Putin quer que a Rússia deixe de usar produtos da Microsoft
Não é segredo nenhum que a Rússia e o seu presidente, Vladimir Putin, querem banir todo o software estrangeiro e adoptar produtos locais.
Mas esta vontade pode agora estar a tomar uma força maior, com Putin e o seu gabinete a tomar a liderança. Há também agora a certeza das razões para esta tomada de posição.
Há já bastante tempo que se sabe que a Microsoft não é bem-vinda na Rússia. A ideia é eliminar todo o software estrangeiro e abrir as portas às soluções criadas no país, que podem ser mais facilmente controladas.
Mas, segundo informações avançadas pela NBC News, a razão para que esta oposição à Microsoft exista é simples e é conhecida. A informação foi avançada por uma fonte interna, que detalhou as razões.
Segundo essa fonte a ideia de tornar a Microsoft como um alvo é simples. Sendo uma das maiores empresas tecnológicas é simples de provar aos cidadãos russos que esta controla a informação a que tem acesso e que colabora com o governo americano, espiando os russos e os seus governantes.
A Microsoft sempre declarou que não colabora com qualquer governo e que não obtém qualquer informação confidencial de qualquer país ou governante.
Não foi revelado pela NBC News se existem mais empresas americanas como alvos desta ideia dos governantes russos e nem se vão ser tomadas medidas concretas contra a Microsoft.
O que se sabe é que a ideia de mudar o software e serviços prestados estão já a decorrer, como se viu recentemente com a vontade declarada pela cidade de Moscovo. Também as medidas contra o LinkedIn, que poderá ser banido na Rússia, mostram como este processo poderá ser real.
Este artigo tem mais de um ano
Até estou a ver as empresas tecnológicas russas a criarem um novo sistema operativo !! Só se for um clone do Windows.Um clone do Windows e em círilico,já agora !!
Ubuntunov
Acredito mais no ubuntunov (ou que tal putinov), tal como o da linux da coreia do norte. O comentário do Homo mostra que ele ainda pensa que as janelas são o único SO.
ReactOS.
Ditadkrzeco de meia tigela
acho muito bem… e uma pena que tem todas as ideias deles sejam tão boas
porque é que não fazem como a Coreia do Norte??? “fecham” a internet ao exterior, e dão só acesso a 10 sites nacionais aos seus cidadãos (previamente filtrados pelo Governo claro) ….
esse vai ser o próximo passo…
não digas asneiras.
“O nivel de Democracia de um país mede-se pela quantidade de imprensa livre existente” Não existindo liberdade…não existe democracia.
Se pesquisares sobre este assunto vais verificar que é isso que eles andam a fazer. Já existem hotspots espalhados pela cidade que dão acesso a uma pseudo-intranet russa onde só é acessível dentro do país através desses pontos de acesso.
Porquê é que não te calas? Se calhar até era melhor para não fazeres figura de urso.
A alemanha não disse que queria deixar as produtos microsoft??? vários países o fazem e ninguém diz uma coisa que seja. Os russos querem e já é uma ditadura… enfim.
estes russos são uns grandes hipócritas e invejosos.
Ou então não!
acho que o Trump também vai quer o seu OS pessoal ou um Trumpix
Motivo para dizer “que valente trampa” 🙂
Alguém que ponha travões na hipocrisia dos USA… Pena que nós na Europa, como bem mandados, lhes limpemos o rabo de todo o mal que trazem ao mundo.
Hum… pelo teu discurso diria que és americano.
Claro! Agradece aos russos por teres um computador pessoal ou internet para escreveres as tuas ideias.
Entao isto deve incluir Android e Apple
por um lado parece um bocado idiota, por outro, se podemos fazer cá dentro o mesmo que se faz la fora, porque não faze-lo? 😀 reduz custos e cria algumas oportunidades para criadores de software russos, e claro o controlo de informação
Não tem a ver com redução de custos nem controlo de informação, muito menos patriotismo, tem a ver com preparação para não ficar dependente dos US num período prolongado de guerra. É só olhar o que está a acontecer na Rússia desde há 2 meses para cá.
Alt Linux (rpm based)
http://linux.softpedia.com/dyn-search.php?search_term=alt+linux
“A Microsoft sempre declarou que não colabora com qualquer governo e que não obtém qualquer informação confidencial de qualquer país ou governante.”, ui…ui… e a Apple, e o You-tube, e a Google, e yahoo, e todos os outros acrescento eu.
TRETAS, e mais TRETAS.
A ideia dos sovietes é boa se o foco fosse, proteger a informação e desenvolver os recursos internos, infelizmente para os seus cidadãos, isso nao é de todo verdade.
De um lado chove e do outro cai agua, o resultado é o mesmo, somente muda quem lucra.
Mas deixo eu umas perguntas:
– porque nao a nivel EUROPEU, tomar uma atitude semelhante?
– Querem empreendedores, porque nao desenvolvem o Linux, ou algo totalmente novo aqui na Europa?
– Se for preciso copiem e adaptem (o que de bom tiver a microsoft). é assim que sempre funcionou o MUNDO, os Japoneses já o fizeram antes, actualmente o fazem os Chineses (com sucesso), e outros mais.
– Dá trabalho ? claro que dá, e nao é o que nós todos precisamos, TRABALHO.
– Esses empreendedores de “pacote”, formatados nas universidades da treta, que querem enriquecer de um dia para o outro podiam (unir-se, partilhar, colaborar) e fazer algo de util para o seu FUTURO e das gerações vindouras, teriam o GOZO, de depender deles próprios e do dever cumprido.
Precisavas de cerca de 5 anos só para R&D e outros tantos para a transição. Já para não falar no investimento multimilionário. Podes começar.
Resumir a Microsoft ao windows é resumir um avião a um monte de chapa com asas.
Não considerando uma atitude pró ou contra a Russia, eu considero a postura do governo russo coerente. No artigo não aborda em qual esfera não será utilizado produtos da Microsoft. Na esfera governamental é imprescindível a segurança de informações, principalmente em um mundo onde as empresas americanas são obrigadas a passarem quaisquer informações solicitadas ao seu governo.
Não esqueçam que o governo do Brasil e a Petrobrás foram espionadas pelo governo americano pelo simples motivo de disputas comerciais. Agora aqui no Brasil, após o desenvolvimento de uma grande estrutura governamental sobre o software livre, o governo ilegítimo e GOLPISTA do Temer, está novamente forçando a utilização dos produtos Microsoft nas esferas governamentais. Isto é um reflexo claro da subordinação deste governo aos interesses dos EUA.
Agora imagine o governo russo que é considerado pelos EUA um dos eixos do mal. Provavelmente até as geladeiras estão espionando o povo russo.
Percebes tanto disto como eu de abóboras. A espionagem nunca se deveu a disputas comerciais nem tem qualquer relação com produtos Microsoft, a NSA faz espionagem sobre todos os países do Mundo e para isso usa três métodos, modificação de equipamentos de rede que capturam no momento de shipping e alteram com chips próprias para fazerem captura de informação, uso de vulnerabilidades dos sistemas sobre os quais gera exploits para atacar e não divulga as vulnerabilidades e hacking puro e duro no mais estrito sentido da palavra. Isto só para sistemas de informação, comunicações é uma coisa à parte.
O que aconteceu algumas vezes foi que, por intermédio da espionagem que realizam apanharam uns quantos negócios que convinham aos US e meteram o bedelho, para mim o mais grave foi sem dúvida o caso Airbus/Boeing.
Em nada, repito, EM NADA, isto está relacionado com sistemas microsoft, muito menos sistemas operativos. Estamos aqui a falar de equipamentos de rede, firewalls, encriptação de dados, tunnelling, etc. A única preocupação corrente com a Microsoft é a mesma do que com todas as empresas, na sua Cloud Azure, onde guardam os dados e se estes podem ou não ser alvo de pedidos governamentais, nada mais. Prova disso é a abertura do DoD para o uso do Windows 10, assim como dos seus counterparts Europeus.
Acho que o Putin está correto, ao contrário de um país das bananas: http://www.tecmundo.com.br/microsoft/111214-governo-temer-abandonar-software-livre-comprar-produtos-microsoft.htm