Apps de 64bits estão prestes a chegar ao Windows 10 on ARM
Quando a Microsoft anunciou a chegada do Windows 10 aos processadores ARM, muitos vaticinaram um cenário igual ao que aconteceu há alguns anos com o Windows RT.
A verdade é que, do que pode já ser visto, este é um sistema operativo compatível com todas as normais apps do Windows e com potencial para crescer. A Microsoft vai agora dar um novo passo e trazer finalmente as apps de 64bits para esta versão.
Trazer o Windows 10 para os processadores ARM permite criar máquinas que exploram tudo o que o sistema operativo da Microsoft tem para dar, ao mesmo tempo que permite que os fabricantes explorem estes processadores e as suas capacidades.
Criaram-se máquinas que têm consumos de energia muito baixos, o que se traduz em muitas horas de bateria, e acessos extremamente rápidos à Internet.
Uma das limitações identificada pela própria Microsoft era a falta de suporte para apps de 64bits, mas este cenário vai mudar já em maio. A Microsoft anunciou que vai lançar, na sua conferência Build, a SDK necessária para que seja feita a conversão das apps e a sua disponibilização. Isto vai traduzir-se numa maior oferta de apps e numa maior velocidade destas.
Apesar deste ser um anúncio importante, ele trará poucos benefícios aos utilizadores. Estas são as apps que estão na loja da Microsoft e não as apps que nos habituámos a ver no dia a dia, as x64.
Para estas apps ainda não existe uma solução e vai continuar a ficar de fora do Windows 10 S que acompanha estas máquinas. Isto, por exemplo, impede que sejam usadas apps como o Photoshop Elements, que corre exclusivamente em x64.
Também se pensa que dificilmente a Microsoft irá investir na criação da emulação de x64, à imagem do que já existe hoje para as apps Win32.
Mesmo ainda sem estar no mercado a 100% e nas mãos dos utilizadores, o Windows 10 nos processadores ARM mostrou-se como uma decisão acertada, uma vez que estes processadores têm uma gestão de recursos muito mais eficiente.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Segundo https://www.engadget.com/2018/04/05/microsoft-windows-arm-pc-64-bit-sdk-build/ será só “ARM64” e não “x64” – sendo assim não corre software nativo x64 como o Photoshop…
“Estas são as apps que estão na loja da Microsoft e não as apps que nos habituámos a ver no dia a dia, as x64”
“Isto, por exemplo, impede que sejam usadas apps como o Photoshop Elements, que corre exclusivamente em x64”
Certo Pedro Simões
Queria eu referir ás UWP do MS-Store, não sei como voltei a falar no Photoshop…
Erro meu.
Resumindo “em miúdos”: para já correrá código x86 32-bit + ARM 64-bit.
Ou seja, apps e jogos x64 (x86 em 64-bit) nao correm.