUS é a bombar, até serve para o windows 10, já não é preciso criar conta , basta seleccionar a ISO, na hora de gravar a imagem o RUFUS avisa se queremos contornar a obrigatoriedade da conta windows, tanto no 10 como no 11 e de poder remocer a telemetria também, o PC fica muito mais rápido, eu sei porque tenho um core i3 10100, vejo o antes e o depois, nada a ver.
rufus ja o faz, e versoes modificadas, claro nao as lite, super lite, ultra lite q muitas tem comandos de script q permitem e abrem portas.
sobretudo as versoes de um ze mane ruelison, que poe o nome dele na descriçao do hardware do pc.
Esse cenário só é possível dentro de um sistema operativo, e na realidade é um upgrade de sistema operativo. Para instalação do zero este método não dá, tem de ser com o Rufus por exemplo. A questão é que instalar o W11 em hardware não suportado pode dar problemas.
Pode?
E qual?
O driver genérico desligar 90% das funções do teclado.
Tenho um ASUS que não tem drivers do teclado para cima do windows 7. Nem em compatibilidade deixa usar coisas tão simples como desligar o wireless ou subir/descer o som. O driver genérico (de 2021) do Windows apaga as luzes todas do teclado e desactiva as funções, ficando só as teclas, nalguns casos nem o AltGr fica disponível.
Este procedimento apenas funciona quando é upgrade, para realizar uma instalação do zero já se tem de recorrer a uma ferramenta em que altera alguns ficheiros da instalação de forma a fazer bypasse aos requisitos…
Seja como for instalar o Windows 11 em maquinas mais velhas tem os seus eventuais problemas sobretudo drivers não devidamente preparadas para o SO, interligação com periféricos mais velhos, e já para não falar updates que até a data ainda vão funcionando…
Simplesmente a Microsoft quando quiser acaba com estas coisas todas e limita o software só a maquinas mais modernas e nem tem de se preocupar mais com o assunto de recompatibilidade com maquinas muito antigas, matando logo os problemas todos de uma só vez..
Possivelmente a futura versão Windows 12 deverá já ser algo do gênero com autenticação online se possibilidade de ser local.
Quando isso acontecer haverá sempre maneira de instalar, mas se não for o caso vamos sempre comprar máquinas novas para ter acesso ao novo SO?
Depois ainda tem a lata de pedirem para reciclarem em prol do planeta, mas ao que parece é deixar alguns pcs com muito hardware com muita capacidade de durar alguns anos, más fazem tudo em prol das vendas para o Lucro
Se for o caso vão acabar de perder muitos utilizadores
Mas tu és ainda daqueles saloios que acredita que a Microsoft se rala se tens ou não dinheiro para comprar um pc novo, eles não querem saber um pc com 10 anos já deu o que tinha a dar no mundo da informatica, isso do reciclar é tudo uma grande fantochada…
Perder utilizadores, não perdem pois é um dos maiores sistemas do mundo…
Amigo o “haverá sempre maneira” isso pensa você, com o evoluir dos anos a Microsoft modificou muitos métodos de autenticação que antigamente facilmente eram ultrapassados, no entanto, existem já sistemas que não há cá maneira de dar a volta e há anos para muitos softwares, ou seja, ou paga a autenticação com validação online, ou chapéu. já nem falo que cada vez mais há evoluções de softwares que deixaram de ser para instalar no pc e passaram a ser unicamente via browser no servidor…
É melhor pensar que as coisas estão a mudar e já não é tão fácil de dar a volta como noutros tempos.
Duvido disso.
Uma das grandes vantagens dos programadores e manutenção, é fazer os updates locais, usando a mesma pendrive. Caso algo aconteça no servidor, só essas funções são afectadas. A nível local, sempre irá existir autenticação local e sem qualquer necessidade de acesso a serviços online.
A microsoft tentou isso com o 10 e desistiu, pois criava muito mais problemas do que vantagens. Lá esconderam os serviços locais, para 99% dos “web followers” ficarem perdidos. Mas, estão lá e podem ser utilizados se alguém perder 10 segundos a ler o monitor, perdendo 40 mil milhões de visualizações.
Outro que ainda não percebeu que cada vez mais se está dependente do online, isso de pens e afins já há muito tempo que tem os dias contados…
Duvida, então vá vendo o que está a acontecer, além do mais os programadores e manutenção pen’s são coisas do passado, hoje já se faz tudo há distancia e não localmente, só há local se a maquina tiver problemas de hardware.
As coisas evoluem e não misturem sistemas server com sistemas domésticos, são completamente diferentes…
então se eu estiver usando linux já não consigo. Pois não posso ter o Rufus em inux.
Fica aqui um alternativa – Script wrapper MCT universal para todas as versões do Windows 10/11 de 1507 a 21H2!
https://github.com/AveYo/MediaCreationTool.bat
Eu comprei um portátil que veio com o Windows 11 e só não o vou substituir por outro sistema porque não quero perder a garantia. Simplesmente não me consigo “entender” com esta versão, acho-a lenta, sobrecarregada de bloatware e parece mais uma versão beta do que um produto final. Está cheia de inconsistências.
No mínimo insólito, perder garantia por causa do sistema operativo, Amigo a garantia é sobre o hardware e não sobre o software, tanto que a maioria dos pc’s são vendidos sem sistema operativo…
Se acha lento, presumo que seja mais do desempenho do hardware em que a escolha não foi a melhor perante as suas necessidades do que se o sistema operativo o problema…
O Windows 11 faz uma máquina ficar mais lenta do que com o Windows 10, ponto!
Faz??? Se calhar se a maquina for fraca de hardware ai não há milagres…
Eu uso ambos em dualboot para finalidades distintas, a maquina é um tipo de linha e ambos funcionam sem qualquer lentidão.
Baixar o programa/instalador Rufus, conforme indicações do mesmo. Executar o Rufus e ele faz o trabalho por nós. Simples e eficaz. Sou testemunha do potencial do Rufus.
boas tenho um amd ryzen 5 1500x board asus rock ab450 16 gb ram ddr4 acham que vou ter problemas com o a instalaçao do win 11 a partir do rufus ignorando o cpu nao compativel? surreal!!! enfim
Tenho o Win11 instalado em varios equipamentos que supostamete não tem suporte (I5, I3 Ryzen 2 e Ryzen 3) e esta a bombar sem problemas de drivers ou outros quaisquer. Rufus ajuda muito tera é da instalação ser feita dentro do windows (desktop) e apos isso é so fazer uma reposição e esta feito. Se for feito tipo instalação limpa ele nao deixa e avisa que foi feito com o software Rufus.