OneDrive Personal Vault já está disponível para todos protegerem os seus ficheiros
A Microsoft tem procurado trazer novos níveis de segurança para os seus serviços. Se já o conseguiu no Windows 10, procura agora novas áreas para apostar na proteção. Quer garantir que os dados não são acedidos por terceiros.
Para isso tinha preparado o OneDrive Personal Vault, que traz um cofre para proteger os ficheiros dos utilizadores. Esta novidade esteve em testes por alguns meses e agora está disponível para todos em muitas plataformas.
Mais proteção da Microsoft para o OneDrive
Esta novidade da Microsoft é focada na segurança, independente da plataforma onde o utilizador está. Quer dar ao OneDrive uma zona protegida para albergar certamente ficheiros sensíveis onde não será simples aceder.
Para garantir a segurança adicional, a Microsoft obriga o utilizador a autenticar-se de forma periódica sempre que estiver a aceder a esta zona. Além disso, estão aplicadas outras medidas diferentes dependendo do sistema operativo e da aplicação usada.
Há cifras fortes nos sistemas com pastas acessíveis, autenticação de 2 fatores em sistemas móveis e o fechar de apps sempre que for excedido o tempo definido. Claro que o OneDrive Personal Vault limita também a partilha destes ficheiros.
Personal Vault traz mais segurança aos ficheiros
Também o armazenamento de ficheiros no próprio OneDrive cifra os ficheiros sempre que os guardar. É uma medida extra, mas que bloqueia o acesso de forma completa. O único senão é a Microsoft ser a responsável pelas chaves, o que não impede destes ficheiros serem abertos em casos excecionais.
O OneDrive Personal Vaul está disponível já para todos, mas de forma diferenciada. Caso seja um normal utilizador do OneDrive, consegue armazenar apenas 3 ficheiros neste cofre. No caso de contas Office 365 Personal e Office 365 Home, não existe limite de ficheiros, ficando este limitado ao tamanho do espaço de armazenamento.
Esta seria uma medida que se esperava ver igualmente noutros serviços Cloud. A Microsoft resolveu mostrar o caminho e garantir a segurança aos utilizadores do seu serviço Cloud. Pode parecer um passo simples, mas assegura uma área reservada e protegida para ficheiros.
Este artigo tem mais de um ano
É uma tanga, cada vez que queremos abrir o cofre temos de introduzir o código de segurança enviado para o nosso mail de recuperação!!!
Há aí algo que não está bem. Isso não acontece comigo.
É uma novidade boa.
Para quem prefere um pouco mais de segurança existem serviços um pouco melhores: MEGA, SYNC, trezorit… pelo menos não ficam com acesso à chave privada para ver se está tudo bem na conta conforme lhes apetecer.
Desde que não partilhem ficheiros com terceiros, será privado, e não deverão ter problemas (ex.: os funcionários das empresas não terão acesso aos ficheiros como acontece na Google Drive, Box, Dropbox e o próprio Microsoft One Drive… não serve de muito ter encriptação, se tiverem sequer encriptação, se as próprias empresas tiverem acesso a uma chave privada que permita ver tudo).
Desculpa, mas estás a ser ingénuo. Se queres que seja mesmo privado, guarda num pc e não partilhes com ninguém, seja quem for.
Desculpa, mas estás a ser ingénuo. Se queres que seja mesmo privado, não metas em formato digital 😉
Desculpem, mas estão a ser ingénuos, se quiserem mesmo que seja privado não o coloquem em forma alguma.
ahah
Mas colocando numa forma, que essa forma esteja online, que seja acessível, aquelas são opções que mais se aproximam de escolhas mais acertadas para o fim de privacidade… desde que não partilhem os ficheiros com terceiros… aí a privacidade poderá ficar comprometida.
A encriptação é isso mesmo, ou seja, para desencriptar um ficheiro leva mais tempo que o universo vai existir. Daí a segurança, pelo menos enquanto não existirem computadores quanticos.
3 arquivos é uma coisa bem ridícula. A Microsoft deveria ter vergonha de oferecer tal serviço, era melhor deixar ele exclusivo a contas assinantes.
I can’t find Personal Vault
Personal Vault will begin rolling out soon in Australia, New Zealand, and Canada and will be available to everyone by the end of the year.
When it becomes available for you, you will see the Personal Vault icon in your OneDrive folders or when you click the OneDrive taskbar icon.