Atualização do Windows Defender deixou Windows 10 desprotegido durante horas
O Windows Defender conseguiu ganhar o seu espaço e é hoje uma das principais propostas no campo da segurança. Integra-se de forma única com o Windows 10 e consegue garantir de forma quase total a segurança deste sistema.
Infelizmente, e fruto de um problema pontual, o Windows Defender esteve com problemas graves e deixou os utilizadores do Windows 10 desprotegidos. A solução acabou por ser resolvida, mas esteve a limitar a proteção do Windows 10.
Uma falha grave no Windows Defender
Tal como outro antivírus, o Windows Defender depende das assinaturas periódicas que recebe para proteger os utilizadores. Estas atualizações são fornecidas pela própria Microsoft, que controla assim o comportamento da sua solução de segurança.
Foi precisamente uma dessas atualizações que trouxe recentemente problemas ao Windows Defender e ao próprio Windows 10. Esta chegou de forma completamente normal, mas rapidamente começou a apresentar problemas sempre que era feita uma análise completa do sistema, mesmo que automática.
O Windows 10 esteve desprotegido durante horas
Sem qualquer razão aparente, esta análise de segurança do Windows Defender passou a interromper a aplicação. Esta apresentava erros dentro do próprio Windows 10. Assim, e sem este elemento essencial, a segurança esteve comprometida.
Rapidamente as queixas começaram a surgir nos fóruns da Microsoft, relatando os problemas que estava a assolar o Windows Defender. Também no Reddit estas queixas foram relatadas.
Microsoft resolveu rapidamente com uma atualização
Do que foi apontado, este problema poderá estar a surgir pela presença de ficheiros com 2 pontos no nome. Isso levaria a que o Windows Defender tivesse o comportamento anormal relatado. Outros relatos apontavam para a presença de um atalho para o Steam no Menu Iniciar.
Este problema foi, entretanto, resolvido pela Microsoft. Foi lançada uma nova atualização das assinaturas, versão 1.313.1687.0, que elimina esta falha. Esta deverá ser instalada automaticamente ou forçada no Windows Defender. É ainda certamente recomendada uma análise completa ao Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Então o meu pc ta sempre desportegido lel
Eliminei o defender com o ntlite
será que foi por isso que ontem o defender estava desactivado??
Sim a mim aconteceu o Mesmo
hmm ok……pensei que fosse virus, o que não invalida ter apanhado um…..com isto…..qualquer das formas fiz um restauro do sistema num ponto que criei…..:)
Mas ainda há quem confie a segurança do seu computador ao Windows Defender?…
Que eu saiba, nenhuma das várias empresas de antivírus faliu… Pelo menos a NORTON by Symantec não…
tenho o kaspersky internet security sera que tambem estou com problemas de seguraça?
Bem…
Todos os serviços federais nos Estados Unidos estão proibidos de usar hardware, software e serviços desenvolvidos ou fornecidos pela Kaspersky Lab ou entidades relacionadas com ela.
https://www.nextgov.com/cybersecurity/2019/09/us-finalizes-rule-banning-kaspersky-products-government-contracts/159742/
Já há vários estudos (supostamente independentes) que colocam o defender entre os melhores.
Pessoalmente continuo com um antivírus independente mas, enquanto dantes nunca ponderei usar apenas o defender, agora começo a pensar nisso.
O defender parece-me agora bastante capaz com as vantagens de estar bem integrado no Windows e ser relativamente leve.
Começo a achar que estes dois últimos pontos poderão compensar o facto de ter 2 ou 3 antivírus a sua frente tidos como “melhores”.
@Pedro Simões:
que tal uma avaliação INDEPENDENTE (sem patrocínios nem “clubismos”) feita pelo pplware?
Isso é o que se faz sempre. Uns gostam, outros não, mas a vida é mesmo assim. Tudo o que fazemos é independente, sem clubismos ou patrocínios. Por isso há diversidade de conteúdos 😉 Então sobre antivírus é mesmo o que cada um gosta, até porque há muitos que são realmente bons.
Vitor, não fique ofendido pelas minhas palavras (ou por vezes desabafos frustrados), até porque sigo o pplware quase desde o seu inicio, mas a sensação que tenho por vezesem certos artigos (e julgo não ser o único) é que há motivações por trás.
Até acredito que não haja e que seja só impressão (honestamente!), mas há artigos que efectivamente parecem menos sinceros, mais motivados por outros interesses, ou com a intenção de explorar “os clubismos” dos visitantes.
Um exemplo disso são os, por vezes, títulos “enganadores”… parece certas revistas sensacionalistas que tão bem conhecemos.
Entendo perfeitamente que isso se faça hoje em dia e entendo também que, como “pai” deste projecto não seja isso que defende… mas a verdade é que tal acontece com alguns autores e que, honestamente, não acho “bonito”.
Para criar flamewars e defender clubismos estamos cá nós “visitantes”.
Parece-me que quando o projecto era mais “pequeno” era mais honesto, tinha mais coração, mais pureza… (talvez seja o preço a pagar de crescer)… mas é pena que as vezes ocorra…
dai ter escrito o comentário que escrevi e ao qual agradeço imenso ter sido o próprio Vitor a responder. Um artigo escrito com base “cientifica”, sem pender para um lado é sempre interessante de ler, ainda que isso vá contra as crenças de cada um.
Seria bom poder regressar um pouco mais as origens e ao jornalismo que acho que o Vitor sempre praticou (e que também é praticado por alguns outros no pplware…) e que as vezes parece tão distante.
Não estou a apontar o dedo a ninguém em especial, até porque normalmente nem reparo quem escreve. Mas posso dizer que, pela forma como um artigo é escrito, percebe-se um pouco de quem é o autor…
🙂 eu não fico ofendido, são muitos anos aqui deste lado. A perceção que a alguns passa é de que é fácil fazer o que fazemos, mas não é e a prova disso está no cenário atual da imprensa de Portugal e do mundo em geral. Motivações por trás de artigos há sempre, sempre. A motivação é conseguir com um artigo escrito com o máximo de rigor possível chegar a mais pessoas e ser útil (essa é a motivação que nos move). Depois a apreciação de cada uma, isso sabemos que nunca será consensual, aliás, por vezes no mesmo utilizador não é consensual da manhã para a tarde. Até nós temos os nossos dias 😉 mas se há uma coisas que nunca muda… é a idoneidade da nossa informação. Depois cada um, mediante o que pode e quer interpretar, faz como entender.
Cumprimentos.