Quantcast
PplWare Mobile

ReactOS – Uma alternativa fantástica ao Windows XP

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. João says:

    Só faltou referir que o projecto ainda se encontra em fase alpha e como tal não recomendado para uso diário ou como SO principal.
    De resto, projecto muito interessante. 🙂

    • Pedro Pinto says:

      Pareceu-me bastante estável. Além disso não é um projecto recente, já tem alguns anos.

      • NokTham says:

        Sim, ainda está em versão Alpha, realmente o projecto já é bastante antigo (desde 2004 ou 2005) no entanto isto não foi agarrar numa distro nix e alterá-la, nem foi agarrar no Windows e modificá-lo, eles praticamente refizeram o kernel do ReactOS, com base no Windows XP e Windows Server 2003, de acordo com o fundador do projecto, o Kernel do ROS está 80% completo (isto em finais de 2013), ainda há muita coisa a fazer, mas o projecto está a andar bem, e espero que venha a triunfar no mundo dos OS’s.

  2. Rodrigo Coelli says:

    tá aí uma boa opção, mas ele é rolling release ou semi rolling release????

    • leor says:

      Nem um nem outro. No momento em que instalas a versão final é só usar e ele vai ser constantemente atualizado mas de um modo menos padronizado do que o Windows. Até se tornar algo aplicável há maioria dos utilizadores ele vai continuar inutilizável para muitos mesmo após a conclusão do kernel do sistema.
      Em outras palavras, ele será um RR quando chegar a versão final.

  3. Luis says:

    Será que a rede de multibanco não poderia usar este sistema, poupando imensas em licenças? Se calhar existe o problema da segurança… porque a compatibilidade parece existir. O que acham?

    • Diogo Ribeiro says:

      e quem ganha dinheiro com as licenças? LOL

    • navyseal says:

      O SO em si não está em fase final e a SIBS certamente não está interessada nisso, nem nenhuma outra companhia. Querem versões estáveis com longo suporte, a solução existe e é preciso migrar para outro SO, contudo a equipa informatica pode não estar interessada no assunto.

    • ACS says:

      As empresas preferem pagar o dinheiro das licenças e terem a certeza que em caso de algo acontecer podem processar alguem. Além que quem fornece essas licenças dá também suporte.
      O software livre nem sempre é a melhor solução para o mundo empresárial.

      Qual preferias ter uma equipa de informaticos pagos a peso de ouro durante anos ou pagares umas licensas agora mas ter pessoal qualificado pronto para te dar suporte e em caso de acontecer merda poderes processar e atribuir culpas para fora da tua empresa?

      • leor says:

        Essa pergunta não se aplica bem a isto. Podes ter um sistema com 0.0000000000000001% de probabilidades de dar problemas e nunca chega a ser necessário a dar problemas ou podes ter um sistema que em 20% dos casos vai dar problemas e tens que andar a pagar por uma licença que oferece um suporte que poderia ser desnecessário porque a empresa é imcompentente o suficiente para melhorar o seu sistema.

    • leor says:

      Não, ele ainda não funciona em hardware fisico e encontra-se de momento como muito instável.

  4. Alfredo says:

    Já alguém experimentou?
    Eu experimentei o LiveCD num portátil antigo que originalmente tinha o XP, e apresenta-me um erro, não chegando sequer a iniciar.

  5. Eduardo says:

    Existe um outro projecto com principios semelhantes mas baseado em Debian que se chama Q4OS.

    • NokTham says:

      Princípios semelhantes? hmm, não sei se se poderão comparar, o objectivo do ReactOS não é somente ser parecido com o XP, não quer somente o feel e o look do XP, também quer o mesmo nível de usabilidade dos OS’s Windows, mesmo nível de compatibilidade a nível de software e hardware, o Kernel do ReactOS foi desenhado com base no Kernel do Windows Server 2003/Windows Xp, ou seja não vais ter somente o look e o feel, vais poder correr softwares windows no ReactOS sem Wine (utilizado em Linux) ou qualquer tipo de emulador Windows. O mesmo pode ser dito em relação ás drivers, não haverá problemas de compatibilidade.

  6. kekes says:

    Já o sigo a muito tempo, infelizmente tem uma comunidade bastante pequena, se fosse maior de certeza que já tinha avançado mais. Creio que nunca vai passar de um projecto interessante com fins lúdicos para quem o desenvolve, infelizmente.

  7. André says:

    Tentei correr no VMWare através da máquina virtual que eles disponibilizam e não consegui instalar o VMWARE tools…
    Já o testei à uns anos e hoje parece-me mais estável…

  8. mythic says:

    lembram-se do vista? ao menos sei que a camara de alfena teve muitos problemas com ele e a microsoft pos-se de parte e mando-os comprar impressoras ,scaners,fax ,e tudo mais moderno devido a bronca que o vista da-va não so por ser exessivamente pesado apanca-va com os drivers

  9. leor says:

    Mas estás maluquinho? Vais apresentar um sistema altamente instável como alternativa ao XP? Informa-te mas é foisna-se ahahahahahahahah

  10. Neto says:

    Esclareçam-me se as aplicações já vêm nativas no SO e/ou se podemos instalar versões de apps para windows.

    • leor says:

      Podes instalar tudo o que quiseres no formato para windows mas nada garante que vai instalar ou funcionar e pior é que pode dar em BSOD durante a instalação ou execução de qualquer coisa.
      Melhor esperar que o sistema esteja completo e só depois se pode fazer o que quiser nele sem qualquer risco.

  11. Henrique says:

    VIVA A ENGENHARIA REVERSA DO WINDOWS PELA COMUNIDADE REACTOS!!!!!!! VIVA O REACTOS!!!!!!!

  12. Henrique says:

    OH, GLÓRIA!!! CARTÃO VERMELHO PARA BILL GATES E PARA MICROSOFT!!! VIVA O REACTOS!!!!!!!

  13. JG says:

    PARA MIM TUDO QUE SEJA DIFERENTE DO WINDOWS XP(VERSÕES ANTERIORES E POSTERIORES) É TEMPO PERDIDO. ESTA A MINHA OPINIÃO! GOSTO DO QUE É CLARO E INTUITIVO. SEI QUE UM DIA TEREI DE MUDAR, DEVIDO A A ALGUMAS INCOMPATIBILIDADES DO SOFTWARE DE TRABALHO QUE FOR OBRIGADO A USAR. NESSA ALTURA, ESCOLHEREI UM QUE APRESENTE O MÍNIMO POSSÍVEL DE JANELAS E ALERTAS OBSOLETAS, COM PREFERÊNCIA PARA O QUE OFERECER MAIS ESPAÇO LIVRE NO ECRAN PARA TRABALHAR!

  14. Almir says:

    Caramba, achei legal o projeto, Desenvolvo ERP, e vou instalar para testes nos meus clientes que usam Ponto de Venda.
    Seria muito bom se houvesse uma versão para processadores ARM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.