Há mais um grande fabricante a abandonar o Windows 7 e o Windows 8
Foi há cerca de um ano e meio que a Microsoft decretou o fim do Windows 7. Esta versão deixou de ter suporte da gigante do software, deixando os utilizadores com a tarefa urgente de migrar para uma versão mais recente e com todos os padrões de segurança necessários.
Esta decisão levou a que muitos fabricantes e criadores de software abandonassem o Windows 7, num movimento normal e esperado. Agora, depois deste tempo todo, há mais um fabricante que abandona o sistema da Microsoft. Falamos da NVIDIA, que em breve vai deixar de suportar os drivers neste sistema.
Sem suporte e sem ter a Microsoft ativamente a desenvolver o Windows 7, o sistema está a desaparecer. O seu fim foi ditado pela gigante do software, que com as propostas mais recentes acabou por ter de o abandonar de forma definitiva.
Claro que este não é um processo que acontece de forma imediata e os utilizadores têm lentamente migrado. A escolha é óbvia e o Windows 10 tem recebido estes novos utilizadores, que assim encontram um sistema atualizado e com correções periódicas.
Isto tem levado ao abandono do sistema por outros parceiros, que se focam no que de mais moderno existe. Agora, e de forma inesperada, existe mais um a abandonar o Windows 7. Falamos da NVIDIA, que anunciou que a partir de outubro abandona este sistema.
A criadora de placas gráficas vai mais longe e nessa mesma data irá abandonar também o Windows 8 e o 8.1. Desse momento em diante deixará de criar atualizações para os seus drivers e aplicações nestes sistemas.
O cenário vai ter, no entanto, algumas exceções importantes. Estas atualizações vão ser mantidas para questões e problemas de segurança que surjam. Do que se sabe, esta decisão não vai ter qualquer impacto nas placas atuais, que vão manter suporte para os jogos onde são ainda usadas.
Naturalmente que todas as novas placas gráficas que forem criadas não vão ter o suporte para o Windows 7 e as restantes versões que terminarem. Na verdade, muitos dos lançamentos recentes já não podem ser usados nestes sistemas mais antigos.
Este artigo tem mais de um ano
O Windows 8.1 tem suporte estendido até Janeiro de 2023, pela própria Microsoft, não percebo porque a nVIDIA descontinua primeiro.
Se tens Windows 8.1 licenciado podes actualizar de forma gratuita e legal para Windows 10.
Tenho o RT 8.1 num tablet chips Nvidia e vou deitá-lo ao lixo pq nem Linux dá para instalar por causa do boot lock. Andam os Xda develooers de volta disso há algum tempo.
“A escolha é óbvia e o Windows 10 tem recebido estes novos utilizadores, que assim encontram um sistema atualizado e com correções periódicas.” e com bugs e falhas em cada correção 🙁
“e com bugs e falhas em cada correção”… Tal como qualquer outro SO.
MENTIRA. O Windows 7 nunca lançou actualizações atrás de actualizações para corrigir problemas criados precisamente por actualizações anteriores. SO da treta.
Fogo lembro-me na altura tudo a adorar o 7 e empresas empresas, users finais etc com ecrãs azuis da morte. Desde que veio o 10 mobtes de users só têm problemas porque fazem algo no registo ou metem programas manhosos antigos. Pah atualizem-se! Um programa que funcione no XP deve ser atualizado para funcionar no 10. Não querem pagar fiquem então com o Windows 95. Feito
Tenho Windows no meu portátil, mas este está obsoleto porque tem várias drivers sem actualizações, no-sense…
completando Windows 10
Pode experimentar programas externos como o “Driver Easy” (entre eventuais outros) para procurar versões mais recentes dos drivers.
Não é 100% seguro, já tive de reverter actualizações de drivers que correram mal (o dispositivo deixou de funcionar), mas normalmente corre bem.
Claro que se o fabricante não disponibilizar uma versão mais recente, nada a fazer.
Estou em frente ao meu velhinho Acer Aspire 5720 que tem 3GB de ram e um processador Core 2 Duo a 1,8Ghz. Tem o Windows 10 Home atualizado e estou pensando em substituir o disco por um Ssd e aumentar a memória para 4Gb, reinstalando o W10 de 64bitas.
Ainda estou afim de gastar uns trocos neste brinquedo que data de 2005/2006, embora isso não pareça muito racional…
Ainda uso bem o XP
Tenho o 10 em triple boot com o 7 e com Linux… De todos, continuo a usar o 7 com mais frequência, porque, para mim, é mais apelativo… Para trabalho, uso, normalmente, o Linux… O 10 uso por uma questão de curiosidade… Mas estou em crer que, assim que a maioria do software que uso deixar de suportar o 7,devo mudar quase definitivamente para Linux… Não gosto, sinceramente, do 10…dá estética ao próprio SO.
Isto não quer dizer que o ache melhor ou pior… É uma questão de opinião pessoal… Cada um com a sua…