10 sistemas alternativos ao Windows (Parte I)
No segmento dos sistemas operativos a Microsoft continua a liderar o ranking apesar de cada vez existirem mais sistemas alternativos. Segundo dados recentes da agência NetApplications relativamente aos sistemas operativos mais usados, o Windows 8.1 ocupa agora a terceira posição e o Windows 7 continua isolado com mais de 50%. O MacOS apenas tem uma taxa de utilização na ordem dos 7.4% enquanto o Linux fica pelos 1.6%.
Mas que outras alternativas há ao Windows? Hoje vamos apresentar 5 sistemas alternativos ao desenvolvido pela Microsoft.
Chrome OS
Nos últimos meses têm sido várias as empresas que têm apresentado os seus novos equipamentos, com a nova aposta no Chrome OS. Esta parece ser a estratégia para “fugir” à incontornável quebra constante no segmento dos PC’s e também, de certa forma, diversificar o portefólio de produtos.
O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web.
Homepage: Gostava de experimentar o Chrome OS? Vamos lá…
SteamOS
O SteamOS é um fork do Debian Linux, sendo que esta primeira versão é baseada no Debian 7.1. Em 2015 os utilizadores vão poder comprar as tão esperadas Steam Machines que prometem mudar por completo a definição de consola de jogos.
Homepage: SteamOS
Haiku
O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System). O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema opeartivo necessita apenas de 128 MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo, Pentim II a 400 Mhz, necessitando apenas de 700 MB de espaço em disco.
Homepage: Haiku
ReactOS
O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows NT, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.
Homepage: ReactOS
FreeBSD
O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.
O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.
Homepage: FreeBSD
São vários os sistemas que podem ser considerados uma alternativa ao popular Windows. Estes são cinco dos mais populares e cada um deles tem características muito específicas. Quem quiser pode facilmente testar, recorrendo por exemplo à Virtualização, sem ter de fazer qualquer alteração no sistema actual.
Que outros sistema alternativos ao Windows conhecem?
Este artigo tem mais de um ano
Opiniões sobre o Haiku?
vou deixar aqui um ranking com mais 300 opções ao windows
http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity
Tudo Linux.
Só mudam praticamente as distros.
@Manuel
Vê-se mesmo que percebes disto…
Para além de distros Linux, não existem praticamente alternativas ao Windows e Mac OS para desktop. Nem sei se faz muito sentido sequer tentar criar um novo SO de raiz, a não ser que seja a única hipótese de implementar algo que a concorrência não consegue replicar e que vá mudar radicalmente o mercado. É claro que existem outros SO sem terem base Linux, mas cumprem apenas objectivos muito específicos, para um conjunto de hardware específico, ou então simplesmente não têm software suficiente para serem considerados como alternativa.
Obrigado.
Excelente, eu admiro e uso
HP-UX, AIX, Solaris, iOS (Cisco)
IOS*
e… a sério? lol
Creio que estejam a falar de sistemas operativos para UTILIZADORES.
O HP-UX e AIX tiveram piada, mas o “iOS” da Cisco partiu tudo!
Este Ricardo… é o maior, mesmo!
Andas sempre por aqui a mandar postas de pescada para o pinhal a mostrares que sabes muito. Mas nunca te vejo no consultorio pplware ao fim de semana a ajudar o pessoal com duvidas. Tu e que pensas que es mesmo a maior… oh fofita
;_;
Sim senhor NELSON.
Mas com um pequeno aparte,…
IOS da Cisco encontra-se em routers e switch…
Tem este mesmo nome (IOS)… Vai estudar mais um pouco redes…
A sério? Achas que eu não sei?
É “IOS” e não “iOS”, o “i” faz toda a diferença.
Mas acho ridículo é mesmo porque é um SO para fazer management de equipamento de rede.
Não é uma alternativa ao Windows, nem coisa que se pareça…
De facto, o nome sempre pertenceu à Cisco, muito antes da Apple sequer pensar em utilizá-lo. Pelos vistos fizeram um acordo amigável assim um bocado por alto e ambas as empresas não se chateiam uma à outra e inclusive chegam a colaborar nalgumas áreas de interesse comum. (Isto foi o que li, se quiserem coloco sources.)
…ou seja no fundo é tudo linux!
React OS não é Linux nem unix.
E freeBSD nao é linux. nem Haiku.
Mas o steamOS nao tem aquele requisito estranho do disco de 500GB ?
Mas esse requesito foi na altura quando lançaram a primeira versão beta. Já cheguei a instalar numa VM com 20GB e ele instala
Então se calhar vou dar uma vista de olhos nisso.
Obrigado
Pode parece uma pergunta um pouco estranha
para vocês que estão dentro do assunto
Mas para mim que sou um leigo na matéria fico na dúvida
Posso instalar o ChromeOS de raiz no meu pc
Como o win 7 ou um linux ?
o ChromeOS é paga ou grátis ?
Eu até acho os sistemas linux muito bons mas na hora de instalar um simples programa tipo flash player ou java ai bato com a cabeça na parede
Pois não é da mesma maneira que o win
Obrigado se puderem ajudar
chrome os… é gratis
o chrome os não é facil de instalar em pcs que não sejam chromebooks, se quiseres aventurar: http://chromeos.hexxeh.net/ (atenção, o dev que fez estas builds não atualiza desde abril de 2013 mas está a trabalhar numa nova versao)
para instalares programas em linux basta seguires um dos muitos tutoriais que aparecem no pplware (flash ja vem com o chrome se te ajuadar) outros programas, ou usas a loja de aplicações e é instalar como se faz no android/ios ou aprendes uns comandos basicos de terminal (sudo apt-get instal …)
instalei num magalhaeis…
tambem eu à uns tempos mas agora não está facil arranjar uma build atualizada. Para quem quer só experimentar podem correr uma build em linux do chromium daqui:
https://download-chromium.appspot.com/
e correr o ficheiro “chrome” assim:
./chrome –disable-setuid-sandbox –open-ash
Confesso que comandos nunca entendi bem
da ai fico sempre a toa
já testei varias variantes de linux e companhia
mas acabo sempre por voltar ao Windows
a linha de comandos não é obrigatória mas facilita, começa por ubuntu, mint ou elementaryOS e vê o que achas.
mas obrigado pela dica dbrenha
vou me aventurar
ultimamente tem sido constante as publicações do peopleware relativamente à mudança do Windows para Linux. esquecem é que a Microsoft gera e vai continuar a gerar empregos e que continua a ser o Windows mais utilizado e mais familiar para qualquer colaborador.
QNX, ou RTOS
Outro…
É com cada um !!!
Ouvem por aí uma coisa e “TAU”
Temos logo em primeiro lugar o jovem que, em alternativa ao Windows sugere: HP-UX, AIX, Solaris (pronto este até “engulo”), e la pièce de résistance, -> Cisco IOS <-
Depois temos logo coladinho outro jovem que acha (QNX e RTOS) que até podem ser a mesma coisa, mas tem nomes diferentes logo são duas boas sugestoes.
HP-UX para o primeiro amigo, apesar de criares contas de utlizador todos os dias lá, não faz dele uma alternativa ao windows até porque "só" correm em PA-RISC
AIX só em sistemas e dos bons IBM
Cisco IOS …… (Não comento)
Para o segundo amigo (QNX é um RTOS), apesar de correr em x86 não faz dele nada bom para substituir o windows.
O Blackberry Playbook correr QNX 😛
OS’s para utilizadores…
Of course it runs FreeBSD!
O haiku é melhor que lubunto?
Não. Haiku é baseado no BeOS. Lubuntu é uma distro Linux baseado no ubuntu. BeOS já está praticamente obsoleto. Na altura que era porreiro, a apple ia comprar-lo para substituir o mac os, porque ele era bom em multimédia.
Pelos vistos tenho andado desactualizado em relação aos SO 🙂
Mas nota-se muito a presença de “clones” Linux…
O único “clone” é o ChromeOS, aliás, nem é clone, é Linux. Só não usa a interface habitual…
Ubuntu, Linux mint, Debian, Mac os X, Fedora
etc existem milhares de sistemas operativos alternativos aos sistemas operativos da Microsoft Corporation
PinguyOS vai num excelente caminho. O Windows 8.1 está a melhorar pouco a pouco.
Mas porquê que haveria de deixar o windows?
Sei que tanto os kernel linux e unix são bons, mas em termos de “user friendly” a windows e apple são as melhores (e com mais programas e jogos), por isso para já não vou mudar para linux ou outro SO qualquer.
E o Win 8.1 está espetacular e quando vier a nova versão do metro ainda vai ficar melhor, por isso não tem mesmo sentido para a grande maioria dos utilizadores deixar o windows…
(Quanto mais não seja, quem não gostar que use OSX)
Melhor?… BRRR.
Hoje conheci o Joli OS!
Já foi descontinuado a versão para instalar no PC, e passou a Cloud.
Mas pareceu-me muito interessante! Ainda tenho de investigar melhor, mas faço questão de partilhar com os aventureiros.
http://www.jolicloud.com/jolios
i pq n\a o os x ?
http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~somlo/OSXKVM/#sec_1
archlinux (parte 3)
pacman -S qemu
………..
nao velo porque motivo nunca falam do que é nacional por exemplo o Caixa Magica
Já falamos várias vezes. No entanto neste post fugimos um pouco dos “tradicionais Linux”
Acho que o titulo do artigo deveria ser “Sistemas operativos alternativos” e não direccionar em especifico a um. Até parece uma campanha de sensibilização contra a Microsoft 🙂
Pois todos são alternativos de algum em especifico.
Já agora, alguém me pode dizer qual a longevidade do suporte para estes sistemas?
Não sei bem mas a maioria dos SO Linux costumam ter sempre suporte, e quando deixam de ter é porque saiu um SO mais atual 🙂
É com cada opinião!!!
Quem tem o XP num PC velho não tem grande alternativa senão ir para LINUX, e sim alternativa!
Todos os Windows actuais são demasiado pesados para os velhos computadores!
É essa a ideia base da pplware, e não a de defender Linux ou atacar o Windows mas enfim…
Leiam as coisas primeiro e opinem depois “para apenas alguns”.
🙂
Concordo contigo 😉
Acho que o “demasiado pesado” é um pouco injusto. O Windows 8 é até bastante levezinho. Custa é mais 100€ que estas alternativas.
AmigaOS
OS2
MenuetOS
Android-x86
eos
freevms
opensolaris
zetaos
plan9
…
Não há sistemas operativos alternativos ao Windows, nem mesmo a Apple usa o OS X quando precisa trabalhar a sério:
https://twitter.com/tim_cook/status/474935247335743489/photo/1
Na foto: o CEO da Apple visita a fábrica da Apple em Houston (no Texas) onde são montados os MBP e onde todos os PCs (parecem ser iMacs) correm o Windows (aparentemente o XP ainda).
Alguém na Microsoft ainda deve estar a rebolar no chão a rir…
Não sabes o que dizes. É nessa imagem que te baseias? Eu trabalho com Mac todos os dias, mas ao mesmo tempo trabalho com máquinas virtuais Windows e Linux. Isso não significa rigorosamente nada. Uma coisa te garanto, no dia-a-dia, os sistemas mais instáveis mas de (muito muito) longe, são os Windows. No entanto, este não deixa de ser um mal necessário por causa de compatibilidades.
Engraçado, a google quando quer trabalhar a sério (computadores dos funcionários) usa OS X e não windows e não vejo assim tão mau trabalho e não me acredito que a apple seja diferente