Satya Nadella falou sobre Windows Mobile e o futuro da Microsoft

Por Eduardo Mota para Pplware.com

Destaques PPLWARE

88 Respostas

  1. censo says:

    Na realidade, é o cenário de coisas que de algum tempo a esta parte temos vindo a ver. Deixwi o meu Lumia em dezembro último, tenho pena, mas, ao ter experimentado o Android, não quero outra coisa. E continuo com serviços Microsoft.

  2. cK says:

    Resumindo… não vamos ter smartphones da Microsoft tão depressa no mercado.

  3. Álvaro Campos says:

    Shame on you M$

  4. Agostinho Silva says:

    A mim faz-me confusão que uma empresa como a Microsoft que tem um software que corre em milhões de aparelhos, não conseguir aproveitar esse mercado enorme para vender mais um produto associado, que seria o WM. É preciso ser-se muito incompetente…. Coloquem um português como CEO dessa empresa e podem ter a certeza que o WM arrasaria o mercado… O mercado empresarial precisa dum software que não o Android e muito menos o IOS….

    • Rui RM says:

      É realmente incompreensivel como é que a MS deixa assim cair o W10M.. um SO cheio de potencialidades e que, tirando a falta de meia duzia de apps, é um SO realmente muito bom, rápido, fluido..
      Enfim, depois de 7 anos a usar WP/W10M.. não me vejo a regressar ao iOS.. tb não a Android.. acho que vou voltar ao meu Nokia 6310 que ainda funciona 😀

      • Goncalo says:

        Partilho da tua dor, e também nao me vejo a usar qualquer outro SO, e ja ando a procurar uma alternativa diferente, talvez mesmo o Nokia 3310, comprei um Android baratuxo de 120 euros para tentar de novo me habituar e preparar para a possível mudança, mas nao consegui, acabei por negociar com um amigo meu que ficou com o telemovel. Ja so me vejo com W10M ou um tlm simples sem nada de especial.

        • Sandro Franco says:

          Uso iOS no SE. Andei com um Motorola X. E muito sinceramente, o que eu queria era um sistema seguro, fiável e actualizado. Não tenho problemas com iOS, bem pelo contrário. Tenho problemas, sim, com o preço absurdo dos iPhones e dificilmente comprarei mais algum além do SE.

          A Blackberry está a lançar smartphones android personalizado p/ a segurança e privacidade (supostamente). O Windows Mobile fazia todo o sentido, pelo menos para quem tem W10 no PC.

        • Nuno Aguiar says:

          Também não me imagino em nenhuma das alternativas, já passei por elas e sinceramente o WM10 era o que mais preenchia os meus requisitos…

        • Belmiro says:

          Isso depende que Android compras, um simples Huawei ou Samsung 180-200€ não tem problemas de velocidade e podes configurar ou instalar outro Launcher a ser um clone do W10M, com vantagem acrescida de ter muito mais apps.

          O Huawei P8 lite 2017 tem um modo simples em que até um avô consegue mexer naquilo.

    • Wooden says:

      “Coloquem um português como CEO dessa empresa e podem ter a certeza que o WM arrasaria o mercado” – LOLOLOLOL

      • Alvaro Campos says:

        Porque não? Quem sabe???
        Sabes quem está à frente do grupo PSA (Peugeot-Citroen)?
        O que faz de nós menos que os outros?
        Qual foi mesmo aquele paísito minúsculo que nos seculos XV e XVI deu a conhecer novos mundos ao mundo? 🙂
        Penso que devíamos ensinar aos nossos putos na primária a letra da música do Heróis do Mar “O inventor” e seria uma forma de mostrar a nossa grandeza de outros tempos e parar de pensar que os outros povos são melhores que o nosso… Triste FADO este!

      • Cortano says:

        Ponham lá o Socrates ou o Zeinal Bava… ui… aquilo até fervia de tanto “vender”

  5. Adamastor says:

    O problema para a microsoft já não se limita apenas à insignificância no sector mobile. Neste momento a irrelevância ameaça outros bons produtos e serviços que têm uma relação umbilical com o mobile.
    Neste momento há vários automóveis que suportam Apple carplay e Android Auto. Windows in the car foi apresentado há anos e não saiu das intenções.
    O Apple homekit e o Google home/Assistant já são standards nos dispositivos de domótica, mundo onde a Microsoft é também insignificante e que poderia ser uma das esperanças de sobrevivência da Cortana.

    Neste momento não basta às empresas estar nas àreas de negócio que lhes apetece. A presença em diferentes facetas da vida dos utilizadores é cada vez maior e a integraçao entre estes diferentes serviços é cada vez mais crucial. Caminhamos numa direcção em que eles estarão conosco na sala, na cozinha, no carro, no emprego, no ginásio e em todos os outros lados através do smartphone/wearables, sempre totalmente integrados e sincronizados.. Falhar a ponte entre todos estes serviços acredito que não vai trazer bons resultados para a Microsoft.

    Disclaimer: fui utilizador WM10 até há um mês

    • Alexandre says:

      O mal deles é quererem estar em todo o lado ao mesmo tempo mas acabam por não ser relevantes em lado nenhum!

      • Goncalo says:

        O mal maior é o péssimo Marketing, que já vem de há imenso tempo, já quando trabalhava na MS eu fazia criticas a isso, até me fulminavam com os olhos, achavam uma afronta eu questionar o trabalho de pessoas formadas em Marketing. E o pior disto tudo foram as mudanças dos últimos anos na estrutura da empresa, a gestão da mesma é feita por “gente de numeros” quando deveria ter continuada por apaixonados, por nerds.

      • Bruno Coimbra says:

        Nao sao relevantes em lado nenhum?? so deves conhcer MS em ambiente pessoal e mesmo assim nao deves conhecer todas as ramificacoes…so alguem que nao conhece minimamente o negocio da MS pode dizer uma asneira tao grande

  6. Mariana Alves says:

    Tenho iPhone e durante anos trabalhei na fnac onde me recusei a vender lumias por serem muito complicados de usar. Hoje vejo que tinha razão e os clientes agradecem me por os ter feito comprar iphone ou samsung

    • Alexandre says:

      Uma das causas do insucesso desses equipamentos foi de pessoas como tu. Se um Lumia é complicado de utilizar nem sei o que consideras ‘muito complicado’…. mas bastou ver pela apresentação “Tenho iPhone…”

    • Amílcar Santos says:

      Tenho um Lumia. Escolhi-o precisamente por ser fácil de utilizar. A interface é limpinha a nível gráfico e bem sistematizada. E ao contrário do Android não aparecem mil opções de cada vez que se abre algo, mas apenas as que são relevantes. Com a vantagem de o sistema operativo e as aplicações não pesarem muito nos recursos no telemóvel. Apesar de já ter o meu Lumia há uns anos, aguenta-se bem em termos de processamento, inclusive quando visualizo páginas de intenet. Já os Androids tornam-se lento, por causa dos sistemas operativos e aplicações inchadas e sucessivas atualizações de tudo e mais qualquer coisa. Chegam a ser diárias. Não percebo porque é que o windows mobile não teve sucesso e muito menos as falhas que lhe apontam. não falo de IOS porque nunca usei.

    • Hugo Gomes says:

      Serem complicados? Tudo quando é novo é complicado, para mim o Android é complicado e nao é por isso que nao o deixo de vender. O windows nao é complicado as pessoas é que complicam.

    • Maia says:

      Complicado de usar?! Onde foste buscar essa ideia??? O meu pai com 60 anos adaptou-se muito mais depressa ao wm do que ao android… Faço minhas as palavras do Alexandre…

    • Pedro says:

      Obrigado pelo seu profissionalismo.

      Windows Phone complicado?! LOL

    • Tiago E. says:

      “…durante anos trabalhei na fnac onde me recusei a vender lumias…” Essa declaração não me parece de um funcionário muito competente….

    • B says:

      O insucesso também se deve a pessoas como tu e ao mainstream, lá isso é verdade…tens de publicar um estudo em que prove essa dificuldade, porque dizer só por opinião própria não é valido…aliás como vendedora isso é grave

    • José Rodrigues says:

      Se me tivesses recusado vender o quer que fosse a mim o teu chefe não iria achar muita piada.
      Gente incompetente e conhecimentos não falta nessas lojecas.

    • Jorge Ribeiro says:

      Complicado!?

    • Victor F. says:

      Pois, e é infelizmente por pessoas como tu que as pessoas andam desinformadas e formatadas sobre o que pensam ser ou não bom.

      Então tu foste contratada para vender, para aconselhar também é certo mas…recusar a vender?! Desculpa lá mas estás mesmo a dizer que um cliente chegou-se ao pé de ti dizendo que queria comprar um Lumia e tu disseste que não?!?!
      Se eu fosse patrão, com empregadas como tu ia à falência…

      A tua função não é recusar o que quer que seja, aliás, até me faz confusão como é que alguém trabalhou nessa área sem o mínimo conhecimento de cada SO, marca e modelo de cada telemóvel!

      Hoje não vejo porque tens razão, o W10M continua super fluído e rápido e até se manteve com actualizações regulares, nunca me deixou pendurado, nunca encravou nem tive de fazer hard resets (é quando desligas o telemóvel, sabes?) e é dos SO mais simples de todos, não há um único Lumia igual em termos de homescreen (é aquilo que aparece quando desbloqueias o telemóvel) já em iOS e Android (salvo raras excepções de malta mais adepta) a única coisa que muda é a imagem de fundo.

    • Goncalo says:

      Obrigado por abrires os olhos a muita gente por aqui, porque acho que muita gente precisava de ver em primeira mão a razão dos insucessos de muitos produtos, e acima de tudo a falta de profissionalismo existente no comércio nacional. Aconselho-te a fazer alguma formação na area. Há quem diga que a culpa é dos patrões, e sim, em parte é verdade, mas o maior culpado é o empregado, é uma questão de querer melhorar, ser um melhor profissional, crescer como ser humano e como profissional, mas uma grande maioria resiste a tudo isto, dizem que não ganham o suficiente para se chatearem ou são simplesmente preguiçosos, na minha opinião são apenas pessoas com os horizontes castrados pela falta de capacidade para veres para além das palas.
      Mais uma vez obrigado, assim deverá ficar mais claro para alguns os valores de venda de determinadas marcas, através de manipulação de vendas, tal como sempre fizeste.
      Mas tudo isto não deixa de ser um motivo para te envergonhares, e espero que tenhas aprendido algo com isso, e se não aprendeste, aconselho-te a fazer uma boa formação nesta área.

    • miguel says:

      A palavra chave aqui é “…trabalhei…”.
      Até eles consideraram que não valia a pena andares por lá… LOL
      “incompetente” é uma característica que deves evidenciar bem, LOL
      eu teria vergonha de dizer isso, mas pronto, tu dizes isso com orgulho.

    • Daniel says:

      E por esta razão é que não se deve ouvir os vendedores da lojas…. simples. Principalmente a nivel informático / tecnológico.

    • Nuno Aguiar says:

      A sério?
      Complicado?
      Sabes ler certo?
      Estas minimamente familiarizado com OS e definições certo?
      Onde está a complicação?

    • JJ says:

      Resumindo… Tu não tinhas razão nenhum… simplesmente não percebes nada do assunto.

      Uma vez, um vendedor tento “não” vender-me a licença do Office 365… simplesmente perguntei-lhe se sabia a diferença entre a versão normal e a 365… como não sabia o que dizer, deu-me para a mão a caixa com a licença do 365.

      Cada vez mais, vejo que as pessoas que trabalham nessas grandes lojas, sabem cada vez menos sobre os produtos que vende. Pode escapar um ou outro, mas na maioria, não percebe nada do assunto.

      • Rui says:

        Não é preciso muito, basta só fazer 2 perguntas certeiras e fica-se logo a saber da “sabedoria” dos vendedores de qual quer área.
        Por isso é que são vendedores.

    • Simão says:

      Também fui desaconselhado por colegas e vendedores de FNACs a comprar Lumias, mas contrariei a ideia e muito bem pois estou demasiado contente com ele.
      Já tem uns anos, sempre fluido…..
      Actualizou o SO há 2 dias e sem problemas nenhuns até à data.
      Tira boas fotos e utilizo office muito bem, etc….

    • Sergio says:

      Troll do costume com o comentario do costume em tudo que é lumia.. ja vi este filme à 6 meses atras aqui neste site.. o utilizador agora é que é uma rapariga

    • Rui says:

      Recusas-te em vender Lumias ? Se fosse teu patrão já estavas despedido com justa causa.
      Em relação a ser complicado, bem… nem comento.
      Mas o Marketing da Apple diz que quem compra iPhones são os mais inteligentes! Assim sendo, não compreendo a tua dificuldade com os Lumias.
      lol, lol.

  7. Gerardo says:

    Estes gajos só precisavam de fazer um Smartphone X86, com Windows 10 e uma dock para ligar a um monitor e tinham o mercado na mão. Em vez disso andaram a perder tempo com continuum e porcarias.

  8. jorge jesus says:

    pregou o ultimo prego no caixao

  9. Hugo Gomes says:

    E ainda bem que nao ha antes isso que andar aqui a enganar clientes. Tambem se nao fosse eles a darem a upgrade da malta que tinha o win 7 e 8 para o win 10 queria ver. Era mais uma barracada so para 2020 é que se começava a mudava para o win 10. Podiam ter área movel podiam, podia render podia se as tantas nao quisessem ser outra Apple, agora abandonar um s.o em seguida a linha movel estao a espera do que que a malta compre e depois fique agarrada nas apps

  10. Cortano says:

    Depois quando chegar a altura do VR, Mixed reality… a MS tem um produto altamente e não vai saber o que fazer com ele… depois manda-o para o caixote das “Excelente criações mas não soubemos o que fazer com elas”.
    Têm o Hololens e nem o comercializam no mercado de consumo… portanto, Hololens é o proximo a ir para o caixote.

  11. Manuel says:

    O mundo empresarial nunca mais teve uma versão actualizada do WindowsCE. Temos neste momento dispositivos nas empresas com um WindowsCE, cujo desenvolvimento de aplicações parou no tempo.

    • José Rodrigues says:

      Em teoria foi substituído pelo WM6, na prática, os devices que têm opção, toda a gente escolhe WCE, mais performantes e mais fáceis de usar.
      Depois se queres ter gestão deles já é outra história diferente com WCE.

      Algumas empresas (U.S.) já compram devices android ou iOS com apps preparadas para o efeito pretendido e hardware attached, por cá ainda estamos longe.

  12. Jorge Ribeiro says:

    Meu Deus… que falta de visão. E é isto um líder tecnológico…
    Acho que a Microsoft deve encontrar rapidamente uma nova liderança, se quiser sobreviver mais uma década…

  13. Indigente says:

    A decisão de terminar com o windows mobile é uma decisão racional, visto o sistema não ter utilizadores que justifiquem a sua continuidade. São as leis do mercado a funcionar. Se um produto não gera lucros e nem é previsível no futuro, acaba-se com esse prejuízo. Simples, só não entende quem não souber o mínimo de gestão de empresas.

    • Jorge Ribeiro says:

      O problema é que a um líder de topo é-lhe exigido visão e não racionalidade (isso é para os administradores).

      Infelizmente e num futuro próximo, essa racionalidade vai sair-lhe cara e nesse dia será acusado de ter tomado uma decisão irracional.

    • José says:

      Não foi uma decisão racional, mas suicida! Não apresentar equipamentos novos, não saber seduzir um mercado que usa muitos dos seus produtos é não ter visão nem capacidade para se de inventar! Os outros oferecem cada vez mais soluções, este, com a gestão da maior empresa do mundo na area nas mãos o que faz? Dá aos concorrentes campo aberto até para o ameaçar nos pc de secretaria! O curioso é que os outros estão a vender bem o seu software e equipamentos, a números que crescem todos os dias, este anda com a conversa que vende apenas software! “Esquece” que o mundo não vai esperar por ele!

      • Cortano says:

        O problema e falta de visão ficou notória quando há 2 ou 3 anos a MS afirmou numa /build que não era o ano do mobile (e numa altura em que o Windows Phone rondava os 10% de quota). Ou seja, numa altura em que estavam em alta, havia curiosidade, havia até interesse de muitos developers, a MS diz que “isto até está porreiro mas pensamos melhor nisto depois”.

        Resultado… começou o declínio .

  14. Sergio says:

    Pronto nada contra, apesar de ser utilizador windows mobile, deveriam era ter sido tão directos há mais tempo e teria prestado melhor serviço ao utilizador.
    E estas declarações são boas, que é pra ver se não alimentam a ideia de um surface phone nos modulos do que é um habitual smartphone.

  15. André says:

    Então agora já não se fala no Surface Phone?

  16. s_junior says:

    É com muita pena que vejo esta noticia. Tenho um Lumia 950 e tinha esperanças no tal Surface phone.
    Tinha fé numa parceria com a Sumsung e/ou a Huawei, mas hardware da próprio MS (Surface phone), todos com processador ARM (Snapdragon 835) + W10S + Continuum.
    Aumentaria o preço do W10 e combateria a pirataria, e disponibilizava o W10s gratuito, forçando os devs a criarem App para o W10s.
    Não tenho conhecimento de gestão de empresa, mas a Ms criou um tendência com o Surfece e podia ter feito o mesmo com os tlms.
    Quando o meu L950 tirar férias definitivas, não sei se devo me virar para o IOS o para o Android.
    🙁

  17. Ze das Couves says:

    O problema do Windows Mobile resume-se a só 1, falta de penetração no mercado!

  18. Luis Santos says:

    Apesar de não concordar com a decisão do Nutella por vezes é preciso dar um passo atrás ,para dar 2 á frente.
    Apesar de tudo ,é preciso coragem para fazer o que ele fez .Todos os telemóveis com wm10 não suportavam os 64 bits ,que vai ser a nova tendência ,com o desaparecimento de SW 32 bits .Vamos ver é o que é que ele tem na manga ,mas acima de tudo ,se vai resultar ,porque a continuação dele como CEO ,vai depender disso .

  19. Andre says:

    Alguem me sabe indicar um manual de passagem de windows mobile para android 🙁
    Queria essencialmente continuar a utilizar os serviços microsoft, contactos, ondrive….

    Obrigado

    • Michael says:

      experimenta um Xiaomi. é. android, mas a interface é.MIUi. é o mais intuitivo que ja usei.
      em alternativa, podes tentar outro UI de android chamado Aviator, o menu alfabético é. mto semelhante ao WM

    • Cortano says:

      Fácil: Vais â Google store, procura por Microsoft e tens todos os serviços lá. Instalas o que usas e está feito.

  20. PeFerreira98 says:

    AndromedaOS is the future. Só isso que tenho a dizer.

  21. JJ says:

    Apesar de gostar do WP8/W10M, infelizmente tem que se admitir que esta foi a melhor decisão a tomar para já.
    Por dois motivos:
    1-Não deixa na espectativa os utilizadores que gostavam do SO
    2-É a melhor forma, da Microsoft, limpar a “má” imagem que tinha no mercado mobile

    O problema do WP, foi a asneira tremenda, que aconteceu quando saiu a versão 8, não permitindo que os utilizadores do WP7 migrassem para o WP8. O WP7 estava a crescer no mercado, e milhares de utilizadores que tinha comprado o seu equipamento a menos de 1 ano, viram simplesmente o SO a ser descontinuado. Um SO de uma grande empresa.
    Essa asneira, levou a que a maioria dos consumidores, ficassem um pé atrás com relação ao SO mobile da Microsoft. Isso acabou por afectar uma geração.

    Nesse sentido, seria muito difícil a Microsoft realmente ter uma boa quota de mercado nesta fase.
    É preciso limpar essa má imagem que ficou a uns 5/6 anos atrás.
    Para isso, é preciso sair desse segmento como SO, durante no mínimo uns 5/6 anos…

    Por outro lado, a estratégia de motivar os utilizadores de outras plataformas a utilizarem produtos e serviços Microsoft, é muito boa. Pois, caso a Microsoft daqui a uns 5/6 anos decidir lançar um novo SO mobile, poderá conseguir motivar milhares de utilizadores, que já utilizam os seus serviços em outras plataformas, a comprarem o novo SO mobile da Microsoft.

  22. HUGO says:

    Agora com o fim do Windows 10 mobile em arm 32 bit , e hora da blackberry apostar no seu SO .

  23. Alucard says:

    Este CEO nunca acreditou na plataforma Windows Phone / Mobile. E é triste porque a empresa já tinha investido anos e milhões para tentar ter uma presença no segmento móvel. Pior do que ter uma posição residual, é estar de fora do jogo de todo. Agora, mesmo que no futuro a Microsoft queira, já não volta a entrar, a porta fechou-se. Não vejo hipótese nenhuma de tentarem daqui a uns anos, o falhanço e a incompetência foram colossais. Eu tenho um Lumia que adoro, mas dificilmente a Microsoft me volta a vender um telemóvel.
    Não sei como uma empresa que quer ser relevante em todos os domínios da computação pessoal, acha que não precisa de um ecossistema que possa controlar no mobile, que é o que mais cresce. A minha ideia é dentro de alguns anos, a Microsoft vai ser a próxima IBM, uma empresa enorme e viável, mas fora da esfera do consumidor final. Basicamente, Office e serviços cloud.

  24. João Pedro says:

    Boa tarde, acerca deste tema eu gostaria de colocar uma questão muito importante:

    visto eu ser um utilizador de W10M desde o final do ano passado e, como tal o meu Lumia 550 ainda não ter feito sequer 1 ano nas minhas mãos, sempre tenho acompanhado ao longo deste ano todas as informações contraditórias acerca do W10M, que agora parece mesmo que vai ter o seu fim independentemente de ter suporte atá 2019, mas como estou a adorar o sistema, realmente é bastante fluído e as apps de trabalho como o word e excel são fabulosas, poderia dar mais exemplos mas saliento as mais importantes para mim, mas o que eu gostaria de saber é se através das PWA- Progressive Web Apps existe uma forma de manter atualizadas as apps para o sistema, isto é, se eu pretender continuar a utilizar o meu Lumia, irei continuar a usufruir de todas as funcionalidades do sistema e, se continuarei a ter apps ao meu dispor

  25. z/OS says:

    Dois lumias 950 xl cá em casa, são excelentes.
    Um ios, simpático, mas não chega aos calcanhares do WM10.
    Um android, como costumo dizer, só para jogos e para tótós dos 3 aos 90 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.