PplWare Mobile

SteamOS – Crie a sua própria Steam Machine


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. D! says:

    No pplware é so AMD’s está visto hehe

  2. João Vieira says:

    já estou a instalar! 😀

  3. NN says:

    Acho que é uma aposta acertada usar NVIDIA, isto porque muito sinceramente a AMD tem excelente placas com um enorme poder grafico, mas os drivers são o calcalhar de Aquilles da AMD.

    A Nvidia pode nao ser uma empresa tao generosa como a AMD na dispobililização de drivers para opensource… mas os que eles lançam são fiaveis.

    • César says:

      Acho que tens razão até a ultima atualização de drivers da amd… Antes crashava muito mesmo, estava sempre a fazer recovery ao pc. Mas agora… 5*, pelo menos aqui aumentou-me os fps em jogos como ACIII e COD MW3, por exemplo. Excelente 🙂

    • lmx says:

      A AMD sempre teve graficas muitissimo poderosas em directx, praticamente sem concorrência…

      Mas em OpenGL, é precisamente o cotrario…a AMD entrou tarde…e o seu suporte a openGL nâo é tão eficiente, como na NVidea..

      Mas a AMD tem um driver opensource que dá 10-0 ao da NVidea, em opengl…

      É uma pena a AMD ter desinvestido no Linux, porque apostou por caminhos errados e agora tenta a todo o custo recuperar…esta a melhorar muito.

      cmps

      • NUK says:

        Claro que apostou mal. Só está presente nas 3 consolas do mercado… Entre ter a Nintendo, a Sony e Microsoft a comprarem-lhes GPUS e CPUs (a Nintendo só GPU) para as últimas gerações das suas consolas, ou apostar no mercado de PCs GNU/Linux que ainda é muitíssimo pequeno e só agora a começar com jogos. Realmente é uma perda do camandro fogo para a AMD, a NVIDIA é que está bem, a chular nos preços (tanto que as 3 grandes consolas fliparam-na)e sem consolas e um pouco melhor no GNU/Linux.

        Mas olha, espera então não é que a consola da Steam também vai ter AMD (sim e NVIDIA também)? Epá, fogo esta AMD só faz maus negócios… Então agora também anda a meter CPUs e GPUs nas consolas Steam. A sério que burros!

        lmx, depois deste sarcasmo todo, digo-te que estás com as palas de quem usa desk ou laptop com Linux e não olhas para mais nada. Passou-te tudo ao lado e regurgitaste-te todo com esse post.

        • lmx says:

          em primeiro lugar…eu não entendo o teu comentario … :S

          Do meu ponto de vista apostou mal, porque sai tarde a concorrer em opengl…se reparares a NVidea é muito melhor(em alguns casos apenas melhor ou igual)…em OpenGL é claro…

          Sim , mas isso deve-se ao mantle, outra tecnologia, a meu ver é uma boa ideia, mas ela apenas apareceu, porque a AMD percebeu que está anos atrás da NVidea em opengl, e não consegue competir taco a taco…e vai demorar muito tempo a chegar ao Linux, apesar de haver avanços nesse sentido…

          não e que os drivers sejam maus…é que os da NVidea, apesar de não serem ideias, estão bem melhor…estou a falar dos proprietarios claro…

          Não é uma questão de mau negócio, mas quem quiser poder de topo, vai para a NVidea, porque não o vai conseguir num futuro próximo com a AMD…porque os drivers para linux são mais limitados…tens que dar uma olhadela nas novas graficas…só ha uma que vale a pena em linux…

          E digo isto com muita pena minha porque gosto muito da AMD e dos seus preços, mas sem um suporte de topo, fica complicado…

          Por acaso até estou a escrever de uma maquina AMD(proc+gpu)…a ver vamos no que dá a nova arquitectura que vai surgir salvo erro a 14 de janeiro…mas eu já sei que o suporte a linux deve ser afinado muito para lá do lançamento…

          A jogada das consolas foi boa, mas peca por tardia…ja devia ter acontecido!!
          E não não correm directx mas sim mantle!!Portanto não percebo porque as trouxes-te para a conversa…enfim.

          sim cada um pensa naquilo que usa…eu é desktop’s/Laptop’s/servidores/telemóveis/routers a correr linux, cada um olha para as coisas baseado na sua utilização…no windows é igual…ou não??

          Eu acho é que quem adoptou umas palas foste tu…que pelos vistos não percebes-te o meu comentario…

          Não sei se sabes, mas o tema aqui era Consola Steam a correr debian Stable 7.1…e não windows/Consolas/tablets/telefones…

          cmps

        • AlexAlex says:

          Tanto a AMD apostou mal que está com problemas financeiros…

  4. Everton says:

    Steam OS instalado mas sem som 🙁

  5. Marcelo Barros says:

    Ainda andava sequer na faculdade quando falava com os meus amigos, porque não fazer um sistema operativo dedicado a jogos,dedicando assim todos os recursos da máquina ao jogo.
    Parece que mais de 13 anos depois chegou

  6. Cap says:

    Tenho um Acer Aspire Revo R3600, tem um processador intel atom. Será que dá para instalar o steamOS? Obrigado.

    • Nuno Goncalves says:

      Teóricamente sim, mas tinhas de colocar mais 2 GB de ram e trocar o disco por um maior pois de origem tras 160GB. processador 64bit tem, e gpu nvidia tb.

    • lmx says:

      não sei qual o teu atom…as series n2600/n2800 são uma treta!!por dois motivos…

      Não são 64bits
      a Grafica é uma powerVR540 salvo erro com um soporte pessimoa a qualquer OS…mesmo a windows…no linux ainda é pior…porque aceleração frafica 2D so até ao ubuntu 12.4(o 12.10 já é mau)…esquece aceleração 3D,é um mito….porque para isso o teu processador até se passa…não ha pura e simplesmente…
      A intel voltou a dar um tiro no pé e mostra que não consegue competir com a AMD no sector de baixo consumo(eu tenho um destes…para pisa papeis e pouco mais :()!!

      cmps

  7. Rui Correia says:

    Parece que tanto a PS4 como a Xbox one vão perder algumas vendas.. Podem não ser muitas mas se eu fosse para comprar uma consola talvez considera-se investar antes num pc e num bom comando para depois instalar o steam OS

  8. Ricardo says:

    Aqui fica uma screen do login
    http://i.imgur.com/4C8YpP8.png
    Estou com alguns problemas em relação as drivers da vm a ver se consigo resolver isto e posto umas screens do ambiente de trabalho.

  9. Ricardo says:

    Aqui está uma do ambiente de trabalho, podem utilizar se quiserem.
    http://i.imgur.com/giTqH4U.png

  10. Pedro Neves says:

    boas noites… 500gb de disco mas ele vai ocupar tanto espaço???? 4gb de ram 😀 isso e mesmo power…
    tem de ser mesmo o maquina dedicada so para isso 😛 kkkkkk
    cumps

    • David S. says:

      Só pode ser piada tua certo… Então se quiseres teres os teus jogos filmes series etc não tens que tem um HD com uns bons Gigas xD e a Ram é para os jogos…

      Abraços.

  11. AJSB says:

    500GB nao e’ obrigatorio, apenas recomendado para se ter bastante espaço para jogoa.

    ARS Technica descobriu que num disco de 500GB ficavam 406GB livres.

  12. Alexsandro says:

    Epah estive a ver e tanto o modo default como o personalizado apagam tudo que temos no disco. Estarei enganado? e que no modo personalizado não aparece em momento nenhum a opção de escolher ou formatar partições por exemplo.

    No meu caso tenho um pc relativamente novo e dentro da garantia e não queria abri-lo só para trocar o HD. Alguem que já instalou esse OS tem a opção de criar partições no modo personalizado?

    • Ricardo says:

      Penso que se escolheres a opção de “expert install” podes escolher onde instalar.

      • Francisco says:

        NÃO! em modo expert só serve para correres módulos extra no kernel quando estas a instalar, praticamente. Apaga tudo na mesma, ja cometi esse erro.

        Podes até utilizar uma gráfica ATI ou AMD, só que não é suportado oficialmente pela Valve. Ou seja, podes iniciar com drivers opensource se estiverem disponiveis (o que duvido) e depois instalares outras a partir dos repos do Debian.

  13. AJSB says:

    Nao, e’ realmente verdade, seja qual o sistema usado para instalar, TUDO o que estiver no HDD sera’ APAGADO.

    Alem disso, NAO se tem qualquer escolha a como a particoes sao feitas….esta’ tudo automatizado.

    Devo lembrar que isto e’ uma VERSAO BETA do SteamOS.

    Boas notcias para quem tem graficos AMD ou Intel:
    Fincionam mas possivelmente com fraca performance e bugs nos jogos (no caso da Intel tyem de se editar o grub e remover todas as vezes que diz “nomodeset” vao ao Phoronix para saber mais)….mais uma vez , isto e’ uma VERSAO BETA.

    Espera-se que num curto espaço de tempo a Intel e em especial a AMD, melhorem os drivers de video para se ter o mesmo nivel de performance que a NVIDIA.

  14. Matos says:

    alguem me pode ajudar na parte do login… não estou a conseguir entrar. ..

  15. AJSB says:

    Existem duas contas….
    Uma como user e outra com acesso previligiado.

    Sao elas…

    UN: steam
    PW: steam

    UN: desktop
    pw: desktop

    claro que depois convem substitui-las 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.