Afinal o Windows 10 também vai receber uma app dedicada aos backups do utilizador
A Microsoft procura constantemente melhorar as tarefas no seu software, mas nem sempre o consegue à primeira. Por exemplo, as cópias de segurança (backups), que ainda são um processo confuso, ao contrário do que já acontece noutros sistemas operativos. Contudo, agora há uma aplicação que ajuda neste processo. Depois de chegar ao Windows 11 a app dedicada a este processo, parece agora ter dado o salto para o Windows 10.
Windows 10 ficou melhor
Ainda que não receba mais novidades, o Windows 10 ainda está a ser atualizado pela Microsoft por mais alguns anos. A gigante do software quer garantir que o seu sistema ainda pode ser usado com segurança e qualidade.
Assim, e ainda que com alguma surpresa, surge agora uma novidade nas builds (versões) de teste do Windows 10. Surgiu disponível a aplicação dedicada aos backups do sistema da Microsoft.
Foi na build 19045.3391, lançada esta semana, que a Microsoft marcou este caminho. A ferramenta ainda está em fase de testes, mas deverá chegar aos utilizadores finais dentro em breve, provavelmente numa das próximas atualizações que será lançada ainda este ano.
Ainda que esteja num estágio muito inicial, tudo aparenta que esta proposta do Windows 10 seja em tudo similar ao que está no sistema mais recente da Microsoft. Permitirá guardar no OneDrive pastas, aplicações, credenciais e configurações do sistema atual do utilizador.
The restore experience through OOBE isn't present so I guess it's just there to help with moving to Windows 11?
— PhantomOcean3 (@PhantomOfEarth) August 11, 2023
Curiosamente, e porque esta app não funciona (ainda) da forma esperada, há já alguma especulação sobre o propósito da Microsoft. Há quem avance que a Microsoft prepara uma forma de ser muito mais simples migrar os utilizadores para o Windows 11, fazendo uma instalação nova sem qualquer histórico.
A chegada desta app e do que traz para os utilizadores do Windows 10 é uma notícia importante. Chega uma ferramenta pedida há muitos anos pelos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Lá diz o ditado:
“Vale mais tarde do que nunca!”
uso ferramentas de terceiros