Aprenda a configurar o VoIP da MEO no Elastix
Por Nelson Gonçalves Ribeiro para o Pplware
Em 2012 iniciamos aqui um conjunto de tutoriais com o objectivo de ensinar a instalar e configurar o fantástico Elastix – uma distribuição baseada no CentOS que oferece as melhoras ferramentas gráficas implementar uma central telefónica digital (PBX).
Depois de vários tutoriais sobre VoIP e Elastix, hoje vamos ensinar como configurar o serviço VoIP da MEO no Elastix.
Ter o serviço VoIP da MEo configurado no Elastix permitirá receber e efectuar chamadas para o exterior.
Para configurar o serviço VoIP da MEO no Elastix devem seguir os seguintes passos.
Passo 1 - Abrir a o interface de configuração do elastix no browser:
Add SIP Extension
Passo 2 - Adicionar duas ou três extensões em Extensions → Add SIP Extension:
Add SIP Trunk
Passo 3 - Seleccionar "PBX" → "Trunks" → "Add SIP Trunk"
Preencher os dados da seguinte forma:
General Settings:
- Trunk Name: Nome que pretenderem para identificação do SIP ex: MEO
- Outbound Caller ID: preencher com os vossos dados ex: <+3513020XXXXX>
Outgoing Settings:
- Trunk Name: Novamente o nome que pretenderem para identificação
- PEER Details: (substituir os "x" pelo vosso número e inserir a vossa PASSWORD)
Informação a incluir no campo PEER Details:
username=+3513020XXXXX
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=PASSWORD
registername=+3513020XXXXX
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=very
host=proxy.voip.sapo.pt
fromuser=+3513020XXXXX
from=+3513020XXXXX
dtmfmode=rfc2833
fromdomain=voip.sapo.pt
disallow=all
allow=ulaw&alaw
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+3513020XXXXX
Registration
- Registration String:
- +3513020XXXXX@voip.sapo.pt:PASSWORD:@proxy.voip.sapo.pt/+3513020XXXXX
Outbound Routes
Passo 4 - Dentro do menu PBX seleccionar a opção Outbound Routes:
Route Settings
- Route Name: Nome que pretenderem para identificação
Additional Settings
- Dial Patterns that will use this Route: Preencher o campo "match pattern" com "X." e prefixo qualquer um ex: 0
- Trunk Sequence for Matched Routes: seleccionar o Trunk criado no ponto 3
NOTA: Eliminar outras rotas que existam!
Add Incoming Route
Edit Incoming Route
- Description: Nome que pretenderem para identificação
Set Destination
- Primeira opção seleccionar "Extensions" -> Segunda opção seleccionar a extensão que pretendem que toque quando recebem uma chamada.
E está feito! Alguma dúvida ou questão basta que coloquem nos comentários que nós ajudamos. Bons telefonemas!
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom Nelson !
Que venham mais tutoriais como este, muito interessante.
Mário, já tinha feito isto há uns tempos 😉
Viva!
vou dar aqui mais umas dicas, directamente relacionadas com o artigo.
Tendo em conta a probabilidade de quem instalar esta solução e configuração se encontrará em ambiente de rede “NATada”, na configuração do SIP Peer deverá estar presente a opção:
nat = yes;
e contrariamente ao que está aqui indicado (@Nelson : permite-me corrigir) a opção “canreinvite” deverá estar a “no” :
canreinvite = no;
Em termos de codec, e embora não esteja errado, pode-se melhorar a configuração. O codec uLaw (g711u) é maioritáriamente utilizado nos continentes americanos, não sendo usado na Europa. Aqui no nosso bom velho continente é utilizado o aLaw (g711a). Colocando apenas a opção :
allow = alaw;
permite evitar transcoding, melhorando o desempenho da máquina. Caso tenham licenças de g729 podem sempre utilizar este codec colocando a linha como :
allow = alaw,g729;
Já agora, as licenças para g729 só são necessárias caso haja transcoding. Por exemplo, no trunk pode não haver transcoding (entre o SAPO e o Elastix) mas na entrega da chamada para a extensão (e vice versa), caso o telefone esteja configurado para utilizar o g722, haverá transcoding, e o g729 não irá funcionar sem licenciamento. O truque é utilizar g729 tanto no trunk como na própria extensão, não havendo transcoding, deixa de haver necessidade de adquirir licenças 😉
A opção t38pt_udptl que está activada, é utilizada para FoIP (Fax over IP), e tipicamente funciona em apenas 20% (ou menos) dos FAXs recebidos/enviados 🙂 … o protocolo do FAX já comprime bastante, transmitir dados comprimidos que vão por sua vez ser comprimidos pelos codecs não costuma resultar … infelizmente.
my 2 cents 😉
Obrigado Sérgio pelo teu comentário e correções.
É sempre bom ter um feedback do que podia estar melhor ou não.
Cumprimentos
Alguém sabe como contornar o problema DAS PORTAS FECHADAS DO ROUTER Technicolor TG784n v3 da VODAFONE que veda as portas UDP 10000 a 20000 e a 5067?
com todas as portas fechadas do router como se ligam as EXTENSÕES REMOTAS AO ELASTIX?
Fernando,
Terás de abrir as portas de 10000 a 20000 e de 5060 a 5080, para que o o router não bloqueie os protocolos SIP e RTP.
Normalmente nesse router é facil abrir portas ou permitir protocolos.
Cumprimentos
Viva!
nunca abrir as portas 5060 a 5080 para acesso publico!
é a melhor forma de termos contas de telefone com largos milhares de euros por pagar e chamadas para paises do médio oriente, europa de leste e asia sem que nunca se tenha ligado para esses destinos! conheço casos que são no minimo “caricatos” !
vejam este artigo :
http://www.voip.pt/blogs/news-articles/15167217-casos-tipicos-de-fraudes-nas-telecomunicacoes-via-voip
também podem ver este documento, que muito embora não seja destinado ao Elastix, as regras são identicas :
http://www.zycoo.com/files/upload/IP_Phone_System_Security_Guide.pdf
O SIP apenas faz o transporte da sinalização. Ou seja, indica ao servidor que um cliente SIP existente no IP Publico X, com IP interno Y, pretende fazer uma chamada para o destino Z. Dependendo das regras/configurações, o servidor pode autorizar ou não.
As portas 10000 a 20000 são as portas normalmente utilizadas para streaming em sistemas Asterisk (e não só).
Mas nada impede de se utilizarem outras gamas de portas, e fazer port-forward.
Ou seja, as portas SIP podem muito bem ser alteradas para 6000-6100 e o RTP Audio para 20000 a 30000.
Na negociação entre o cliente e o servidor, o cliente tomará conhecimento de que para o RTP Audio é preciso utilizar portas entre a 20000 e a 30000. O resto é “automagicamente” gerido.
Podem também restrigir as redes que o Asterisk autoriza, com a opção bindaddr no sip.conf. Assim limitam os IPs externos e internos das extensões, autorizando apenas as redes que acham serem as correctas. Podem especificar várias vezes o mesmo parametro com valores diferentes que o Asterisk saberá o que fazer com eles.
Ligar extensões externas a um servidor SIP que está sobre NAT é sempre uma PITA.
Se o telefone IP suportar VPN, mais vale recorrer a esse recurso, sempre é mais seguro.
Se para além de SIP o telefone/extensão suportar IAX, sendo este um protocolo que suporta NAT, e inclusivamente mais seguro, também é boa ideia utilizar.
ficariam admirados a quantidade de tentativas de “brute force SIP attack” que registo diariamente nos meus servidores. E como o seguro morreu de velho…
Abraços,
Sérgio
Obrigado pelas dicas Sérgio.
Cumprimentos.
Alguém já fez isto para o Vodafone Fibra?
Tal como previa… funcionou durante 1 dia.
Configurei 3 linhas, 2 VoIP e 1 PSTN (com o SPA 3102)
Para não variar, as da MEO, apesar do sip show peers mostrar o trunk como OK, não faz nem recebe chamadas.
Com outro operador VoIP funciona perfeitamente.
E depois venham cá a dizer que o serviço MEO presta para alguma coisa… bah…
tal como o meu chefe diz… “o servico meo é um servico domestico e para ser usado como foi instalado, se o cliente quer algo diferente, contacte a PT que lhe fornecerá um servico a medida do que pretende, ele que nao espere é o mesmo estilo de tarifario”
LOL, mas É um serviço doméstico. O problema é em minha casa, na minha conta, no meu serviço. Percebeu?!
Não tenho culpa de ser um utilizador “diferente” do carneirinho comum que come tudo que a MEO lhe põe à frente dos olhos.
Repare, qual é o interesse de ter um serviço completamente gratuito a funcionar bem?
Aliás, que publicidade você vê acerca do VoIP? nenhuma.
A MEO anuncia chamadas grátis das X às X, mas no VoIP são SEMPRE grátis (sim, estou a excluir a PUA)
Chame-lhe teoria da conspiração se quiser, mas repare, tive uma menina do apoio a exclamar, e passo a citar: “ah pois não, você nunca usou a linha fixa para chamadas”, ao que eu lhe respondi: “para quê? o voip é de borla” (isto a propósito de umas supostas promoções para me convencer a ficar na MEO)
Tempos mais tarde começo a ter problemas. Curioso…
Teorias à parte… como já expliquei a um técnico da MEO, o problema é na minha conta/serviço, do lado do operador, portanto, não vou pagar uma chamada de assistência técnica para reportar a incompetência deles.
Usei exactamente as mesmas configurações noutro cliente/linha e funciona, bem como os exemplos do pessoal que comentou aí acima.
Agora vá você convencer os palermas do 16200 a resolverem o problema, boa sorte…
Deixe lá, não vale a pena, daqui da janela começam-se a ver as obras para a Vodafone colocar fibra.
Também já não estou em período de fidelização, portanto, quero bem que a MEO se f….
Quanto a VoIP, estou a usar um operador independente.
Yaba, poderia saber qual operador independente usas?
VoipCheap 🙂 foi dos mais baratos e minimamente fiáveis que encontrei.
E DIDWW para outras artimanhas 😉
Experimenta ver na otica do operador e deixas de ser tacanho..
Alguém me pode ajudar a configurar a app Bria (iOS) com o voip da MEO?
O serviço MEO?????? Deve ser a pior coisa que anda aí no mercado. Pela minha experiência nessa matéria, desaconselho a qualquer pessoa. Se calhar os outros operadores são iguais, mas este da MEO ultrapassa tudo o que é imaginável….não presta….
Muitos parabéns, bom tutorial.
Acontece que estou com alguns problemas, será que me podes ajudar Nelson?
Em que posso ajudar @Alvarote?
Fiz a configuração tal como explicaste aqui neste tutorial. Acontece que quando ligo para o meu numero móvel ou fixo à uma voz que diz o seguinte: “all circuits are busy now please try again later” e depois a chamada termina. O que achas que poderá ser?
Olá @Alvarote, realmente não te consigo ajudar, nunca obtive esse erro, neste momento já não tenho a central a funcionar, nem sei se a configuração é a mesma mas penso que sim.
Tenta obter ajuda do google, ex: http://community.freepbx.org/t/all-circuits-are-busy-now-please-try-again-later/23319
Caro Nelson Ribeiro,
Infelizmente tenho encontrado alguns problemas na instalação do VoIP através de rede MEO e de rede Vodafone (A NOS funciona na perfeição, sem qualquer problema).
Tenho implementado um servidor próprio, com o elastix instalado e tenho instalada uma central telefónica utilizada por uma empresa para serviço de Apoio a Cliente (sem ser os VoIP que já vem inseridos no pacote).
Quando a rede utilizada é a NOS, tudo corre lindamente e não há qualquer problema. Quando é utilizada a Vodafone ou a MEO, existe um erro nos logs do Asterisk e não consigo nunca solucionar, o que provoca que o som do cliente que liga para a central não passa, apesar de o Cliente ouvir quem está na central.
O trunk está básico para poder evitar todos os bloqueios e as firewalls foram desligadas e mesmo assim nada.
Alguma ideia do que poderá estar a acontecer?
o erro é:
ERROR[21314]: res_rtp_asterisk.c:2999 ast_rtcp_write_rr: RTCP RR transmission error, rtcp halted: Operation not permitted
Agradeço desde já a atenção e peço ajuda pois não consigo mesmo perceber o que poderá estar a causar isto.
Problemas de Firewall (NAT). Se tiveres opções de SIP e encontrares o parâmetro “Reinvite Behavior” experimentar colocar para “Update”. Outra forma é teres que controlart a porta de ligação de fora usando Outbound, é uma opção de NAT para algumas firewalls ou aumentar o tempo das ligações UDP(?).
Pessoal,
Estas configurações parecem-me desactualizadas…. Não consegui efectuar o registry…
O registry que acabei por usar foi:
register=>+3513020XXXXX@voip.sapo.pt:xxxxxxxx:+3513020XXXXX@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020XXXXX
E para a NOS. Não consigo encontrar nada.
Para quem tem tido dificuldade na configuração do voip MEO, o domínio e proxy mudaram fica aqui o exemplo:
username=+35130XXXXXXX
type=friend
t38pt_udptl=yes
secret=XXXXXXXXXXXXXXX
registername=+35130XXXXXXX
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
insecure=very
host=proxy.sip.sapo.pt
fromuser=+35130XXXXXXX
from=+35130XXXXXXX
dtmfmode=rfc2833
fromdomain=sip.sapo.pt
disallow=all
allow=ulaw&alaw
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35130XXXXXXX
A register string passa a ser:
+35130XXXXX@sip.sapo.pt:PASSWORD:+35130XXXXXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130XXXXXXX
Boas,
Tenho um servidor com issabel instalado, e tenho um trunk voip da meo configurado da mesma forma mas não consigo receber chamadas, consigo efetuar mas não consigo receber.
Já verifiquei a inbound route e tudo ok, ja testei outro trunk de outro fornecedor e funciona tudo ok. Se eu configurar a conta voip num telefone voip normal, consigo fazer e receber chamadas normalmente, quando configuro no servidor issabel, não consigo receber chamadas.
Alguém me consegue ajudar?
Obrigado!