Adicionar e gerir apps no Windows 10 está mais fácil com esta novidade da Microsoft
Quem faz a gestão de apps no Windows 10 sabe a forma como a Microsoft tem melhorado este processo. Depois de muitos anos sem qualquer controlo, temos agora a loja de app e outras formas de gerir toda forma como as apps são instaladas.
Sendo um processo constante, a Microsoft tem agora uma novidade oficial. Esta finalmente disponível para todos o Windows Package Manager, que vai permitir adicionar e gerir apps no Windows 10 de forma muito fácil e rápida.
Há vários meses que a Microsoft tem a ser preparado o Windows Package Manager. Esta é a ferramenta que a gigante do software preparou para simplificar todo o processo de instalação de software no Windows 10.
Esta é a primeira versão estável e aberta a todos desta nova proposta. Tal como muitos outros gestores de apps, o Winget quer simplificar todo este processo. Para isso permite instalar, configurar, atualizar e remover uma lista muito grande de apps.
A primeira vez que o Windows Package Manager foi apresentado foi na Build de 2020, tendo sido revelado como uma verdadeira mudança no Windows 10. A Microsoft tornou os testes públicos e até o seu código foi aberto a todos no GitHub, para ser avaliado e melhorado por qualquer programador.
Agora, e como revelaram na Build deste ano, esta ferramenta está finalmente disponível para todos. Basta instalar a app Instalador de Aplicações, diretamente da loja da Microsoft, para ter acesso ao Winget e a todas estas funcionalidades de gestão.
Quem já estava a testar esta novidade, vai agora receber a atualização esperada e que dá acesso a todas as novidades. Quem quiser experimentar a simplicidade que esta oferece, só precisa de instalar esta novidade e explorar o que oferece através do terminal do Windows 10.
Esta é a prova de que a Microsoft não se foca apenas nos desenvolvimentos gráficos do Windows 10. Aposta também em ferramentas que tornam a gestão deste sistema mais simples e eficiente para os utilizadores.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
terminal e “mais fácil” está ai uma coisa que eu nunca pensei em ler junto
Para administradores de sistemas simplifica o processo. Para os utilizadores comuns ou continuam com a Windows Store ou criam uma interface gráfica que utiliza este sistema por trás. Nos sistemas Linux já é assim à bastante tempo e consegues facilmente gerir as aplicações através da interface gráfica
Mais lixo.
se alguém receber a msg “not recognized” ao tentar usar o WPM têm de atualizar o instalador de aplicações…ou reinstalar…foi isso que fiz com a versão do github .
Não estou a gostar nada do rumo do Windows! O Windows é que teve/tem o sucesso com a sua forma de funcionar, e o Windows é que vai atrás dos outros sistemas, só porque há meia dúzia de “entendidos” que gostavam que o Windows tivesse uma maneira de funcionar como os outros? Uma maneira de funcionar que o grande público não tem sequer paciência para eles!
local user talking
Este tipo de ferramentas não são para os utilizadores mais comuns, mas para princialmente pessoas ligadas ao IT.
E é sem dúvida uma boa iniciativa, pois existe uma ferramenta de terceiros chamada chocolatey que é muito usada e basicamente tem as mesmas funções, então faz sentido ter algo desse género nativamente
Os modosgraficos/fáceis não vão desaparecer. Há de tudo para todos.
Muito prático para empresas e profissionais, sobretudo conjugado com os repositórios disponíveis em https://winstall.app/.
Permite em poucos minutos instalar dezenas de aplicações.
realmente fica mais simples, ao ives de ter de entrar na internet no site do programa e fazer o download isso quando nao cai num site falso e baixa porcarias juntos, e paraquem nao curte OK ainda exite o site Nlite ou do Patch MyPC faz a mesma coisa de forma grafica
Top para fazer script de bulk install de programas aquando uma formatação.
Cada vez há menos desculpas para não fazer uma formatação digamos de 6 em 6 meses para limpar lixo. Gosto.
Estamos a falar de apps tipo a da store ou desktop apps tradicionais?