Windows 7 e Windows 8.1 perdem suporte da Microsoft nos próximos dias
A Microsoft está a encerrar o suporte aos seus sistemas mais antigos, Windows 7 e Windows 8.1. O fim estava agendado há algum tempo, estas versões dentro de uma semana ficam sem atualizações de segurança futuras.
Apesar de serem ainda dos sistemas operativos mais utilizados, devido à sua idade podem agora ficar expostos a problemas de segurança e a falhas. Se é utilizador, então não espere mais para se atualizar.
O fim do Windows 7 e do Windows 8.1
Será já na próxima semana, no dia 10 de janeiro, que a Microsoft vai terminar o suporte definitivo ao Windows 7 e ao Windows 8.1. Esta é uma data importante e para a qual a empresa vinha a alertar os utilizadores há algum tempo.
Dessa data em diante, todas as atualizações de segurança são terminadas e estes sistemas perdem toda a atenção da Microsoft. Ficam expostos a problemas e a falhas que surjam e que possam ser e aproveitadas por agentes maliciosos.
Microsoft acabará com o suporte
Nesse mesmo dia é esperada a chegada de mais uma versão do Edge. A Microsoft tem nos seus planos o lançamento a versão 109, que curiosamente será também a última a ser suportada no Windows 7 e ao Windows 8.1. Esta deverá ser mais uma razão para que a atualização destes sistemas seja realidade.
Este último ponto é extremamente importante para os utilizadores. A Microsoft não está a oferecer mecanismos para que a atualização seja realizada de forma gratuita, apesar de no passado ter colocado essa opção em cima da mesa. Apenas a atualização do Windows 10 para a última versão é garantida e gratuita.
Não haverá mais nenhuma atualização
No caso do Windows 7, os utilizadores já tinham perdido o suporte em 2020, tendo sido mantidas apenas as atualizações para quem pagasse os 2 anos de suporte extra. A taxa de utilização deste sistema não baixou como se esperava, como se tem visto. No caso do Windows 8.1, estes números são bem mais reduzidos.
A única recomendação da Microsoft é mesmo a atualização Windows 7 e do Windows 8.1 para uma versão mais recente. Alerta ainda para que se esta não for possível, deverá ser optado por uma atualização do computador. O dia 10 de janeiro está a chegar de forma rápida e é melhor os utilizadores preparem-se para o que vai mudar.
Este artigo tem mais de um ano
Windows Embedded POSReady 7 com suporte ESU até Outubro de 2024.
Ainda pode ser feito o upgrade de Win7 para Win10 gratuito (curiosidade)?
Fiz há uns dias sem problemas num portátil antigo que por aqui passou.
Obg pela info!
Oficialmente não, mas ninguém te impede de fazer o upgrade com o ISO.
Obg pela info!
Por curiosidade, as caixas ATm usam ainda o Windows 7? Sem esse suporte, poderá ser mais perigoso utilizarmos as caixas ATM, pois os hackers vão ter o acesso mais facilitado, certo?
As caixas ATM que usam Windows 7, devem estar a usar a edição Windows Embedded POSReady 7, que tem ainda suporte até 2024. De qualquer forma, o perigo não é para nós, utilizadores, mas sim para a SIBS.
Obrigadíssimo pela info! Forte abraço.
Tenho um portátil antigo (HP Pavillion 15 AMD 2.00 GHz quad-core, 4 GB RAM) tinha windows 8.1 nele, o windows 10 é mais pesado por isso instalei linux mint e mais tarde o manjaro (arco linux muito bom tb), a performance nem se compara e vai ficar com linux mesmo!