Dica: Como impedir o Edge de se pré-carregar no arranque do Windows 10
O Edge surgiu no Windows 10 como a resposta da Microsoft ao Chrome e ao Firefox. Pretendia ser um browser capaz de competir e dar aos utilizadores tudo o que estes necessitavam para navegar na Internet.
Acabou por não ter o desempenho esperado e poucos utilizadores o adotaram. A Microsoft, no entanto, continua a integrá-lo e até a levar a que inicie com o Windows 10. Vamos ver como podemos os alterar este comportamento.
Não é anormal no Windows as apps iniciarem-se no arranque, para melhorarem a sua resposta. O Edge tem este comportamento, o que não é interessante para quem adoptou outro browser. Alterar este comportamento é simples.
Impedir que o processo do Edge arranque com o Windows 10
O primeiro passo implica alterar as configurações do Windows 10, para que não inicie o Edge no arranque do sistema operativo. Para isso devem aceder à seguinte chave de registo do Windows 10.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\MicrosoftEdge\Main
Caso a entrada Main não exista, devem criá-la com base em MicrosoftEdge. Basta clicar com o botão direito e escolher a opção Novo e Chave.
Ai dentro devem criar uma novo registo (DWORD 32-bit) à qual devem dar o nome AllowPrelaunch. O valor a associar a esta chave é zero (0).
Impedir que o Microsoft Edge carregue a página sua inicial no arranque
Depois é necessário impedir que o Edge carregue a pagina sua inicial. Para isso é necessário criar a chave TabPreloader dentro da chave abaixo.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\MicrosoftEdge
Basta clicar com o botão direito e escolher a opção Novo e Chave e dar-lhe o nome TabPreloader.
Dentro dessa nova chave devem agora criar um novo registo. Este será do tipo DWORD 32-bit e deve chamar-se AllowTabPreloading. O valor a associar a esta chave é zero (0).
Após estes 2 passos devem reiniciar o computador, com a certeza de que o Edge não será pré-carregado no arranque do Windows 10. Caso queiram reverter o processo, devem apenas alterar os registos para o valor um (1).
Esta pequena mudança vai garantir que o Windows 10 arranca um pouco mais rápido e que, principalmente, não são ocupados recursos para um browser que não irá usar.
Mais dicas importantes para o seu Windows 10
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado, bem me parecia estranho aquilo abrir logo, assim também eu. Já posso concertar isto nos pcs de familiares hehe.
+1. Obrigado Pedro.
você é um músico
😀
kkkk. Tua ironia está além do alcance dele. Em verdade, poucos dos que aqui escrevem, entenderão. Um bando de semi-analfabetos, posando de pseudo-sábios.
Algum toto aqui que usa edge? Ahahahah
bem realmente está comprovado que resulta eficazmente , tinha sempre um fosso no arranque de alguns segundos não percebia porquê, mesmo a usar um SSD, e agora parece um tiro desde que o ligo até estar pronto a usar, o fosso desapareceu…
Deves ter um SSD num PC com CPU de um núcleo… Eu mesmo em PC fracos e HDD o W10 entra que nem um foguete.
ignorância no seu melhor…
Ótimo. Gostaria de saber o mesmo para o Fotos, além de ficar em segundo plano consome mais memória.
No meu não há a entrada MicrosoftEdge no caminho informado do redegit, mas dá pra desativar via gpedit, segue abaixo:
Local Computer Policy > Computer Configuration > Administrative Templates > Windows Components > Microsoft Edge
Double-click on the configuration listing named as Allow Microsoft Edge to pre-launch at Windows startup, when the system is idle, and each time Microsoft Edge is closed to open the configuration page.
No Win 10 1607 não tem essa entrada
Mas na 1809 tem 🙂
boa
Se alterar o background para outra coisa que näo spotlight já não abre. Aliás basta não carregar nas descrições
Eu não tenho a entrada MicrosoftEdge dentro da pasta Microsoft. O que me está a escapar aqui?
Cria a pasta e a subpastas…
É só ler que você vai saber o que fazer !!!
Pois… e se eu vos disser que abaixo do “Windows NT” não aparece mais nada?
Tretas, o Edge tem melhor desempenho que o Chrome, pode é não ter os add-ons todos que Chrome tem e que ainda o fazem ficar mais lento. Mais informação sff.
Agora também já não interessa uma vez que a MIcrosoft também já decidiu abandonar o EdgeHTML pelo Chromium.
Caro Corvo, o correto será “MIcrosoft também já decidiu abandonar o EdgeHTML pelo Blink”
Se vamos usar o nome do motor de renderização de um deles faz sentido que usemos o nome do motor de renderização do outro. Não será assim? É que o Edge não deverá desaparecer mas sim, e somente isso, mudar o motor de renderização para o mais usado na rede.
Fiquemos agora atentos aos futuros processos judiciais sobre o monopólio que desse motor de renderização.
É verdade, tens razão, factos são factos e por falar em factos é que eu disse “tretas” referindo-me a esta frase “Acabou por não ter o desempenho esperado e poucos utilizadores o adoptaram.” Mais uma vez a MS vai adotar a escolha das massas e desistir de algo melhor que desenvolveu porque sabe que o ódio à MS é geral. Não é por nada que com esta política o Nadella ganhou o prémio de CEO do ano, em vez de remar contra a maré vai com ela focando-se no mercado empresarial que não vai em demagogias.
Se não fossem mauzinhos talvez gostassem deles. Fizeram tudo para ter um monopólio com software que deixa a desejar. Hoje em dia o Windows está um bocado melhor, mas continua a ser inferior a um sistema operativo que é disponibilizado de graça, e a sua única vantagem é o monopólio, que fez com que as companhias de software o tenham que servir.
Diz-me uma companhia que não monopolize, a Google, a Apple, até as distros de Linux se tentam comer umas às outras?! Só a exemplo, a Google corta o desempenho do YouTube em todos os browsers não chrome, a Apple tem o ecossistema mais fechado que existe. A Microsoft permitiu a democratização do uso do PC a nível mundial, não por ser a melhor, mas por ter estado no lugar certo à hora certa, tal como o Android neste momento, que apesar de ser dos piores OS que apareceram no mobile venceu pelas mesmas razões que o Windows na sua época. Como tu dizes a tua família toda usa Windows, tal como toda a gente usa Android nos smartphones, frutos das conjecturas.
Eu dentro da pasta Microsoft, nao tenho a pasta Microsoft Edge.
Logo nao esta a iniciar em segundo plano ?
está á mesma em segundo plano !!!! tem que criar a pasta e subpastas e a key …. e depois reiniciar o pc
e desinstalar ele como é?
Desinstalar acho que não é recomendado pois o Edge funciona em conjunto com outras coisas do Windows. Pelo que li, ao desinstalar, irá afetar algumas funções do Windows.
Tenta pesquisar mais acerca..
Estou com a build 1803 e não acontece nada do que aqui se descreve.
Para mim o problema do Microsoft Edge é não ser personalizado a todos os níveis como por exemplo o Mozilla Firefox permite até certo ponto. A Microsoft decidiu que no Edge as opções de personalização iriam ser altamente limitados, fiquem eles com ele que eu não o quero.
Se o pplware adicionasse num link o ficheiro .reg para ser só adicionar é que era! 🙂
preguiçoso, vê lá se não queres que te vão ai a casa fazer isso. LOL..
Maravilha!!!!
Finalmente consegui impedir a dor de cabeça desse programa entrando sem ser chamado! Única dica que funcionou.
Destacando que no meu registro nem aparecia a pasta MicrosoftEdge. Assim, aumentei duas etapas: criei “novo” MicrosoftEdge; depois, “novo” Main; e, a partir daí, segui os passos ensinados na postagem, 🙂
Muito feliz, 😀
Obrigada, Pedro Simões!