PplWare Mobile

Dica: Como bloquear remotamente o seu PC com Windows 10 se o perder


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Joz says:

    Format C:/ resolve logo o “problema” para alguém mal intencionado, se o bloqueio fosse feito na BIOS já era outra história.

  2. Belfodyl_da_Net says:

    O W10 não é seguro, perder o portátil, ou ser se alvo de furto, significa que os documentos e palavras passe ficam disponíveis a outros. Quem tem conhecimentos, quebra os inícios de sessão (palavras passe) e os nossos conteúdos e palavras passe, mesmo as protegidas no Browser, tornam se acessíveis. No caso apresentado, desligam o computador e vão para local sem Internet.

  3. Douglas Matos says:

    Ferramentas de boot podem quebrar senhas, acessar arquivos do computador e muito mais, fora que um notebook necessita de internet para informar localização ou que precisa ser bloqueado…

  4. Redin says:

    O problema começa a ser sério quando se chega ao ultimo parágrafo do artigo e nesse contexto, por muitas boas intenções que se tenha na proteção, só mesmo um bitlocker resolve a nivel de software.
    Em que circunstancias será possível ter a sorte do portátil roubado venha a ter acesso à Internet?
    Falando de sorte, só mesmo se o agente do “desvio” estiver dentro do alcance da rede guardada pelo dono.

  5. Alberto Jesus says:

    Em algumas versões do Windows 10 (Pro, Enterprise ou Education) é aconselhável ter uma partição encriptada com recurso ao BitLocker destinada a todos os ficheiros pessoais e/ou de trabalho. Desta forma, em caso de perda ou roubo, os ficheiros estarão protegidos.

  6. Mateus Pinto says:

    O W10 deveria vir com Bitlocker de origem em todas as versões, o Android e iOS já aos anos que codificam os ficheiros internos se quisermos. Só quem tem um chip de plataforma de proteção vê o SSD ou HDD codificados no Windows Home.

    Em resumo: o Veracrypt por exemplo permite codificar um disco ou fazer um ficheiro encriptado que pode ser montado como uma unidade e aí dentro ter tudo protegido (fotos e documentos privados por exemplo).

    Mas no final quem encontra ou rouba um portátil vai é formatar o disco e instalar o SO de novo… os PC com Windows deveriam ter uma EFI que bloquearia tudo em caso de roubo.

  7. uipii says:

    O melhor para recuperar de furtos/ roubos é colocar um localizador físico dentro do equipamento independente do resto. Em alguns sítios utilizam tal para operações com apoio da polícia para apanhar criminosos.

    Quanto à protecção de dados o melhor é meter VeraCrypt ou algo do género… mas se furtarem com o computador ligado e o malandro for hábil pode obter as chaves da memória.

  8. Luis Martins says:

    Já uso portáteis com os discos encriptados 100% há mais de 15 anos, antigamente usava o truecrypt, hoje é fácil proteger os computadores com o bitlocker do Windows, mas é preciso no mínimo de uma versão pro, a versão home não tem o bitlocker, aconselho a comprar portáteis com o chip tpm. (Trusted Platform Module”), mais importante é fazer o backup da chave de encriptação do bitlocker para uma pen que também esteja com encriptação por hardware. Já tive problemas com actualizações das bios e software dos portáteis e perderem a chave do bitlocker, depois será necessário a chave original para poder entrar no Windows senão tiver a chave guardada fora do computador/portátil perde tudo.
    Há 11 anos roubaram-me o meu portátil e não perdi nenhuma informação, pois o portátil estava 100% encriptado com Aes256 com o Truecrypt, é claro que é necessário fazer backups também devidamente protegidos com encriptação dos nossos computadores senão é 100% certo que arriscamos a perder tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.