Microsoft também já tem a sua própria distribuição Linux
Para muitos esta pode parecer uma piada ou uma notícia do dia das mentiras, mas a verdade é que esta é mesmo uma notícia que é real. A Microsoft, que durante muitos anos lutou contra o Linux e toda a sua comunidade, está a preparar-se para lançar a sua distribuição Linux.
Tudo estará integrado numa nova proposta, chamada Azure Sphere, e está dedicada ao IoT e a todos os novos dispositivos desta nova realidade.
Desde que Satya Nadella assumiu o controlo da Microsoft que a posição desta empresa face ao Linux mudou, de forma radical. Já o encontramos no Windows 10 e até em muitos dos sistemas cloud da empresa. Esta foi uma mudança que agradou a todos e que será para continuar.
A nova proposta da Microsoft não irá estar disponível para todos e irá integrar uma nova área onde a empresa está a investir. O Azure Sphere é um conjunto de novas funcionalidades que a empresa criou, dedicadas ao IoT.
Com três componentes base, este conseguirá garantir níveis de segurança elevados e aumentar a proteção dos utilizadores destes dispositivos, sem que estes tenham de se preocupar.
O primeiro destes componentes é um microprocessador, que a empresa diz ser mais poderoso que os existentes, e que será disponibilizado aos fabricantes de forma gratuita.
É no segundo componente que tudo se concentrará. Falamos do Azure Sphere OS, o sistema operativo baseado em Linux que a Microsoft desenvolveu e que estará dentro do processador.
Na apresentação do Azure Sphere a Microsoft referiu que é ainda uma empresa Windows, mas que neste caso teve de optar pelo Linux porque o seu sistema operativo era grande demais para o espaço existente e para o pretendido.
Por fim, e este é o componente externo do Azure Sphere, está um serviço cloud Azure Sphere criado para manter estes dispositivos protegidos com atualizações de segurança por, pelo menos, 10 anos. A Microsoft espera ter no mercado as suas primeiras soluções Azure Sphere ainda este ano.
Muito mais importante que nova proposta, está a nova versão do Linux da Microsoft e, principalmente a escolha direta deste sistema operativo para ser a base do Azure Sphere.
Este é mais um passo importante que a Microsoft dá e que mostra a abertura da empresa para outras propostas, mesmo que as tenha considerado concorrentes até há pouco tempo. É também a confirmação das palavras que Satya Nadella proferiu: "Microsoft loves Linux".
Já antes a Microsoft tinha abraçado o Linux
Este artigo tem mais de um ano
Aí está a concorrência a apertar…Google Cloud, Amazon Web Services e Oracle Cloud.
O que não deixa de ser curioso ou talvez NÃO, é a Microsoft “precisar” do kernel do Linux, para assim poder implementar múltiplas camadas de segurança.
Assim o Azure Sphere OS, fica a ser um sistema operativo, com “defense-in-depth”, oferecendo a Microsoft para o serviço de cloud, várias camadas de segurança extra para o mercado de IoT.
https://imgur.com/a/sRpdV
Eu como sou sempre céptico, tenho para mim duas inquietudes. Uma é o tal microprocessador, que me parece que vai servir mais para o que eles chamam de “telemetria” do que para qualquer outra coisa.
E logo aqui acho que a Microsoft está à procura do seu filão de ouro da informação pessoal.
Depois, ter a sua versão de Linux, bem não custa muito, qualquer um de nós pode ter a sua, e tbm aqui, fico de pé a trás, porque uma coisa é adaptar os softwares que a empresa comercializa para correr em cima de Linux, isso é uma forma obvia de expandir a oferta a mais utilizadores, outra coisa, é criar uma distribuição Linux, que me parece ser mais uma vez apenas coletar dados do utilizador, pois na prática não vem acrescentar muito ao que já existe, nem o seu próprio é óbvio. A canonical já lhes mostrou como se faz, a malta, cega, vai de usar o mais fácil. A Microsoft tirou apontamentos, fez ali umas brincadeiras com a canonical, e agora está pronta para atacar na colheita.
Realmente quem agora está à frente da microgaitas tem uma visão de jogo bem mais evoluída do que os antecessores.
Então essa do kernel personalizado que foi optimizado para um ambiente de IoT e depois reformulado com inovações de segurança pioneira no Windows, para assim criarem um ambiente de software altamente seguro, dá logo muito que pensar.
A microsoft tá com medo de perder mercado pro Linux. Não demora muito lançam uma versão pra concorrer com as outras distros… Ela está desesperada, sabe-se que o Windows não é mais importante assim, vendo o Ubuntu Server crescer, ela também quer entrar no jogo.
+1
+1
o pplware está pior assim, tenho de reduzir a luz do pc e faz “doer” a vista
os códigos nos comentários são irritantes
Bem que podia existir a opção de colocar um tema dark
Ya isto entao a noite mesmo tendo o brilho no mínimo manda bem luz
Atualizei o meu userstyle https://userstyles.org/styles/152361/pplware-dark-updated, é preciso a extensão Stylus ou equivalente para utilizá-lo.
Excelente, funciona muito bem 🙂
Sim, e servir imperiais também era porreiro …
Os códigos nos comentários é uma questão de segurança para o Pplware, estava muito fácil deixar montes de comentários, e mesmo com moderação (o que nem todos os comentários eram), era fácil deixar o moderador com trabalho extra para separar “spam” de comentários.
Assim fica, digamos, 10% mais difícil de encher a caixa de comentários / spam.
Ou era isto ou era registro obrigatório, o que possivelmente seria feito usando Facebook, ou conta do Google, ou outro serviço.
Óculos escuros do chineses e fica resolvido de forma barata. Tema “dark” para tudo. Mesmo para além do monitor … agradeçam-me depois !
A parte da Noticia!!! Gosto do layout novo! só acho que a font em si, do corpo é um pouco pequena =)
Assim começa Microsoft… Linux é viciante. Começa com uns servidores, daqui a pouco já abandona o mobile pra usar android, porta o bash pro sistema, e quando menos esperar, tão usando Linux em tudo kkkk
Agora fazer o produto com cuidado pra evitar um kernel panic azul da morte kkk
Será que ele vai dar Tela “Azure”?
Boas, eu gostava de poder criar uma conta funcional num desses serviços. Eu já tive uma vps activada no Google Cloud Computing, mas foi cancelada, pois eu utilizei um CC virtual.
Recentemente adquiri um cartão de crédito visa, do banco millenium bcp, mas os serviços cloud não o aceitam. Alguma solução alternativa?
Olá, experimenta criar uma conta paypal.
Boa tarde ,
O linux domina claramente a estrutura WEB e de facto a plasticidade do Kernel Linux dá a possibilidade de termos um sistema operativo adulto e complexo ( Ubuntu e derivados ) ou sistemas operativos com 16 MB e que correm numa simples pen .
A IOT é outra área em que o Linux domina por completo e isso percebe-se aqui pela opção da Microsoft, claro que o SO deles não se adapta de forma alguma as especificações da Internet das coisas ou IOT, por isso não me espanta que a Microsoft tenha aproveitado o Kernel do Linux e feito a sua própria distribuição .
O Linux ao contrário do que tenho lido por aqui, está extremamente desenvolvido e só não tem mais utilizadores devido a uma serie de factores todos eles que não são a sua qualidade e fiabilidade, estaria aqui o dia todo a escrever sobre as vantagens do Kernel do Linux mas esse não é o tema deste artigo .
Ainda fica a haver o mi Linux:D
É impressão minha ou o Pplware está com uma fonte esqusita…
Linux!!!
MacOS é muito bom
Isto assim tá uma m%%da. Nunca vos disseram que em sistema que funciona não se mexe ? Foram de cabalo pra burro. Voltem lá a por o site como estava e despeçam o inteligente que teve a ideia de mudar isto.
O Windows chegou ao fim e está na hora de evoluir e nada melhor que o Linux, o SO verdadeiramente avançado.
Kkkkk, a verdade é que a Microsoft engoliu o Linux (Pelo menos a parte q lhe interessa…)(Alguns milhões a menos da Microsoft para implementar o q já existe de graça (Linux = Grátis) por aí….Kkkkk…. O mesmo acontece com o Google, os iluminados programam grátis… e a Google embolsa… Assim como Apple… entre outras… Kkkkk!) , e galera do Linux continua a fazer trabalho voluntário grátis pra todas as empresas multi-bilionárias de TI… Q piada…
Um software sendo melhorado por centenas de empresas e desenvolvedores ao redor do mundo, fazendo em um dia, o que uma pequena equipe levaria um ano…realmente é uma piada…
Colega, aprende um pouco mais desse ecossistema, antes de querer dar pitaco. A Microsoft para usar o Linux contribui, a Google, Red Hat e outras a mesma coisa. Essa é a idéia, ao invés de cada uma fechada no seu mundinho, todas agregam a um unico lugar, aumentando substancialmente a evolução daquele software e facilitando o conhecimento explicito, uma vez que você é livre para pegar o código, estudar e replicar.
Ô inocente…. Centenas de empresas ajudando centenas de outras empresas concorrentes… Kkkkk… Google ajudando Apple e Apple ajudando Microsoft…. Kkkkkk… Te recomendo ler: Utopia de Thomas Morus… Kkkkkkk…
Vc deveria aprender com esse cara esperto aqui, Miguel de Icaza (fundador do projeto GNOME), que está $400mi mais rico…. Kkkkk….
Link da esperteza do Miguel: http://www.businessinsider.com/microsoft-miguel-de-icaza-on-xamarin-acquisition-2017-3
xenix?