Correr o Windows 11 nos Macs com SoC M1? Microsoft confirmou que não é possível
O Windows 11 tem estado a ser o sistema que mais interesse tem gerado nos utilizadores. Esta novidade da Microsoft promete trazer muitas melhorias e alterações, que vão elevar ainda mais este sistema operativo.
Muitos dos que estão a testar esta nova versão tentam fazê-lo em todo o tipo de plataformas e hardware. A Microsoft veio agora a público revelar uma novidade que não vai agradar a todos. A gigante do software não pretende ter suporte para os SoC M1 da Apple, pelo menos para já.
Windows é uma alternativa nos Macs da Apple
Muitos utilizadores dos Mac optam por ter presentes nas suas máquinas um sistema operativo adicional. Por norma a escolha recai no Windows, que é por norma a escolha mais óbvia e a que mais oferece aos utilizadores no dia a dia.
Assim, seria natural e lógico pensar que o Windows 11 seria a próxima proposta para ser usado nos PCs da Apple. A Microsoft já veio a público e revelou que esta poderá não ser uma realidade, uma vez que a empresa não pretende dar suporte ao SoC M1 da Apple.
Windows 11 não vai correr nos SoC M1
Esta notícia é tanto pior uma vez que este suporte não irá não existir apenas para o suporte direto do hardware que a Apple desenvolveu. Este será também mantido longe de todas as plataformas de virtualização que existem já para os Mac com o SoC M1.
Há ainda ideia de que a Microsoft estará a tentar bloquear a utilização do Windows 11 nestas plataformas. Um caso recente, com uma build de testes, começou a apresentar problemas de estabilidade, o que prova que podem existir trabalhos para limitar esta utilização.
Microsoft não quer nem com virtualização
Neste caso concreto, a Parallels conseguiu contornar o problema do Windows 11, com a versão 17.0.1 e sem qualquer intervenção da Microsoft. Ainda assim, não existe qualquer garantia de que esta situação será mantida por muito tempo.
A Microsoft acabou por confirmar também que até nos sistemas de virtualização o suporte para o Windows 11 não será garantido. Fica assim claro que a gigante do software não terá planos para que o seu sistema corra em hardware da Apple, seja em que condições for, acabando por deixar os utilizadores sem o acesso esperado.
Este artigo tem mais de um ano
A maior parte do software Legacy que eu preciso não funciona em ARM, por isso haver ou não haver a possibilidade de correr o W11 ARM no M1 é absolutamente irrelevante.
A única possibilidade é voltar ao Windows quando tiver de trocar de computador, ou ter dois computadores.
A versão Windows ARM pode correr algum desse software “legacy”.
Sim, mas basta que um dos que eu preciso não funcione que passa a ser inútil (para mim).
Windows Remote desktop app ou usar parallels. Para que instalar the raiz?
Como 99,9% dos utilizadores usam (1º)browser, (2º)mail e (3º)office, o MacOs dá e sobra para as necessidades, mas o diabo está nos 1% que não têm alternativa.
Não é possivel porque não querem, mas eu diria que isso compete a Apple.
compete primeiro à Microsoft começar por licenciar o sistema para poder ser instalado ou virtualizado noutros computadores, coisa que não faz e não quer, até porque já há quem consiga correr o Windows ARM em Macs M1
Se for para uso intensivo é sempre melhor ter um PC.
Para utilização frequente: Windows 365 (desde 28,20€ + IVA / mês) ou então para algo mais barato lá para casa: PC com Windows + Net 24/7 + VPN + remote control ou RPD
Para uso esporádico: minipc de bolso tipo CHUWI LarkBox e ligar RDP
Acabo de experimentar o Win11 preview buid 22000 através do emulador maquina virtual UTM – QEMU ( simples e gratuito) e funciona sem problemas
Atenção, a unica coisa que não garantem é o suporte, porque funcionar não deverá ser dificil.
A meu ver será para promover o Windows 365. Pena que seja só para empresas, o que inflaciona o preço. Eu preciso do Windows no Mac M1 para dois programas muito simples e leves, mas ainda não consegui perceber qual será a melhor opção preço/qualidade. Com esta notícia se calhar já está decidido…