PplWare Mobile

Última hora: Microsoft cancela atualização de outubro do Windows 10


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Grandprix says:

    Actualizei 5 Windows e o único problema foi num Lenovo que deixou de arrancar um jogo. Para resolver tive de reinstalar o jogo e ficou resolvido sem perder o progresso que tinha. Nos outros 4 não detectei nenhum problema.
    Windows 10 forever

  2. Gonçalo Santos says:

    No meu tive por 2 vezes não consegui fazer a instalação da nova versão 1809 mas corri em limpeza do Windows update e depois já instalou sem problemas.

  3. barra says:

    A minha preferência sempre foi pela instalação limpa do sistema, demoro um dia a instalar e configurar tudo novamente mas tenho a certeza que fica sempre impecável.
    Aqui funciona tudo muito bem, no mau zenbook.
    Quanto ao VAIO, fiz o update normal e está sem qualquer problema.

    • Wolf says:

      faço a mesma coisa que você. sempre baixo a iso, perco um dia todo fazendo backup e reconfigurando tudo, mas fica impecável.

      • Barra says:

        E fazes bem. Em 23 anos de atividade na área sempre digo e sempre direi. O problema está entre o PC e a cadeira.

      • Mateus says:

        Barra, essa do “problema entre o PC e a cadeira” já está mais gasta… 😉 As máquinas e software sao feitas para servir o homem ou o inverso? Se no telemóvel iOS/Android os updates costumam ser super descomplicados, assim como a maioria nos Mac OS ou até Linux, achas mesmo que tantos stresses com o Windows é problema do utilizador? Nop.

        Wolf, no Windows 7 e anteriores instalar do zero ou fazer um update fazia muita diferenca. Com o Windows 10 já nao. Se o fazes por “habituacao” é outra coisa, mas necessidade nao tens. Há sim casos (já me aconteceu mas apenas com as primeiras edicoes do W10) em que o update automático falha, descarreguei o ISO e atualizei a partir daí (update, nao instalacao) e correu tudo bem.

        Sugestao:
        – divide (ou compra um novo) o disco em C: + D: e usa o C: (aconselho minimo 80GB) para o W10 e usa o D: para tudo o resto. NOTA: se tiveres pastas e arquivos no ambiente de trabalho, estas estao por norma no C:. Antes duma instalacao passa para o D:
        – o Windows / Aplicacoes deixam-se instalar quase todas no D: e mesmo as da loja da MS podem ser instaladas no D: (settings > system > storage > change where new content is stored > muda tudo para D:)

        Neste caso podes estar tranquilo a instalar e nao perdes mais que 1-2h a instalar do zero o W10. Eu num antigo e limitado PC (1 GB RAM e 16 GB eMMC) demorei 1.5h a instalar o W10, drivers, Office e os programas standard (alem disso as apps da loja vao-se instalando por elas)

    • d says:

      Haja paciência pra fazer isso de 6 em 6 meses. Nem em distro linux isso é obrigatório. Quem sua Fedora é quem sofre! Cruz credo! Prefiro usar pra sempre a mesma distro rolling

  4. Luís says:

    quem não tem problemas com ela e conseguiu instalar numa boa fica com ela…

  5. Asdrubal says:

    Passemos já para a actualização de Abril.

  6. angelo oliveira says:

    Acho que as atualizaçoes deviam ser por um ano ou mais pois embora ha pessoas a fazer testes mas o sistema tem varias marcas de computadores .A inovaçao deve ser mais devagar pois a pressa tambem nao e boa amiga.Abraço pplware

  7. Drived says:

    Fiz a actualização no dia 04/10 e até agora não tive qualquer problema. Espero que resolvam o problema com celeridade para as pessoas afectadas.

  8. João Terra says:

    Eu nesta atualização não tive problemas nenhuns, até estive a atualizar o driver da Nvidia e atualizou sem problemas. Nos jogos também correu tudo bem

  9. Pedro Eloy says:

    Normalmente não tenho estes problemas pois uso as opções do windows de adiar os updates o mais possível e nunca arranco um update manual. Até agora zero problemas.

  10. João says:

    Uma instalação do zero e um update sem problemas aqui por estes lados.

    Isto é o que acontece quando eliminas um departamento de qa e metes os utilizadores encarregues dos testes, po vezes corre bem, outras corre mal…

  11. KodiakShadows says:

    Nunca tive problemas nas atualizações e mais uma vez neste Zero problemas.

  12. João Paulo says:

    Instalei no dia 2, sem problemas nem perca de dados e os drivers todos configurados.

    O único bug que vi foi na Miicrosoft Store desde que ontem esta foi atualizada ( versão 11809.1001.8.0 ).

    Apesar de continuar em português, os botões de iniciar, instalar e afixar, mudaram para inglês:

    “lauch, share, pin to start, pin to taskbar, install e hide”.

    Mas esta M$ Store sempre foi para mim um manancial de “bloatware”…

    Esperemos para ver os remendos que esta empresa enviará para quem já instalou o 1809 e este funciona.

  13. Joao says:

    Penso que fizeram bem assim corrigem o que está errado e lançam outra vez a atualizaçao, pena foi os utilizadores que perderam ficheiros dizem que é do OneDrive vamos ver

  14. Joao says:

    Penso que fizeram bem assim corrigem o que está errado e lançam outra vez a atualizaçao, pena foi os utilizadores que perderam ficheiros dizem que é do OneDrive vamos ver

  15. ftg002 says:

    Fiz o update normal através do Windows Update e correu tudo bem.

  16. tecnico da altice says:

    eu estou carregado de problemas e nao e so desta ultima atualizacao cada uma pior que a outra

  17. José Moreira says:

    Sinceramente, instalei e não notei qualquer problema.

  18. hommer says:

    3 maquinas a rolar com a v1809 e zero problemas…

  19. Nuno Santos says:

    A única situação com que me deparei foi na Microsoft Store. Ao aceder à minha biblioteca vi que está vazia, completamente limpa. Mas ao pesquisar pelo nome das minhas Apps e jogos eles aparecem como comprados e dá para instalar normalmente. É a única situação, chata mas não grave. De resto tudo ok.

  20. M says:

    Surface Pro 4 aqui. Zero problemas até à data de hoje.

  21. Jézu Moreira says:

    Tenho um DELL, mas ele tem mania de atualização de sistema!
    Tem como remover da DELL e instalar um Windows 10 puro. Não quero nada dessa marca no meu notebook. Só quero aproveitar o Hardware.
    Se algum técnico da área poderia me dizer se é possível, já sou leigo…
    Grato desde já.

  22. Rui Cruz says:

    Ainda bem que nestas grandes atualizações ponho sempre tudo em pausa durante umas semanas. Não é que seja garantido que me safe sem problemas, mas pelo menos a probabilidade de correr mal é menor.

    • Vitor says:

      Deves um tipo cheio de sorte…desde que foi disponibilizada a última versão do SO da Apple já foram lançadas cerca de 10 atualizações! Quase uma por dia…conforme os utilizadores vão “reclamando”!!

    • Rui Cruz says:

      Tenho aqui um portátil mais antigo e estou mesmo a considerar meter linux naquilo, ou até mesmo dualboot no pc que uso diariamente. Mas ainda não me dei ao trabalho e vai custar um bocadinho a adaptar, mas do windows e das suas tretas já estou cansado. Parece que nem sou eu que controlo a máquina como eu quero.

  23. Claudia Nogueira says:

    Depois de ter perdido todos meus arquivos que eu não consegui recuperar de jeito nem um, eles vão cancelar….
    Porfa…
    Microsoft tá de” parabéns “

    • KodiakShadows says:

      Para a próxima arranja outro disco onde instalar o SO e outro para ficheiros e não te vais queixar mais, nem perder tempo a deitar a culpa para os outros quando não se fazem backups.

  24. Arismar Sousa says:

    Continuo com o Windows 8.1. Funciona muito bem e não tenho esses problemas de atualização constante. Medo assim, estou migrando para o Mint Linux.

    • Arismar Sousa says:

      Corrigindo: Mesmo assim, estou migrando para o Mint Linux.

      • d says:

        Fazes bem em migrar, Windows 8.1 já está deixando de receber atualização pra drivers, Skylake e Babylake O que pode ser problemático pra alguns.
        O Linux Mint ao menos recebe os drivers (não tão atualizados por ser baseado numa LTS), mas nada que um ppa não ajude.
        No pior dos casos, caso o utilizador queira sempre os drivers mais novos instalados, sugiro utilizar uma rolling release. Manjaro é uma das melhores! Diferente do Arch, o Manjaro testa por 2 semanas os pacotes e não envia a seco sem testar.

    • Rosália Jesus says:

      Tadita…..

  25. TiGaSPT says:

    Instalei a 1809 nos meus 2 pcs e até agora nenhum problema, mas pelo que vi na net dizem que o problema de o windows eliminar ficheiros tem a ver com o onedrive

  26. Neo says:

    No meu a barra de tarefas bloqueou.

  27. Marcos says:

    Baixei a atualização e está rodando beleza assim como todas até agora, nunca tive problema.

  28. Joao says:

    Eu tive problemas no passado e agora tb. Tentou duas vezes e o próprio Win10 fez o restauro.
    Depois disso achei estranho não haver uma terceira tentativa, mas já sei… pararam. Ainda bem.

    Há pessoas a dizer que instalam tudo… era o que faltava, tenho muitas coisas instaladas e duas cracadas que dão muito problema tornar a ter tudo como está. Não uso isto só para Internet e coisas simples.
    Tenho um isco com 400gb cheio de 550 Gb – SSD.
    Era mesmo o q faltava estar a colocar tudo de raíz!

    Se ele me apagar algo ou me mande abaixo o q tenho cracada (nuca o fez em atualizações anteriores) mudo para windows 7 e não tneho problemas com as atualizações deles….para já que eu siaba corre tudo bem para um win7 – 64b

    • Barra says:

      As tantas devias era pensar em deixar a pirataria e teres as aplicações legalizadas. Quanto aos trabalho de dá, é pouco se fores organizado. 30min para Windows, 10min para Office, 15min para drivers, 1hora para Adobe completo, 30min para outras apps, 1h para configuração. Em uma manhã tens tudo pronto.

      • Joao says:

        Lol… uma manhã…. era o que faltava!
        Configuração do Comodo, soft de trader, soft profisonal, VPSs, etc…etc… etc…
        Não chega uma manhã, para tua informação!
        Mas quem goste de perder tempo com coisas dessas, que o faça.
        Prefiro investigar em algo que me me ajude e complemente a minha reforma do que perderes horas, quase de 3 em 3 meses nestas coisas do win10.

        E mais, ainda não fui para outro SO porque profissionalmente preciso de 4 programas que somente há para win. Senão Ubuntujá rolava.
        Já pensei no disco virtual, mas há um senão para tal, de que não posso explicar aqui.

        Mas quem goste de perder tempo … força!
        Sim, tenho duas apps cracadas que não são fáceis de o fazer. Quando tiver a certeza de que são úteis, compro-as. Mas este ano que passou, ainda não me convenceram que me podem ser úteis. Tb tenho de aprender a suar melhor estas apps e depois decido. Não são jogos, não.

      • Barra says:

        O Office custou 10€ ano, em promoção. O Adobe são 16€ mês, isso gastam em tabaco e cerveja em apenas 5 dias.

      • André Pinela says:

        Efectivamente não há noção do effort necessário ao desenvolvimento…
        No limite, que também reconheço que não é bom, descarregar um software pirata, avaliar, se gostar compro para suportar o desenvolvimento.

      • Pedro Silva says:

        boa essa dos programas originais, eu tenho mais de 5000 euros em software de trabalho profissional original e vi-me obrigado a voltar ao W7, (mesmo que este laptop vinha com W10 debase), pois a cada actualização era o diabo para conseguir que os programas funcionassem,. Só tenho uma palavra para o Windows 10, é simplesmente o pior SO para trabalhar que eu tive em mais de 30 anos de TI’s. jamais voltarei a instalar esse esterco de SO, para já W7, mas como me tem agradado os novas distros linux, o mais provável é deixar a M$ forever

        • Jhon says:

          Eu também estou lixado mas é com o meu carro novo. Então não é que gastei uma pipa de massa em K7 do Marante, do Toy, da Tonicha, até dos Diapasão e não é que não funcionam no meu carro novo!? Vou voltar já para o meu Fiat 127… Esse sim, Ganda carro!

          • Luis says:

            Se não fosse deficiente queria ser o quê? Otario talvez, comparar o ter um rádio com leitor cassetes (k7 é para otarios), e ter comprado um com leitor CDS. Com o ter um pc a funcionar c centenas euros em programas gastos e ele sozinho se atualizar e deixar de dar. Desapareça!

          • Pedro Silva says:

            já vi que és entendido na musica, passa bem energumeno

          • Jhon says:

            Pedro Silva, relaxa, era só uma piadinha. Eu na verdade até acho graça aos fundamentalistas da Informática. Acho graça que o mal esteja no sistema operativo e não nos programas. Exige-se ao SO que evolua, mas temos sempre aquela condescendência com os programas antigos que não funcionam. Mas força aí nas distros Linux, de certeza que não irás ter problemas nenhuns com os programas que te custaram 5000 euros 😀

          • Luis says:

            Voces continuam a insistir que os programas tem de evoluir!!! Claro que tem, mas n pode a Microsoft lançar um update q o utilizador comum n sabe adiar cancelar etc e c esse update um programa caro deixe de funcionar. Uma coisa é. Vamos lançar o win11 mas o programa X e y não vão funcionar. Ok a marca do programa se não quiser ser ultrapassada faz nova versão o utilizador migra para o novo se quiser. Outra é o utilizador menos experiente numa PME por ex compra um qualquer programa caro para não ter problemas com a ASAE, o bicho de noite atualiza sozinho e o programa deixa de dar!! No exemplo que patética mente deu da k7 uma cosia é você é livre de comprar um carro novo e inutilizar as suas cassetes e comprar CDS, mas agora imagine chegar ao seu 127 de manhã e ter uma mensagem atualizado deita as k7 fora q agora não servem!! Parece-lhe a mesma coisa?

          • Pedro Silva says:

            Dá graça ver pessoal a escrever aqui, se parte dos meus equipamentos (com custo acima de 20 000€) com mais de 10 anos funcionam bem, e os softwares compatíveis, originais e bem caros também funcionam, porque c@4@190 tenho que investir em novos, aliás os novos equipamentos, que também os uso em regime de trabalho por conta de outrem, fazem rigorosamente a mesma coisa com um senão, crashs de software como se não houvesse dia de amanhã, e curiosamente todos estes ultimos modelos tem o mesmo WINDOWS mobile em comum. É claro que todas as empresas vêm com mais e mais versões novas dos seus produtos, para justificar os seus investimentos e massa salarial dos seus colaboradores, mas na minha área, o preço astronómico dos updates não justifica o investimento.
            Eu como muitos portugueses temos família e existem prioridades, e investir em algo só porque é mais recente mas que no dia a dia não me trás beneficio nenhum, esquece, até porque na altura da crise consegui ficar com um cad 2004 original, e no qual tenho melhorado desde sempre com lisps criados por mim. E associado a um software de projectos e estradas que me custou-só 4000€ tenho que tirar o máximo de lucro possível. A vida em Portugal está difícil para pequenas empresas e pequenos empresários, na minha área há muita concorrência desleal, e encima de tudo os impostos aleijam imenso, só nos ultimos anos deixo mais de 6000 € em irs para um país (des) governado por parasitas.
            Cumprimentos a todos, e percebam uma coisa, nada pior que chegar a um cliente e um equipamento deixar de conectar por cabo USB, só porque a actualização da noite anterior deu m34d@ e depois de pesquisar na net 1 hora, a própria M$ admitiu que a unica alternativa era um rollback, isto em meados de Março de 2017, resultado, o cliente não me conhecia e acabei por perdê-lo, depois é história, format e instalei o W7, e desde Então tive ZERO problemas. e outra, colegas meus riram-se disto, mas desde então é vê-los a me perguntarem como é que eu resolvi os diversos problemas que tive com o SO W10. Resultado é que não conheço um que continue a trabalhar em W10.

  29. zeca says:

    Instalada no dia 4 foi mau de mais para ser verdade: deixou de arrancar (ficava eternamente em ecrã preto com os círculos do boot a rodar infinitamente)! Por fim, quando depois de imensas e imensas tentativas (com os desligar a quente incluídos, com todos os riscos que daí advêm para o disco SSD) lá arrancou o tempo suficiente para ver que se arrastava, que com o windows explorer e o task manager apenas «no ar» estava sempre na CPU a 100%, tornando qualquer tarefa inviável, não me restou alternativa que não fosse o restore para ponto anterior. Windows é para usar cada vez menos, uma desgraça completa… tenho kubuntu lts em dualboot e uso 95% ou mais do tempo! Só uso Windows por causa de merda de impressora Canon ir5055 no trabalho e, eventualmente, algum docx do word que não consigo abrir no libreoffice. De resto, já me sinto preparado com o meu pequeno plano B (ou K, se preferirem).

  30. Jacinto Leite Capelo Rego says:

    Ótimo!
    Quando voltarem a disponibilizar, vou atualizar, mas apenas uma vez passadas algumas semanas.
    Só para poder ter uma ideia acerca de como andam as coisas, antes de correr riscos.

  31. Nelson says:

    Baixei imagem ISO do win 10 completo,profissional, instalei em duas máquinas e até o presente momento está rodando sem problemas.

  32. Tiago says:

    Ainda persiste os problemas em alguns PCs e notebooks da última atualização:

    Navegadores sendo bloqueados pedindo pra configurar proxy e firewall.
    Uso excessivo de cpu o famoso svchost.
    Só isso da pano pra manga ainda outros q n me lembro agr…

  33. Reinaldo says:

    Deu erro. Fui tentar instalar no meu 486 mas não carrega nem a instalação.

  34. Pedro says:

    o sistema não
    funcionou os bancos bloquearam minhas senhas e acesso a Internet. estou tentando voltar para versão anterior e nao estou conseguindo

  35. Wanderson says:

    Todas as minhas fotos da pasta imagens simplesmente sumiram

  36. Fernando Trindade says:

    Creio estar tudo a funcionar bem.
    Perante estas noticias o que fazer?

  37. Laercio says:

    Caso a placa mãe de seu equipamento seja certificado pela MS, acredito que tudo ocorra bem.

  38. FE says:

    No meu caso fez a actualização e quando reiniciou deixei de ver as letras no ambiente de trabalho e em algumas das janelas do windows. Tive que fazer restauro ao sistema.

  39. Simão says:

    Alguém sabe o numero de contribuinte da M$??….Tenho alguns clientes que pedem a factura em nome da M$. Já agora…os problemas com as actualizações não é de agora, lido diariamente com problemas desse género (actualizações que dão erro de instalação). Na minha opinião a M$ tem de limitar~se ao seu SO, deixe os drivers para os fabricantes de Hardware. Cumprimentos.

  40. Danilo says:

    O meu do nada deu problema na Loja está alegando erros em aplicativos e erro no servidor temporário algo do tipo estou quase mudando para o Linux ….. Tá muito RUINDOWS literalmente

  41. Simão says:

    Desculpem….eu de novo…..
    deixo aqui algumas actualizações de erro crónico…..
    KB4464218
    KB4457146
    KB4457128
    KB4343909
    Cumprimentos

  42. Rikardo says:

    eu tenho essa atualização de Outubro e nao me apagou nada ficou tudo como tinha deixado

  43. Dmtg says:

    Em todas as máquinas que instalei o único problema encontrado foi o edge e a loja não abrir por falta internet. Resumindo obriga que o protocolo ipv6 esteja ativo na placa de rede.

  44. Filipe says:

    Fiz uma instalação limpa e nada de problemas. E mesmo que fizesse o update e tivesse o problema inventado de perca de ficheiros, tenho cópias de segurança dos meus ficheiros a ser feitas com regularidade, para evitar essas coisas. O problema continua a estar entre a cadeira e o pc.

  45. Renato says:

    Atualizei num Surface Pro 3 e num ASUS n550 e tudo sem problemas.

  46. pedro says:

    Quando a MS despediu a sua equipa de testes e os utilizadores passaram a ser os seus beta testers estas coisas acontecem com mais fluência.

  47. Tiago says:

    Adoro, Windows já não é o que era. É isso e certos sistemas operativos terem deixado utilizadores fazerem login na partição de Root sem necessidade de password. Mas hey, esse não retiraram a actualização.

  48. João Terra says:

    Afinal encontrei um problema nesta atualização do windows. Eu faço emissao de radio web e reparei que o pc andava aos xiados todos e nem era normal, antes de formatar fiz de tudo. Agora formatei e está tudo normal, ou seja, continuo na antiga versão em que a Microsoft retirou a atualização e está tudo a dar bem

  49. everythingcomesfromchina says:

    deviam todos usar o sistema operativo de uma calculadora…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.