PplWare Mobile

É cada vez mais difícil instalar o Windows 10 sem ter uma conta Microsoft


Autor: Pedro Simões


  1. Paulo Pires says:

    Isso é tão simples se contornar colocando os primeiros números de um telemóvel e clicando seguinte e na janela seguinte, no canto inferior esquerdo, terá a opção de escolher uma conta local. É não é necessário estar desligado da net.

  2. Miguel Costa says:

    Quando se faz uma instalação limpa, o computador não deve ter a internet activa. Mesmo na configuração deve ser ignorada a opção. Depois de terminar, então configurar a ligação e fazer a instalação de drivers, seguido da instalação de todas as actualizações.
    Só depois disto é que se avança para as configurações personalizadas, como programas e passwords.

    • Drived says:

      Ainda ontem estive a fazer uma instalação “limpa” do Windows 10 num portátil e não me apareceu a opção de usar uma conta local. Para contornar o problema não liguei à rede durante a instalação (conforme descrito no artigo), e só quando terminei o fiz. Vamos ver se não se lembram de “obrigar” o utilizador a estar ligado à rede para instalar o Windows. Não tenho nada contra a Microsoft, mas isto é um abuso!

      • k says:

        Não te obrigam para já mas quando ligaste não te apareceu uma janela azul a dizer que “vamos terminar a instalação”? Claro, pode ser ignorado mas eles fazem isso.

      • Fábio says:

        Existe uma forma de fazer bypass mesmo estando ligado à Internet. Basta quando pede a conta Microsoft colocar apenas user e na password o mesmo. Irá ser apresentado um erro e aparece a opção para configurar conta offline.

  3. Samuel MG says:

    Isto só mesmo a Microsoft!!

    • ptbman says:

      Realmente, só mesmo a Microsoft. A Apple até deixa ter contas locais e tudo… Enfim…
      Se era suposto referir-se a Linux, então já tem razão, mas isto é algo que a Apple faz há muitos e longos anos.

      • ptbman says:

        Já agora, sou mais que a favor que haja a opção de ter contas locais.

        • Samuel MG says:

          O Linux não tenta impor serviços e outras cenas aos utilizadores.

          • balonposte says:

            Se quiser suporte decente, tem de pagar!

          • fak says:

            Balonposte
            suporte decente?
            refereste ao suporte tipo microsoft que é “Obrigado por entrar em contacto conosco.
            *1001 linhas de texto*
            aconselhamos a que reinicie o computador.
            responda de volta a dizer como correu”

            este tipo de suporte?

            no linux podes não ter a empresa a dar suporte, mas tens utilizadores nos forum que são autenticos engenheiros informáticos que em meia duzia de linhas oferem-te 1001 soluções para experimentares.

      • Pedro Fonseca says:

        A Apple não deixa criar contas locais?
        Vá lá ver isso outra vez, porque eu tenho uma conta local no meu MacOS Catalina.

    • Filipe F. says:

      O que tem? O botao esta la e existe. Podes ter conta offline. Dramatizar menos os artigos. Permite fazer o mesmo que sempre permitiu no windows 10, apenas e so e isso ja acontece ha 1 ano e nao foi de agora, o destaque é para fazer login com conta microsoft do que criar conta local. A pplware é que quis fazer um drama de algo que ja esta assim ha largos meses.
      E tal como no iphone requer conta itunes para funcionar em pleno, tal como no android requer conta google para tirar partido total, qual o drama a microsoft querwr conta microsoft para tirar partido total do windows? Se lessem as vantagens de se usar conta de email no windows do que conta offline perceberiam. Mas estas noticias servem pra isto, em vez de mostrarem o porque das coisas, criam dramas que nao existem, apenas pq o layout mudou

  4. Joao Ptt says:

    Eles querem mesmo forçar a conta Microsoft por motivos óbvios: forçar a loja da Microsoft a toda a gente, mas para isso precisam de uma conta Microsoft activa… assim esse problema é ultrapassado uma vez que se torna quase impossível escapar à utilização de uma.
    Ainda tem aquela vantagem de eventualmente ajudar na espionagem porque está definitivamente ligado a uma conta online.

  5. Joaquim says:

    Qual é o problema? Para ativar um telemóvel Android também temos de ter uma conta GMail…

  6. Jorge says:

    Os utilizadores do Windows não estão habituados a isto e ficam “chateados” com isto, mas não se importam que se deparam com a mesma questão quando é com Android ou iOS?!

  7. Fak says:

    para mim conta MS é uma mais valia, as minhas chaves do windows 10 estão todas lá guardadas além de que assim o windows faz backup das minhas personalizações e definições.

    • eRRe says:

      As chaves (Windows) não estão associadas às contas Microsoft, estão associadas ao hardware ID da motherboard (experimente mudar the motherboard e instalar o Windows com a mesma chave 😉 ).
      Limitem-se a falar, com certezas absolutas, daquilo que sabem.

      • Rui says:

        A do SO Windows 10, é verdade, fica gravada na board se for UEFI, mas se tiveres uma licença do Office fica no mail.

      • fak says:

        eRRe
        as chaves, desde que sejam compradas, são “reútilizaveis”. Obvio que as chaves que vêm com o computador não funcionam, mas se comprares uma chave e fores a (vou mesmo ter o trabalho de te dar todos os passos):
        – conta microsoft/Dispositivos/Gerenciar/Gerenciar (menu drop down) e clicares em “Remover Computador”, o teu PC vai desaparecer da conta e a partir deste ponto, tudo o que irá aparecer na tua conta será “Windows 10 home/pro” com a descrição “not in use”.

        para reutilizar a chave, vais ao novo computador (digamos que o teu não trazia W10), fazes login com a tua conta MS.
        vais à tua conta MS na internet, vai lá aparecer esse novo computador. Associas a chave e voilá, chave reutilizada. fazes reboot ao PC e já deverá aparecer ativado.

        por isso sim, estou a falar com certezas absolutas, pois comprei este computador com w10 home e mais tarde instalei o w10 PRO e fiz o processo acima para o ativar.
        E claro está que a chave original deste computador ainda consta na minha conta, apesar de só ativar este computador por ser chave OEM, enquanto que a PRO não é uma chave OEM, comprei mesmo o disco do W10 pro.

        • eRRe says:

          Obrigado pelos passos, vou verificar se tal aconteceu (eu tenho o windows activado com uma chave que era do windows7, e a primeira vez que o fiz foi com a conta msft). Como nunca mais tive de olhar para isso fiquei com a ideia de que as chaves não ficavam associadas à conta msft, mas sim ao dispositivo onde foram activadas.

          • Fak says:

            @eRRe
            Sim, o Mais provável é estar associada à conta.

            Só tem atenção numa coisa, se vais trocar do home para o Pro, aponta em local seguro a chave do Home porque a MS, se a chave OEM não for usada durante 2 anos (penso eu) ela desaparece da tua conta porque a MS pensa que esse computador já não existe.

            Isto aconteceu comigo à 2 ou 3 anos com um portátil e para desaparecer a chave foi mais ou menos 1 ano e meio a 2 anos.

        • eRRe says:

          Aliás, até vou precisar disso para remover a chave do meu portátil (que veio com versão Home) e activar uma chave Pro que tenho de outras instalações (8.1 pro, acho). Boa cena, não fazia ideia disto.

          também não fazia ideia que se conseguia fazer gestão da própria máquina (pelo menos saber o espaço em disco dá para ver) pelo portal…

          https://i.imgur.com/FA5RBQm.png

          • Fak says:

            Sim dá para fazer umas cenas básicas na conta MS, nada de outro mundo e eu até nem as acho assim muito relevantes porque isso só serve para quem tem diversos computadores associados à conta ter uma visão geral do estado desses computadores, parece que é mais ferramentas de administrador.

  8. Observador says:

    Pelo menos na versão PRO, ao selecionar adicionar ao Dominio de seguida é possível criar a conta local, mesmo estando ligado á Internet.
    Não posso confirmar na Home, por não ter instalado ultimamente.

    • eRRe says:

      farto-me de instalar o Pro (tanto no trabalho, como em casa) e não aparece a opção de adicionar ao domínio. Normalmente, e para não ter surpresas, tenho uma pen drive, com os drivers necessários sacados nas versões mais recentes, e instalo sempre o Windows offline. Só me ligo á rede depois de ter os drivers instalados. a razão é simples, a Microsoft, apesar de melhor, ainda deixa a desejar MUITO neste campo. Da última vez que me lembro de instalar o 10 com rede ligada, tive uma data de problemas relacionados com drivers de placa gráfica, por exemplo.

      Apenas na versão Enterprise me apareceu a opção de adicionar ao domínio (por defeito também mostra o ecrã para introduzir detalhes da conta Microsoft – enterprise ltsc 2019).

      não sei de cor, se na versão home é preciso mais ginástica, mas é na mesma possível usar conta offline (é obrigatório, visto que estamos na UE, e RGPD, e coiso e tal).

  9. Markito says:

    Solução: Windows 7 !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.