Windows 11: Afinal a Microsoft prepara a chegada de uma nova versão do Windows?
O mundo do Windows está ao rubro, com as novidades que a Microsoft diz estar a preparar. Ainda se sabe muito pouco sobre o que estará para chegar, mas tudo aponta para que seja uma verdadeira revolução.
Agora que a data para essa apresentação existe, surge um rumor que aponta para a chegada de um novo Windows. A Microsoft terá a ser preparado o Windows 11, com tudo o que este sistema possa vir a estrear para os utilizadores.
Foi na Build deste ano que Satya Nadella revelou que a Microsoft estava a preparar grandes novidades para o Windows. Sem nunca as revelar, focou-se na forma como os programadores poderiam tirar ainda mais deste sistema em breve.
A reforçar esta ideia, tudo parece alinhar-se para que seja muito em breve a sua apresentação. A data será já este mês, com o dia 24 de junho a ser o proposto. Tudo acontecerá num evento que a Microsoft tem já agendado, mas ainda sem uma agenda definida.
É precisamente este anúncio que agora foi feito que revela o que poderá estar preparado para esse dia. As mais recentes teorias apontam para que nesse dia surja um novo Windows, já com um nome. Falamos da chegada do Windows 11.
As provas, vindas de quem avaliou a publicação da Microsoft feita no Twitter são, aparentemente claras. Em primeiro lugar temos o número 11 que é criado com a projeção da janela, em que apenas foi dado cuidado e esse elemento horizontal, ignorando a sombra vertical.
Join us June 24th at 11 am ET for the #MicrosoftEvent to see what’s next. https://t.co/kSQYIDZSyi pic.twitter.com/Emb5GPHOf0
— Windows (@Windows) June 2, 2021
A segunda prova é mais direta e está dependente apenas da Microsoft. Falamos da hora a que o evento foi marcado, que foge um pouco do que é normal. Está agendado para as 11 de dia 24, abrindo assim caminho, aparentemente, para a chegada do Windows 11.
Apesar de ser óbvio e claro para muitos que é mesmo a chegada do Windows 11, para muitos mais é apenas coincidência ou algo forçado. A verdade é que a Microsoft aposta muito para este evento, quer seja para o Windows 11 ou apenas uma melhoria do Windows 10, que na sua apresentação seria a última versão a ser lançada!
Este artigo tem mais de um ano
O Windows 10 está mesmo a precisar de dar um passo em frente… venha lá o 11…
Também acho. 🙂
o quê ?!?!? está tudo doido 😛
Não acredito que seja mais uma versão dos Windows/windows 11.
Acredito sim que a politica da Microsoft e a de que o mercado pede, é de deixar o Windows de ser um “produto” com vária versões ao longo do tempo (windows xp/ vista/ 7 / 8 / 8.1 /10), e passar a um serviço, isto é, passaria a ser só chamado “Windows / Windows OS”, em que tudo estava englobado ao longo do tempo, desde atualizações, mudanças de interface, sendo que o suporte seria sempre a longo termo.
Isso levanta problemas em hardware antigo. Além disso, o Windows está a ficar cheio de tralha com recursos antigos, coisa que a Apple já foi limpando. Se querem um SO eficiente, há que começar a limpar, logo esse conceito de continuidade coloca limitações do modo em que o SO evolui, restringindo o uso de tecnologia nova em prol de manter a antiga.
Essa é a grande vantagem da Microsoft… é que terem possibilidade de usar mais de 80000000 milhões de drivers, permite muito mais utilização do que os 2 milhões que a Apple permite. Equipamentos com mais de 8 anos, nunca irão funcionar em computadores Apple… no windows, há sempre formas de dar a volta.
+1
Estranho que sempre dizem ser o último lançamento mas é tudo fachada
Dispenso 😀
Eu também dispensava a tua presença aqui, mas pronto, o mundo não é perfeito…
hehehehehehe
+1
Bom era se nesta versão já fosse possível correr aplicações x86 directamente em Linux sem recorrer a Wine. Isso sim, seria um update fantástico.
Isso é um problema que assiste ao Linux e não o contrário. Atualizar o Windows não vai interferir nada com isso, as aplicações é que tinham que mudar, ou Linux…
Microsoft Linux não te diz nada certo?
Estás a falar de Azure Sphere OS?
A Apple avançou para a versão 11, a Microsofre não podia manter-se no 10…
A “Microsofre” como diz é um sistema criado para funcionar em milhares de configurações de hardware. O MacOS é um sistema criado para funcionar apenas em muito poucas configurações de hardware. É o mesmo que um fabricante de automóveis ter que criar um componente que fosse aplicável a milhares de marcas e modelos de viaturas. A Apple apenas cria software para as pouquíssimas variações de modelos. Torna-se mais fácil fazer as coisas funcionar sem (tantos) erros no MacOS
A Apple faz um OS para as suas máquinas e mesmo assim não funciona, a MS faz para milhões de configurações diferentes e consegue ser superior.
“mesmo assim não funciona”???
Bait harder
Versão 11? MacOs já vai na 48 (não olhe só para Big Sur… já foram 4 versões, desde o lançamento de 2020, alterando toda a base do sistema operativo, mantendo o nome e criando uma nova versão suporte).
Acredito na aproximação com o macOS: minimalismo.
Às vezes demasiado. Qualquer dia parece um iPad…
macOS tem um conceito minimalista?????
Eu acho a UI da Apple muito feia.
Esperemos que seja um update e não uma nova versão. Já se sabe que a Microsoft só acerta de 2 em 2 versões. 98, XP, Win7 e Win 10. Go away 11 Eheh
10? Ahahaha, nem por isso.
Será que vai ser com o Microsoft 365?
Se for uma nova versão do Windows então a Mirasoft mentiu a todos os utilizadores deste OS. Mas isto é algo a que vocês utilizadores já devem estar habituados 🙁
às vezes a “mirasoft” até nos faz lembrar a concorrente Apple… nunca teriam uma pen para trabalhar nos iPads… Mais do mesmo, seja de que lado for, da barricada.
Ao longo destes anos de W10, já muita coisa mudou mantendo-se apenas no nome do SO.
Acredito que apareça um novo SO, assim como acredito que seja dada a possibilidade de upgrade gratuito.
Acho muito bem. Que venha o novíssimo Windows 11, para min é mesmo muito bem vindo.
E para mim também.Desde que seja gratuito,venha ele. 🙂
Como é que uma empresa que vive da venda do SO mais usado do mundo, passa a dar o SO?
O Windows Profissional é sempre pago, é esse o mercado alvo da Microsoft, só no meu local de trabalho temos actualmente mais de 3000.
Resposta correcta.
A Microsoft utilizou a estratégia de não se importar que os utilizadores caseiros usassem (e usem) versões piratas. Isso fez com que, durante várias décadas, as pessoas se habituassem ao Windows e não quisessem usar outro sistema operativo. Estratégia brilhante, no meu ponto de vista.
O grosso do lucro está nas empresas, e é aí que se encontra a mina de ouro.
Mas a partir do momento que existe licenças Windows Pro a pouco mais de 5 euros é os pcs trazerem já versões home edition incluídas, o acto de piratear um. Windows já é ridículo…
Para mim que venha ele, gratuito ou pago, para mim será bem vindo
Para mim acho que é uma nova actqlização mas com versão 11, tem que haver sempre melhorias, não é o unico sistema operativo a acobtecer isso.
E em principio será gratuito pois acho que é um grande update do Windows 10.
Que seja gratuito e com a nova nomenclatura de Windows 11.Era bonito. 🙂
Mais lixo, utilidades inúteis e paneleirices para tornar mais lento o PC….como já não bastassem a porcaria que fazem em cada update…
Saudosos tempos do minimalismo do XP….
E da instabilidade do XP…. Saudosistas que sonham com o que era mau…
A única coisa boa que tive com o XP, foi o facto de me fazer descobrir o Linux e MacOsX. Só voltei para o Windows na versão 7.
Quam fala assim do XP realmente deve ter tido pouco contacto com o mesmo. Nem o XP foi minimalista, nem isento de bugs ou instabilidade. De relembrar que o XP necessitou anos e vários service packs até se tornar mais estável.
Ele confundiu minimalista com limitado…
Por alguma razão, as principais máquinas online ainda hoje usam a versão XP1664. Curiosamente, uma das poucas que não é possível hackear de forma externa e exige acesso físico ás máquinas/equipamentos. Desde as 387 empresas de ATM mundiais, até a 19 dos maiores bancos/corretoras, continuam a usar o XP nos pontos mais importantes. O que se passa nos computadores dos funcionários (uns com Linux, outros com Windows, outros com MacOs) não chega ao serviço base. 99% das situações de falhas, tem acontecido durante os updates, porque as empresas querem jovens programadores… que não se entendem com o suporte de linguagem do XP. Cá em Portugal tivemos esse problema no BancoCTT, em que os programadores, franceses e brasileiros, bloquearam o acesso a máquinas… que não usassem uma versão de software antes de Janeiro de 2020. Toda a rede multibanco e o próprio suporte foi bloqueado, demorando 7 horas a restaurar o sistema.
Ninguém está te impedindo de usar o XP.
Uso Linux Mint 20.04 Cinnamon…..tenho todas as interfaces gráficas de todos os Windows ( W1 até ao Windows 10 ) caso me canse do mesmo visual. Posso incluir interface Mac/OSX, todas as versões se preferir Muito mais seguro, não preciso instalar anti-virus, nem softwares de manutenção e limpeza ou optimização. Altamente configurável e personalizável e ….de borla. É usar e esquecer, sempre fiável! A única vertente a favor do Windows são os jogos mas isso também já começa a mudar. A nível global, empresas e organismos estatais, bancos, serviços de defesa, aviação, comboios, bases mísseis, NASA etc etc etc são geridos por Unix/Linux. Só terminais de escritórios e domésticos usam o Windows por não aprenderem outra coiwsa….até os Smartphones que têm nas unhas são derivados do Linux…para que quero eu o Windows?
Que bom para ti. Ainda bem que estás feliz. Mas um sistema operativo não é só interface gráfica.
Mete o Wine e passas a poder jogar esse jogos!!
Como se o Wine resolvesse tudo…
Roda muito mal a maioria. Já testei jogos no Linux, e no momento eles não ficam bons, isso é um fato.
ROTTGLLLLLLLLLLLLLL MENTIROSO!!!
Se queres saber, a NASA e o sistema NORAD usam uma versão “própria” do Windows 98SE e a estrutura de acesso é com base no MS-DOS 8.35. Por isso é que qualquer militar que passe para esses níveis, precisa de 4200 horas de formação para poder usar os computadores. Além de que as ligações ainda são a 56kbps para impedirem ataques informáticos. Até os submarinos nucleares americanos, alemães e ingleses, usam uma versão idêntica, a correr numa sandbox onde só 3 tripulantes podem aceder…
Coincidência ou não na minha perspectiva vai ser mesmo o lançamento do Windows 11.Vamos a ver.Era bom. 🙂
Prontos já começou a especulação que vai ser o Windows 11, acham que com os problemas todos que a Microsoft têm atualmente com as atualizações descontroladas, vai lançar um Windows 11, instável, com atualizações ainda mais instáveis, para o mundo inteiro, porque isto não é uma atualização só para os computadores novos, vai ser uma atualização para o mundo inteiro, por isso, eu digo que vamos continuar com o Windows 10, mas vamos levar com um redesign profundo do mesmo. Porque a Microsoft agora está se a focar a 100% em serviços e manutenção e controlo da sua infraestrutura Windows, não em gastar dinheiro em criar mais um Windows.
Não estaria completamente certo disso. Gastaram dinheiro a desenvolver o Windows 10X, e depois fecharam o programa, porque supostamente o vão colocar no Core, tem feito desenvolvimentos ao nível da arquitetura ARM, com a sua emulação X86 e X64, pelo que faz todo sentido apresentarem um produto que seja a integração de todos esses desenvolvimentos.
Dinheiro não falta à Microsoft, disso podes ter a certeza.
A questão não é o dinheiro que gastaram, mas sim a utilidade que poderão dar aos desenvolvimentos feitos. Não me admirava que todos esses desenvolvimentos servissem como base para um possível Windows 11.
Windows 10 lite baseado unicamente na nova Core API e deixando o legacy code de lado e o bloatware.
A man can dream.
Como o Blender está a fazer: tudo o que é código antigo e obsoleto é muitas vezes deixado de lado e reescrito para ser mais eficiente. Claro que o Blender ainda não é software standard, portanto pode dar-se a estes “luxos”.
Bom seria incentivarem, ainda mais, os programadores a desenvolver software para a arquitectura ARM64
Quando disseram que era a última, era a última versão à data. Daqui a uns tempos a última já é outra.
Que pena que agora uso o Linux Mint 20.1, sei que parece uma interface antiga mas não tem de ser igual, basta personalizar e isso é possível a 200%. Com tanta telemetria e tantos recursos usados sem ser nas tarefas do utilizador, migrei para Linux para ser mais modesto no uso da memória do pc, porque ter um i5 de 4a geração é muito fraco para edição de video se somar aos recursos utilizados pelo SO.
Quando teremos um Windows que seja 100% de 64 bits? esta compatibilidade entre 32 e 64 bits é uma das causas de instabilidades no Windows.
Emulação é uma das bases para 58% dos utilizadores usarem windows. Permite usar coisas que os outros já não permitem.
Isso é para comprar mais um windows ? Daqui a uns tempos dizer que o windows 10 está obsoleto e é-se obrigado a passar para o windows 11! Eu vou ficar parado no windows 10
Yar har, meu amigo.
Com o recente divórcio do Bill Gates, pensei que a nova versão seria o “Windows EX”…
hahahha
E vai ser lançado no dia 11-11-2021…
Me preocupo sobre hardware nesse novo W11…
Meu notebook é de 2016 e roda muito bem o W10, mas não sei se vai perder desempenho no W11 que estará por vir.
Aqui no Brasil, as coisas não estão fáceis em questões de $ e preço de hardwares e cia.