Acabou! Microsoft bloqueou as atualizações diretas do Windows 7 e 8 para o Windows 11
Com o Windows 10 a Microsoft abriu uma nova linha de atualizações. Passou a oferecer a nova versão do seu sistema operativo, num simples upgrade que os utilizadores podiam fazer. Repetiu esse movimento no Windows 11, mas agora veio trazer uma limitação. Passou a bloquear as atualizações diretas do Windows 7 e 8.
Ainda que oferecesse um ano de atualizações para o Windows 10 e para o Windows 11, a Microsoft não se preocupou em aplicar essa limitação. Isto significava que qualquer utilizador com o Windows 7 ou o 8 podia fazer atualizações diretas para o Windows 11.
Com muitos a usarem este caminho para terem os seus PC atualizados, esta era a solução mais simples para transitar entre sistemas de forma gratuita e sem qualquer problema para os utilizadores. Isso acaba agora, com uma novidade da Microsoft.
Segundo a gigante do software anunciou no Device Partner Center, a atualização para o Windows 11 e 10 terminou em 29 de julho de 2016. Além disso, a utilização de chaves do Windows 7 ou 8 para ativar o Windows 11 deixa de ser possível.
Windows encerra caminho de instalação para atualização gratuita do Windows 7/8
A oferta de atualização gratuita da Microsoft para Windows 10/11 terminou em 29 de julho de 2016. O caminho de instalação para obter a atualização gratuita do Windows 7/8 também foi removido. As atualizações do Windows 10 para o Windows 11 ainda são gratuitas.
Como resultado, isso significa é que não pode mais ser realizada a atualização do Windows 7/8/8.1 para o Windows 10 ou 11. Esta medida já entrou em ação, deixando assim de ser possível esta atualização que muitos usavam.
Curiosamente, e segundo testes realizados, é ainda possível aplicar esta solução na versão 22H2 do Windows 11. As versões mais recentes do novo sistema da Microsoft já não aceitam as chaves do Windows 7 para fazer a ativação do sistema operativo.
Com este passo a Microsoft fecha assim a porta a uma das formas mais usadas para ativar novos sistemas em quem atualizava ou montava um novo PC. É um passo natural, mesmo depois destes sistemas terem perdido o suporte da gigante do software e depois de muito tempo com a atualização disponível.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda bem, as pessoas que comprem licenças do windows 11!
Licenças adquiridas para Windows 8 diretamente da MS em 2012 que, entretanto, foram ativadas no Windows 10, mesmo depois de 29 Julho 2016, e até em Windows 11, pela via da atualização gratuita, deixaram de funcionar após reinstalação ou em utilização em máquinas virtuais. Devo salientar que não são licenças OEM. Sempre gostei da Microsoft, sempre me identifiquei bastante com a empresa, mas sinceramente, começo a pensar cada vez mais em Linux.
Pedro Simões:
O que acontece às chaves de activação que foram compradas para o Windows 8 e que, entretanto, migraram para o Windows 10 e depois para 11, ao longo do tempo? Será que a partir de agora, se precisar de reinstalar o Windows 11 no meu sistema, porque está instável, a chave funciona novamente? Se não funcionam mais, milhares de pessoas vão acabar por deixar de ter o Windows activado. É este o objectivo da Microsoft?
Atualizar o win 7, 8 , 8.1 , 10 para 11 esta noticia é patética. mas que maquinas trabalham com win 7 ou 8 ou 8.1 ou ate mesmo o 10 se atualizam para o win 11. AMD RYZEN 5 minimo a apartir do 2600 intel ainda tem alguns que sao suportaveis mas falha no resto.