PplWare Mobile

Aprenda a configurar o VoIP da MEO no Elastix

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mário Branco says:

    Muito bom Nelson !
    Que venham mais tutoriais como este, muito interessante.

  2. Sergio says:

    Viva!
    vou dar aqui mais umas dicas, directamente relacionadas com o artigo.
    Tendo em conta a probabilidade de quem instalar esta solução e configuração se encontrará em ambiente de rede “NATada”, na configuração do SIP Peer deverá estar presente a opção:

    nat = yes;

    e contrariamente ao que está aqui indicado (@Nelson : permite-me corrigir) a opção “canreinvite” deverá estar a “no” :

    canreinvite = no;

    Em termos de codec, e embora não esteja errado, pode-se melhorar a configuração. O codec uLaw (g711u) é maioritáriamente utilizado nos continentes americanos, não sendo usado na Europa. Aqui no nosso bom velho continente é utilizado o aLaw (g711a). Colocando apenas a opção :

    allow = alaw;

    permite evitar transcoding, melhorando o desempenho da máquina. Caso tenham licenças de g729 podem sempre utilizar este codec colocando a linha como :

    allow = alaw,g729;

    Já agora, as licenças para g729 só são necessárias caso haja transcoding. Por exemplo, no trunk pode não haver transcoding (entre o SAPO e o Elastix) mas na entrega da chamada para a extensão (e vice versa), caso o telefone esteja configurado para utilizar o g722, haverá transcoding, e o g729 não irá funcionar sem licenciamento. O truque é utilizar g729 tanto no trunk como na própria extensão, não havendo transcoding, deixa de haver necessidade de adquirir licenças 😉

    A opção t38pt_udptl que está activada, é utilizada para FoIP (Fax over IP), e tipicamente funciona em apenas 20% (ou menos) dos FAXs recebidos/enviados 🙂 … o protocolo do FAX já comprime bastante, transmitir dados comprimidos que vão por sua vez ser comprimidos pelos codecs não costuma resultar … infelizmente.

    my 2 cents 😉

  3. Fernando says:

    Alguém sabe como contornar o problema DAS PORTAS FECHADAS DO ROUTER Technicolor TG784n v3 da VODAFONE que veda as portas UDP 10000 a 20000 e a 5067?

    com todas as portas fechadas do router como se ligam as EXTENSÕES REMOTAS AO ELASTIX?

    • Nelson Ribeiro says:

      Fernando,

      Terás de abrir as portas de 10000 a 20000 e de 5060 a 5080, para que o o router não bloqueie os protocolos SIP e RTP.
      Normalmente nesse router é facil abrir portas ou permitir protocolos.

      Cumprimentos

      • Sergio says:

        Viva!

        nunca abrir as portas 5060 a 5080 para acesso publico!
        é a melhor forma de termos contas de telefone com largos milhares de euros por pagar e chamadas para paises do médio oriente, europa de leste e asia sem que nunca se tenha ligado para esses destinos! conheço casos que são no minimo “caricatos” !

        vejam este artigo :

        http://www.voip.pt/blogs/news-articles/15167217-casos-tipicos-de-fraudes-nas-telecomunicacoes-via-voip

        também podem ver este documento, que muito embora não seja destinado ao Elastix, as regras são identicas :

        http://www.zycoo.com/files/upload/IP_Phone_System_Security_Guide.pdf

        O SIP apenas faz o transporte da sinalização. Ou seja, indica ao servidor que um cliente SIP existente no IP Publico X, com IP interno Y, pretende fazer uma chamada para o destino Z. Dependendo das regras/configurações, o servidor pode autorizar ou não.
        As portas 10000 a 20000 são as portas normalmente utilizadas para streaming em sistemas Asterisk (e não só).
        Mas nada impede de se utilizarem outras gamas de portas, e fazer port-forward.
        Ou seja, as portas SIP podem muito bem ser alteradas para 6000-6100 e o RTP Audio para 20000 a 30000.
        Na negociação entre o cliente e o servidor, o cliente tomará conhecimento de que para o RTP Audio é preciso utilizar portas entre a 20000 e a 30000. O resto é “automagicamente” gerido.

        Podem também restrigir as redes que o Asterisk autoriza, com a opção bindaddr no sip.conf. Assim limitam os IPs externos e internos das extensões, autorizando apenas as redes que acham serem as correctas. Podem especificar várias vezes o mesmo parametro com valores diferentes que o Asterisk saberá o que fazer com eles.

        Ligar extensões externas a um servidor SIP que está sobre NAT é sempre uma PITA.
        Se o telefone IP suportar VPN, mais vale recorrer a esse recurso, sempre é mais seguro.
        Se para além de SIP o telefone/extensão suportar IAX, sendo este um protocolo que suporta NAT, e inclusivamente mais seguro, também é boa ideia utilizar.

        ficariam admirados a quantidade de tentativas de “brute force SIP attack” que registo diariamente nos meus servidores. E como o seguro morreu de velho…

        Abraços,

        Sérgio

  4. Filipe says:

    Alguém já fez isto para o Vodafone Fibra?

  5. YaBa says:

    Tal como previa… funcionou durante 1 dia.
    Configurei 3 linhas, 2 VoIP e 1 PSTN (com o SPA 3102)
    Para não variar, as da MEO, apesar do sip show peers mostrar o trunk como OK, não faz nem recebe chamadas.
    Com outro operador VoIP funciona perfeitamente.

    E depois venham cá a dizer que o serviço MEO presta para alguma coisa… bah…

    • meo says:

      tal como o meu chefe diz… “o servico meo é um servico domestico e para ser usado como foi instalado, se o cliente quer algo diferente, contacte a PT que lhe fornecerá um servico a medida do que pretende, ele que nao espere é o mesmo estilo de tarifario”

      • YaBa says:

        LOL, mas É um serviço doméstico. O problema é em minha casa, na minha conta, no meu serviço. Percebeu?!
        Não tenho culpa de ser um utilizador “diferente” do carneirinho comum que come tudo que a MEO lhe põe à frente dos olhos.

        Repare, qual é o interesse de ter um serviço completamente gratuito a funcionar bem?
        Aliás, que publicidade você vê acerca do VoIP? nenhuma.
        A MEO anuncia chamadas grátis das X às X, mas no VoIP são SEMPRE grátis (sim, estou a excluir a PUA)

        Chame-lhe teoria da conspiração se quiser, mas repare, tive uma menina do apoio a exclamar, e passo a citar: “ah pois não, você nunca usou a linha fixa para chamadas”, ao que eu lhe respondi: “para quê? o voip é de borla” (isto a propósito de umas supostas promoções para me convencer a ficar na MEO)

        Tempos mais tarde começo a ter problemas. Curioso…
        Teorias à parte… como já expliquei a um técnico da MEO, o problema é na minha conta/serviço, do lado do operador, portanto, não vou pagar uma chamada de assistência técnica para reportar a incompetência deles.
        Usei exactamente as mesmas configurações noutro cliente/linha e funciona, bem como os exemplos do pessoal que comentou aí acima.

        Agora vá você convencer os palermas do 16200 a resolverem o problema, boa sorte…
        Deixe lá, não vale a pena, daqui da janela começam-se a ver as obras para a Vodafone colocar fibra.
        Também já não estou em período de fidelização, portanto, quero bem que a MEO se f….
        Quanto a VoIP, estou a usar um operador independente.

  6. Jjjj says:

    Alguém me pode ajudar a configurar a app Bria (iOS) com o voip da MEO?

  7. DUARTE SANTOS says:

    O serviço MEO?????? Deve ser a pior coisa que anda aí no mercado. Pela minha experiência nessa matéria, desaconselho a qualquer pessoa. Se calhar os outros operadores são iguais, mas este da MEO ultrapassa tudo o que é imaginável….não presta….

  8. Alvarote says:

    Muitos parabéns, bom tutorial.
    Acontece que estou com alguns problemas, será que me podes ajudar Nelson?

  9. Rúben Barbosa says:

    Caro Nelson Ribeiro,

    Infelizmente tenho encontrado alguns problemas na instalação do VoIP através de rede MEO e de rede Vodafone (A NOS funciona na perfeição, sem qualquer problema).

    Tenho implementado um servidor próprio, com o elastix instalado e tenho instalada uma central telefónica utilizada por uma empresa para serviço de Apoio a Cliente (sem ser os VoIP que já vem inseridos no pacote).

    Quando a rede utilizada é a NOS, tudo corre lindamente e não há qualquer problema. Quando é utilizada a Vodafone ou a MEO, existe um erro nos logs do Asterisk e não consigo nunca solucionar, o que provoca que o som do cliente que liga para a central não passa, apesar de o Cliente ouvir quem está na central.

    O trunk está básico para poder evitar todos os bloqueios e as firewalls foram desligadas e mesmo assim nada.

    Alguma ideia do que poderá estar a acontecer?

    o erro é:

    ERROR[21314]: res_rtp_asterisk.c:2999 ast_rtcp_write_rr: RTCP RR transmission error, rtcp halted: Operation not permitted

    Agradeço desde já a atenção e peço ajuda pois não consigo mesmo perceber o que poderá estar a causar isto.

    • Raul Ramos says:

      Problemas de Firewall (NAT). Se tiveres opções de SIP e encontrares o parâmetro “Reinvite Behavior” experimentar colocar para “Update”. Outra forma é teres que controlart a porta de ligação de fora usando Outbound, é uma opção de NAT para algumas firewalls ou aumentar o tempo das ligações UDP(?).

  10. Ricardo Silva says:

    Pessoal,

    Estas configurações parecem-me desactualizadas…. Não consegui efectuar o registry…

    O registry que acabei por usar foi:

    register=>+3513020XXXXX@voip.sapo.pt:xxxxxxxx:+3513020XXXXX@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020XXXXX

  11. joao says:

    E para a NOS. Não consigo encontrar nada.

  12. ISSABEL@Portugal says:

    Para quem tem tido dificuldade na configuração do voip MEO, o domínio e proxy mudaram fica aqui o exemplo:

    username=+35130XXXXXXX
    type=friend
    t38pt_udptl=yes
    secret=XXXXXXXXXXXXXXX
    registername=+35130XXXXXXX
    port=5070
    outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
    insecure=very
    host=proxy.sip.sapo.pt
    fromuser=+35130XXXXXXX
    from=+35130XXXXXXX
    dtmfmode=rfc2833
    fromdomain=sip.sapo.pt
    disallow=all
    allow=ulaw&alaw
    context=from-trunk
    canreinvite=yes
    call-limit=2
    authname=+35130XXXXXXX

    A register string passa a ser:

    +35130XXXXX@sip.sapo.pt:PASSWORD:+35130XXXXXXX@proxy.sip.sapo.pt:5070/+35130XXXXXXX

    • Luís Bompastor says:

      Boas,

      Tenho um servidor com issabel instalado, e tenho um trunk voip da meo configurado da mesma forma mas não consigo receber chamadas, consigo efetuar mas não consigo receber.
      Já verifiquei a inbound route e tudo ok, ja testei outro trunk de outro fornecedor e funciona tudo ok. Se eu configurar a conta voip num telefone voip normal, consigo fazer e receber chamadas normalmente, quando configuro no servidor issabel, não consigo receber chamadas.
      Alguém me consegue ajudar?
      Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.