PplWare Mobile

Surface Go esteve para ser lançado com processador ARM, mas Intel não deixou

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. antonio says:

    Resumindo o post é assim:
    – O processador ARM da Qualcomm, de que se esperavam maravilhas, não é suficientemente potente
    – A Microsoft tem tido dificuldades em adaptar o Windows à arquitetura ARM
    – Mas a coisa não está assim tão má – o Surface Go teria saído com arquitetura ARM (e processador da Qualcomm) se não fosse a Inter ter oferecido à Microsoft um desconto nos seus processadores. Por isso é que saiu com um processador da Intel e a sua arquitetura x86 (dos PCs).

    A história está muito simplificada. Está a faltar um dado importante – a Intel ameaça processar a Qualcomm ou outro que tente emular, para ARM, as suas instruções da arquitetura x86.
    Não é certo que o Windows para ARM seja desenvolvido pelo triângulo ARM-Qualcomm-Microsoft ou pelas ARM-Intel-Microsoft, com a Intel a fabricar processadores ARM.
    Também não é certo que um equipamento de arquitetura ARM, com emulação da arquitetura x86, venha a ter mais vantagens que desvantagens comparado com um de arquitetura x86 “de origem”.

    De um modo ou doutro, a história de que o Windows a correr em ARM “É já amanhã e até podia ter sido ontem se não fosse os descontos nos processadores da Intel”, está mal contada

    • Mateus says:

      – o Samsung W620 com um bom Core M é tão caro como este e mais rápido
      – a Microsoft não usou ARM porque só corre 32 bit (com instruções x86) e tem outras limitações. Usar Intel simplifica muito e tens melhor performance no geral
      – a Intel pode processar o que quiser, a Microsoft o que faz é converter código x86 em código ARM, e isso não é proibido. Proibido é emular um CPU e respetivo hardware. Se não fosse assim, todos teriam que pagar para escrever aplicações x86.

  2. Paulo g. says:

    O Raspberry funciona muito bem em arm falta-lhe um giga de RAM para poder ter mais abas abertas no browser… Se tivesse estes processadores potentes até voava… Claro com o SO certo e optimizado.

  3. sakura says:

    Tenho pena que os eng. da Ms sejam “/$”$”=$”$?”$?”?$”
    im genuínos.
    X86 sobre Arm …….LOL.

    está na hora de voltar ao windows10 mobile. e sim o core do win10 nunca foi descontinuado, e hoje é um “Dragão” plano B, da Ms,
    Acho que a Ms sabia disso e criou um Kernel Universal == ao linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.