PplWare Mobile

Quer ver imagens em formato RAW no Windows 10? Agora já o pode fazer nativamente


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Pedro Pinto says:

    Só ainda não entendi que a extensão para ver ficheiros em HEIC só a pagar.
    Mas vou testar aplicação para ver se funciona bem com RAW da máquina.

  2. Jorge Nicolau says:

    O Windows 10 já abre ficheiros RAW (.CR2 Canon) nativamente.

  3. Rui says:

    Eu desde que me lembra, consigo aceder aos ficheiros RAW da EOS 5D III (extensão .CR2), automaticamente no programa fotografias da Microsoft, no windows 10 (10 x64 Pro), em qualquer máquina que instalo, da mesma forma que abro um ficheiro jpeg. Inclusivé na pré visualização, tal e qual como os jpeg mesmo ao lado!!!!!

    • João Tomás says:

      Extensões da Canon abre, mas para Nikon (.NEF) e outras ainda tínhamos que instalar programas adicionais (no caso uso o NEF Codec oficial da Nikon)

      • Sónia Botelho says:

        Tenho uma Nikon há cerca de 5 anos e sempre consegui abrir as imagens em RAW. Não instalei nada específico e muito menos encontro essa app na loja da Microsoft.

    • Existem cerca de 40 extensões diferentes para o formato RAW e o Windows tem suporte nativo para 3 ou 4, e mesmo estes são limitados em algumas funções.

      Com esta novidade, passas a abrir muitas mais extensões e a ter muito mais.

      • Rui says:

        Sim, aliás, recordo-me de nas versões de windows anteriores, precisar de codecs da Canon para ler os RAW.
        É a evolução do muitas vezes mal falado Windows e que qualquer dia tem drivers e codecs para tudo nativamente!!!!!

    • Joao Magalhaes says:

      Sony A7R e nunca precisei de instalar nada no Windows para abrir os ficheiros RAW. Quanto ao limitado em algumas funções que o Pedro Simões fala sinceramente não entendo que funções são essas, eu só uso o visualizador mesmo para visualizar e apagar algumas fotos, tudo o resto faço no Photoshop/Lightroom

    • AqueleGajo says:

      @Rui Até a Adobe teve que lançar recentemente um update para o Photoshop para se poder abrir o RAW da Sony A7III dado que é um modelo muito recente. Apesar do formato RAW ser o mesmo tem várias codificações por dentro. É como teres um Quicktime (.MOV) que pode ser um codec Animation ou H.264.

  4. bola says:

    Precisa de versão insider do 10, ainda é “uma feature in development “, deviam alterar o título, pois para variar engana!

  5. jmsc says:

    Tentei obter o RAW Image Extension para Windows 10 mas obtive a informação de ainda não estar disponível.
    Futuramente ?

    • Falcão Azul says:

      “De momento,Raw Image Extension não está disponível.” Pois,é o que lá está escrito.Mas eu vi esta informação na loja da Microsoft através do meu smartphone.Penso que já esteja disponível para quem é insider do programa Windows Insider da Microsoft,relativo às novas Builds/Compilações do sistema operativo.Acho eu,mas logo verei isto.

  6. Joao says:

    Senhores da pplware as vezes penso em que ano estamos. Já existia extensao/codec para o windows. A minha NIKON esta a captar nesse formato e consigo abrir as fotos sem programa nenhum, apenas está instalado uma extensao no windows que quem nao sabe tembem nao vê.

    • Vítor M. says:

      Acho que não percebeste o que o Pedro Simões referiu. Dá do uma leitura também ao comentário que ele deixou só para enquadrar. Cmp.

      • Joao says:

        Sim, depois da noticia temos de ler os comentários todos. Acho que não custa nada adicionar lá no fim da noticia :” Existem cerca de 40 extensões diferentes para o formato RAW e o Windows tem suporte nativo para 3 ou 4, e mesmo estes são limitados em algumas funções.” E claro comprovar o porquê desta ser mais completa do que as outras porque para mim a que tenho funciona perfeitamente.

        • Vítor M. says:

          Também é verdade, mas esse tipo de informação está contido no texto que o Pedro deixou. Até porque se divagar no assunto RAW… temos adendas até ao natal 😉

          • Joao says:

            Não era divagar, era publicar a noticia completa com toda a informação. Porque para a noticia que está publicada, o titulo seria
            “Mais um codec para leitura de ficheiros RAW no Windows 10”.

  7. Pedro Reis says:

    Ainda não esta disponivel porque recomendam sacar?

  8. Filipe says:

    “De momento, Raw Image Extension não está disponível.”

  9. Ricardo says:

    Encontrei e instalei na Microsoft Store “Image Raw”, falta testar

  10. informado says:

    A sério? hahaha . No meu linux basta abrir o Krita e já está 🙂 ehehehe

  11. Lua Alves says:

    Não consegui ainda…

  12. jmsc says:

    o sr. Pedro Simões devia explicar esta embrulhada porque a noticia é de sua autoria.

    • Joao says:

      TU RU RU RU: Senhor Pedro Simões chamado ao banco dos reus 😉

      Tou a brincar, mas o sensato seria atualizar a noticia e esclarecer as situações. Ou mais fácil, bloquear os comentários desta noticia kkkkkkk 😉

      • jmsc says:

        Aqui não há julgamento. Há constatação de factos. Bloquear trapalhadas é uma forma simples de actuar. A mais correcta, parece-me é corrigir. Os ficheiros RAW da Canon não são os únicos que existem…

  13. Camilo Abraão says:

    Mas isso já é possível a mais de 2 anos, nativo do Windows 10, pelo menos as imagens em RAW (CR2) Canon.

  14. Marco says:

    Parece que é importante lembrar os comentadores que dizem que “isto já é possível à muito tempo”, existem mais fabricantes de máquinas fotográficas sem ser a Canon e a Nikon, que existem mais dispositivos a gravar em formato raw do que câmaras fotográficas, que existem inúmeros formatos “raw” e que mesmo dentro do mesmo formato existem variações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.