Cuidado, a Microsoft está a espiá-lo e a receber dados assim que instala o Windows 11
Há muito que se fala da informação que a Microsoft recolhe no Windows 11 e nas versões anteriores. Este é sempre um tema polémico, mas que agora parece ter ganho uma nova vida. Um teste revelou que assim que é instalado, o Windows 11 envia dados para a Microsoft e outras empresas, de forma silenciosa.
Dados de telemetria que o Windows 11 envia
Já se sabia que o sistema recolhia e enviava dados para a gigante do software, para supostamente melhorar a experiência de utilização para todos os que elegeram esta proposta, mas uma análise recente ao Windows 11 veio mostrar um lado menos conhecido deste sistema da Microsoft
O canal PC Security Channel testou a instalação da mais recente versão do Windows 11, para avaliar o seu comportamento. Um dos testes, óbvio e essencial, olhou para as comunicações deste sistema com a Internet e o que estas continuam.
Provavelmente o resultado não vai deixar os utilizadores satisfeitos, mas desde o momento em que o Windows 11 arranca, a comunicação é iniciada. Esta situação acontece desde o primeiro arranque depois da instalação do sistema da Microsoft.
Não é só a Microsoft que recebe informação
Ainda mais curioso é que esta informação não se limita a ser realizada para a Microsoft, havendo mais empresas a receber dados. As consultas de DNS descobertas revelaram que empresas como a Steam, McAfee e Comscore ScorecardResearch.com recebem comunicações do Windows 11. Esta última está associada a publicidade e a campanhas de marketing.
A título de comparação, o mesmo teste foi realizado com um dos sistemas mais usados da Microsoft. O Windows XP foi instalado e desde a sua primeira utilização apenas existiram comunicações com os servidores do Windows Update e do Microsoft Update.
Mesmo sendo um cenário conhecido, nunca se pensou que tivesse uma abrangência tão grande. A Microsoft sempre declarou que recolhia dados e telemetria, mas nunca especificou de forma clara a sua utilização e o destino dos dados que são recolhidos.
Este artigo tem mais de um ano
O canal PC Security Channel testou a instalação da mais recente versão do Windows 1
Microsoft sempre foi uma empresa mt pouco confiável.
Fazem o mesmo que os chineses..”mas isto tanto o Trump como o Biden .. não falam .mas sabem apontar o dedo aos chineses..como é que é!!??”
Estás com pena dos chineses?
Que falta de subtileza da Microsoft.
A forma correta era enviar os dados para a Microsoft e depois era a própria Microsoft que distribuía os dados pelos parceiros.
Nada de novo.
Tanto a Microsoft como a Apple activamente fazem esse tipo de abuso, e toda a gente sabe.
Quem não quer esse abuso, muda para uma distribuição de Linux livre de “telemetria”.
O Ubuntu, que pertence a uma empresa privada, também já teve os seus momentos de “telemetria”, e não é muito de confiar.
Portanto, mesmo escolhendo Linux, há que ter critérios a escolher a distribuição, que vão desde segurança, facilidade de utilização, para que fim se destina, etc.
E então qual seria a melhor distribuição Linux??
Slackware. Best of the best.
basicamente qualquer uma, quase todas elas têm a opção de não usar telemetria, mesmo o ubuntu quando se fala desses problemas era relativamente a ter uma parceria com a amazon e estava á vista de todos, e perguntava se queria ter essas parcerias no processo de instalação.
O Mint Mate ou o MX Linux são atualmente as melhores distros para quem têm PC ou Portatil com pelo menos 8 Gb de RAM. Para quem têm menos é recomendado Linux Lite OS que só necessita de 1.5 Gb de RAM e um 1.5 Ghz de velocidade de processador.
O MX Linux tem uma versão com AHS (Advanced Hardware Support) que já traz o Kernel 6.0 e os últimos drivers gráficos e firmware. Funciona lindamente com AMD Ryzen, AMD Radeon RX graphics, ou 9th/10th/11th geração Intel hardware.
Várias pontos de vista têm depois escolhas diferentes.
Particularizando, se for para uma utilização sem muito conhecimento técnico, será sempre escolhida uma distribuição simples de usar, daí as pessoas escolherem muitas vezes Ubuntu, ou Fedora ou similares.
Se for para uma utilização mais profissional, há muitas escolhas, desde a lista proposta pela FSF que se pode ver aqui https://www.gnu.org/distros/free-distros.html , mas que não são as únicas, porque não estando na lista também são muito boas, como nixOS, Debian, Slackware, etc.
A melhor distribuição depende sempre do contexto, mas quase se pode dividir em: para o utilizador comum e a utilização profissional.
Pensava que eram só os chineses… afinal não, volta huawei estás perdoada
Mas ainda tem gente que acredita nos americanos, tudo que vem de lá é pior que vindo da China.
Mal por mal, prefiro os americanos! Pelo menos espiam para ter vantagens comerciais e são aliados, já os chineses espiam tudo, para fins comerciais, industriais, militares e políticos com a cereja no topo do bolo, entre dentes, somos tratados como inimigos.
E acreditas cos EUA nao fazem o mesmo? Se acreditas então tens de tirar as palas.
A diferença meu caro e que nos americanos tu podes protestar , já nos chinocas…
Lá por ser mau, não quer dizer necessariamente que seja pior. Mal por mal, prefiro actores privados a terem os meus dados para fins publicitários do que um actor estatal, principalmente num regime autoritário.
Dito isto, o Windows 11 tem vários toggles de privacidade que é possível ajustar e suponho que devem mitigar o nível de telemetria. O facto preocupante é que a experiência default.
Em último caso, o Linux desktop nuca foi tão user friendly como é hoje, e para quem dá importância à privacidade certamente deve considerar essa opção.
Vi agora o vídeo e aparentemente, é já com a telemetria no mínimo. Yikes….
Está na altura de the adicionar uns endereços ao pihole….
+1
Acontece o mesmo no windows 10 desde que eles implementaram as “sugestões no menu iniciar”.
Muita gente ficaria estupefacta por saber que até os sistemas de infotainment dos carros actuais também recolhem dados para enviar às marcas (e não é só à do carro).
Este é o mal da internet em todo o lado. Este tipo de empresas começaram a recolher dados para vender, mesmo que sejam coisas insignificantes como marca de pneus e valores de pressão.
“Windows 1”
Não vi o MS-DOS Executive aí. Nem sabia que ele recolhia tantos enquanto eu estava a me divertir com uma partida de Solitária.
Não sabias? Eu ajudo: https://bit.ly/3lpI3y9 😉 do que há não falta nada. Abraço e boa semana.
Falta aí o da Xerox, o primeiro sistema gráfico!
Também não é preciso salivar
Cuidado, a Apple está a espiá-lo e a receber dados assim que instala o Mac (inserir versão)
Cuidado, a Apple está a espiá-lo e a receber dados assim que instala o iOS (inserir versão)
Cuidado, a Google está a espiá-lo e a receber dados assim que instala o Android (inserir versão)
Nada de novo, todas fazem isso, mas a Microsoft é sempre a vilã
+1
Cuidado, a Apple está a espiá-lo e a receber dados assim que instala o iOs e MacOS…
Quem for ver as apps que são pré-instaladas no Windows 11, vai logo ver uma série de coisas como Netflix, Spotify, etc, sem que o consumidor tenha escolha. O que pode fazer é ir lá e desinstalar essas mesmas apps. Mas quantos o fazem?
🙂 Claro que o regime americano é do pior que existe 🙂 Quando vocês estiverem sob o domínio chinês ou russo será uma liberdade ilimitada a todos os níveis 🙂 tipo o paraíso terrestre .-)
Falsa liberdade é pior que autoritarismo assumido!
tens a liberdade de não instalar Windows, MacOS, ou não usar iOS ou Android da Google, e optar por outros tipo Linux ou LineageOS.
Agora no autoritarismo assumido, tens que usar o que eles te dão e com Spyware e Firewall para filtragem do que podes ver ou aceder.
Realmente essa “máxima” está incorrecta
Seria interessante umas dicas sobre a forma de barrar isso tudo.
pi-hole, regras no router ?
Quem tiver boas dicas, é um bom momento.
tens tb o O&O ShutUp10
Cuidado: é a Microsoft, a Apple, a Google , o Facebook , a internet em geral, os ISPs, o 5G, a televisão , a box tv, o Waze, todos os carros novos com infotainment, os bancos, as câmaras nas estradas, o aspirador robot que lhe limpa a casa, … E podia continuar o dia todo nisto… Portanto a questão é simples : querem tecnologia ligada à internet ? Habituem-se e deixem-se de choradeiras como a deste artigo …
tal e qual…devia ser o 1º comentário e não era preciso mais nenhum…
Nada de novo, depois de experimentar Linux, Windows só virtualizado porque ainda há duas coisas que ainda não consigo fazer no sistema MS.
Assim sendo não me preocupo com Secure boot nem TPM pois as máquinas que possuo ainda estão para durar.
Bye Microsoft
De vez em quando vem o drama. Tentem a psicologia. Pode ajudar. Ou então…não se liguem. É simples.
É verdade! Pensar que ainda podem andar por aqui e ter toda a privacidade!