Dica: Como bloquear remotamente o seu PC com Windows 10 se o perder
Cada vez mais os nossos equipamentos estão interligados e comunicam entre si. Isto traz possibilidades que antes não tínhamos e que agora podemos explorar.
O Windows 10 tem muitas novidades e entre elas está a possibilidade de ser bloqueado remotamente. Hoje vamos explicar como o podem fazer diretamente do smartphone em momentos de necessidade.
Não será algo recorrente, mas o Windows 10 tem proteções para evitar que percam informação ou que esta cai nas mãos de terceiros. Podem, a qualquer momento, bloquear um computador e assim torná-lo mais seguro, se o perder.
Aceder à conta Microsoft do utilizador
O primeiro passo para conseguirem este bloqueio é o acesso à página de dispositivos associados à conta Microsoft do utilizador.
Para isso basta colocar o nome de utilizador e a palavra passe, realizando a autenticação na conta Microsoft. Devem usar a mesma conta que está associada no PC que querem bloquear.
Bloquear remotamente o Windows 10 pelo seu smartphone
Dentro da conta, na zona de dispositivos, devem escolher a máquina que querem bloquear. A lista presente mostra todos os equipamentos associados e devem escolher a opção Show details.
Dentro da área do dispositivo devem escolher o separador Find my device e depois, nessa nova area, selecionar Lock. Neste momento vão iniciar o processo de bloqueio.
Informações adicionais a quem encontrar o PC
No último passo devem efetivar o bloqueio do Windows 10. Todas as contas locais vão ser bloqueadas e o serviço de localização ativo. Devem autorizar este ponto para avançarem.
Por fim, e se pretenderem, podem deixar uma mensagem que será mostrada no ecrã de bloqueio. Ao carregarem no botão Lock vão bloquear definitivamente o PC com o Windows 10.
Claro que este processo implica que o PC tenha acesso à Internet, quando o perder. Ao encontrarem o computador, apenas a conta de administrador poderá desbloqueá-lo.
Este artigo tem mais de um ano
Format C:/ resolve logo o “problema” para alguém mal intencionado, se o bloqueio fosse feito na BIOS já era outra história.
“format c:/”….
tu estás em que ano?!
O W10 não é seguro, perder o portátil, ou ser se alvo de furto, significa que os documentos e palavras passe ficam disponíveis a outros. Quem tem conhecimentos, quebra os inícios de sessão (palavras passe) e os nossos conteúdos e palavras passe, mesmo as protegidas no Browser, tornam se acessíveis. No caso apresentado, desligam o computador e vão para local sem Internet.
+1
O ideal é encriptar o máximo de ficheiros possiveis no windows.
Conheces Bitlocker?
Então não digas barbaridades
Ferramentas de boot podem quebrar senhas, acessar arquivos do computador e muito mais, fora que um notebook necessita de internet para informar localização ou que precisa ser bloqueado…
O problema começa a ser sério quando se chega ao ultimo parágrafo do artigo e nesse contexto, por muitas boas intenções que se tenha na proteção, só mesmo um bitlocker resolve a nivel de software.
Em que circunstancias será possível ter a sorte do portátil roubado venha a ter acesso à Internet?
Falando de sorte, só mesmo se o agente do “desvio” estiver dentro do alcance da rede guardada pelo dono.
Em algumas versões do Windows 10 (Pro, Enterprise ou Education) é aconselhável ter uma partição encriptada com recurso ao BitLocker destinada a todos os ficheiros pessoais e/ou de trabalho. Desta forma, em caso de perda ou roubo, os ficheiros estarão protegidos.
O W10 deveria vir com Bitlocker de origem em todas as versões, o Android e iOS já aos anos que codificam os ficheiros internos se quisermos. Só quem tem um chip de plataforma de proteção vê o SSD ou HDD codificados no Windows Home.
Em resumo: o Veracrypt por exemplo permite codificar um disco ou fazer um ficheiro encriptado que pode ser montado como uma unidade e aí dentro ter tudo protegido (fotos e documentos privados por exemplo).
Mas no final quem encontra ou rouba um portátil vai é formatar o disco e instalar o SO de novo… os PC com Windows deveriam ter uma EFI que bloquearia tudo em caso de roubo.
O melhor para recuperar de furtos/ roubos é colocar um localizador físico dentro do equipamento independente do resto. Em alguns sítios utilizam tal para operações com apoio da polícia para apanhar criminosos.
Quanto à protecção de dados o melhor é meter VeraCrypt ou algo do género… mas se furtarem com o computador ligado e o malandro for hábil pode obter as chaves da memória.
Que tipo de localizador físico te referes ?
Já uso portáteis com os discos encriptados 100% há mais de 15 anos, antigamente usava o truecrypt, hoje é fácil proteger os computadores com o bitlocker do Windows, mas é preciso no mínimo de uma versão pro, a versão home não tem o bitlocker, aconselho a comprar portáteis com o chip tpm. (Trusted Platform Module”), mais importante é fazer o backup da chave de encriptação do bitlocker para uma pen que também esteja com encriptação por hardware. Já tive problemas com actualizações das bios e software dos portáteis e perderem a chave do bitlocker, depois será necessário a chave original para poder entrar no Windows senão tiver a chave guardada fora do computador/portátil perde tudo.
Há 11 anos roubaram-me o meu portátil e não perdi nenhuma informação, pois o portátil estava 100% encriptado com Aes256 com o Truecrypt, é claro que é necessário fazer backups também devidamente protegidos com encriptação dos nossos computadores senão é 100% certo que arriscamos a perder tudo.
Excelente articulo… Gracias Saludos