Windows – Microsoft põe aplicação CCleaner na lista negra
Quem utiliza o Windows há muitos anos sabe que, no passado, uma das ações para "remediar" e otimizar certas tarefas, era ir ao registo do sistema operativo e "meter a mão na massa". Apesar de ser uma área muito sensível, a função era muito popular, embora sempre mal vista. Nesse sentido, a Microsoft nunca foi um fã das ferramentas que apregoavam um serviço de limpeza do registo. Agora parece que a empresa endureceu a sua posição e o CCleaner está na lista negra.
Muitos utilizadores não o dispensam, mas será que estão a ter vantagem em usar?
Microsoft não gosta que o CCleaner mexa no registo do Windows 10
O CCleaner, é um software utilitário desenvolvido pela Piriform que atua na otimização dos sistemas operativos.
Limpar, afinar, otimizar o registo do Windows são as promessas de trabalho implícitas na aplicação CCleaner. Nesse sentido, a Microsoft está agora a tomar uma posição dura contra esta e outras ferramentas do género. A empresa que desenvolveu o Windows refere que esta tomada de posição visa garantir que esta classe de software não é recomendado para os utilizadores que o utilizam frequentemente para tarefas de manutenção e/ou resolução de problemas nos seus PCs Windows.
A Microsoft adicionou o CCleaner.com à sua lista negra de domínios nos fóruns oficiais de Suporte. Quer isto dizer que a ferramenta não aparecerá mais nas páginas oficiais da empresa em Redmond, de acordo com uma comunicação confidencial enviada aos funcionários (moderadores oficiais), segundo a publicação Htnovo.
Fóruns de suporte Microsoft já desaconselhavam o uso desta ferramenta
Tal como já era sabido, comentar a recomendar o CCleaner nas páginas da Microsoft dava direito a ver o comentário ocultado ou mesmo removido. Vários funcionários da Microsoft haviam já recomendado no passado para não usar o CCleaner, especialmente após o lançamento do Windows 10, embora esta seja a primeira vez - tanto quanto sabemos - que estes tomam medidas ativas contra o software.
Portanto, como utilizador CCleaner, avalie se esta ferramenta no seu Windows 10 é parte da solução ou parte do problema.
Haverá razões para a Microsoft querer "banir" o CCleaner do Windows 10?
Conforme temos acompanhado, este tipo de ferramentas têm tido vários problemas de segurança. Pese o facto de no passado terem gozado de muita popularidade (com mais de 130 milhões de utilizadores), a verdade é que a Microsoft tomou ela própria conta da otimização do seu sistema operativo. Assim, não precisando de terceiros a mexer, a empresa tenta vedar o acesso a uma zona muito sensível.
Os problemas começaram a surgir em 2017. Como foi veiculado e amplamente falado, várias versões oficiais do CCleaner foram comprometidas com uma ação remota backdoor . Nessa altura a aplicação foi usada para instalar malware, keyloggers, ransomware e assumir o controlo dos computadores. Uma falha de segurança muito séria que se tornou possível após a infiltração de hackers nos servidores de desenvolvimento da empresa britânica Piriform.
Apesar da empresa se ter desdobrado em desculpas, e de ter lançado uma nova versão limpa, nunca mais ficou bem vista.
Posteriormente, a venda da Piriform à Avast não teve um bom arranque. Na altura a empresa de segurança incluiu publicidade persistente e irritante na aplicação. Os anúncios apareciam mesmo depois dos seus cookies terem sido apagados. Agora, mais recentemente, apareceram problemas de compatibilidade com o Windows 10.
Entretanto, o CCleaner oferece uma versão gratuita e continua ser um programa tido por milhões de utilizadores como eficiente. Inegavelmente, a ferramenta é sempre muito claro em explicar o que está a fazer. Permite tranquilizar os utilizadores menos experientes até mesmo quando "limpa" o registo.
Contudo, a Microsoft não gosta da ferramenta e cada vez são mais os utilizadores a ver o software como desnecessário no Windows 10. Nesse sentido, a empresa tem esta contenda nos braços e os utilizadores têm o poder de usar ou não.
Problemas graves de segurança no passado o CCleaner
Este artigo tem mais de um ano
Desde que foi comprado pela Avast, o CCleaner esta pior. E no inicio ja teve aquelas ofertas de instale o avast, no instalador do CCleaner (acho que já não tem) mas é só mais uma questão de tempo até porem isso la novamente.
Confiar na Avast é o mesmo que entregar os nossos documentos a ladrões. Na minha opinião e ponto de vista claro.
AVG e Avast são a mesma empresa, por tanto… Eu não recomendaria
Temos alternativas melhores
BleachBit Portable (Simples e prático)
Privazer
System Ninja
Preparem-se para Bloatware, ah e quem introduzir o email no newsletter do CCleaner não se estranhe se receber ofertas da AVG, Avast etc…
I’m out.
Software que na sua instalação promove outros softwares chama-se Win32.Blundeware
*bundleware
Eles são contra o CCleaner porque é um dos poucos apps que removem todos os bloatwares que através das configurações do Windows 10 você não pode fazer,
Quando não, é necessário correr scripts no cmd ou powershell, isso tudo porque Windows é um sistema para leigos (até o leigo querer remover programas inúteis).
Literalmente não sabes o que estás a dizer.
A MS estaria a borrifar-se se as pessoas usam o CCleaner ou não para limpar isso; o unico problema é que quando o CCleaner lixar o registo do Windows e causar erros durante o arranque do Windows e afins, as pessoas contactam o suporte do Windows, não CCleaner para reverter a merda que fez.
Assinado: Alguem que há muito tempo atrás já usou programas do género para saber que a pesquisa do registo do Windows varre a casa sem querer saber o que está a mandar fora.
Não é porque ele faz isso que você vai usar essa função dele, especificamente, correto? Você pode muito bem usar outras features do mesmo. Features estas que o Windows não traz por padrão, de forma proposital.
E todos que usaram ou usam Windows sabem muito bem que não se pode remover todos os bloatwares com cliques no mouse (ou rato, como chamam aí em PT).
O problema é que muitas das pessoas ou se não todas que usam Ccleaner o usam pra fazer limpeza e otimização, e esse tipo de ferramenta por padrão limpa o registro do Windows.
Mesmo sendo comprovado a muito tempo que tal ação não afeta em nada a performance do Sistema Operacional, só serve pra encher seu compromisso de erros e o deixa ainda mais lento quando tem que criar as entradas de registro relacionadas a extensões que o Ccleaner apagou
Ou não usar antivírus 🙂
E os defeitos do Windows? Também é culpa dos outros? Fala sério.
Windows é perfeito segundos os fanboyolas, até mesmo o Linux não é perfeito e eles acham que o Windows é… Fala sério (mesmo)!
Por um lado concordo com a Microsoft, pois a utilização de estas pragas nos computadores pode provocar problemas de desempenho no Windows se o utilizador Limpar muitas vezes. Muitos destes “Otimizadores” são Chineses e quem é perito em CiberSegurança nunca utiliza Software Chinês (Pois rouba dados dos utilizadores como dados bancários), mostrando alguns valores falsos de lixo acumulado no Sistema. Inclusive algumas ferramentas fazem coisas desnecessárias como a “Limpeza do Registro, Otimização do Registro, Acelarador de Internet”. Ccleaner é um software da Piriform, que foi comprado pela Avast, sendo considerado Win32.Blundeware (Software que promove outro software (Normalmente em instaladores, utilizadores custumam dar sempre Next e nem vêm o que instalam)
Por outro lado concordo não concordo com a Microsoft, pois a função do CCleaner para Limpar o sistema deve ser utilizada uma vez por mês, de forma responsável, para limpar a acumulação de ficheiros resíduais.
CCleaner é um software inglês. E pelo amor de Deus isso aqui é um post sobre informática e tecnologia, não um lugar pra promover as suas teorias da conspiração sobre chineses roubando informações do seu PC
Mas oras… Software americano também rouba. E quem é menos confiável?
se os chines rouba informaçoes entao o que faz a NSA e o FBI pergunte ao snowden e ao fundador do wikileaks
praga é a M$…
a m$ não tem nada para optimizar o windows, não apaga lixo temporário (mas oferece para apagar as transferências) deixa imensos caminhos inválidos no registo mas nunca os limpa…
Tem sim opções para apagar ficheiros temporários. Procura melhor e deves encontrar.
Não de fácil acesso aos leigos
Como não é fácil?
Realmente não tem um sinal de neon a piscar em cima, mas caramba, é assim tão difícil de encontrar a secção de Armazenamento nas Definições?
Windows 10 é tão confuso que tem dois lugares para mesma finalidade: configurações do sistema.
Vá lá o leigo procurar em uma por uma até encontrar o botãozinho escondido pra limpar. Hehehe. Super fácil.
Outras coisas precisam requerer software de terceiros como o odiado CCleaner, Bleachbit justamente por faltar tais opções dentro do sistema de forma implementada.
Quando não se sabe o que se faz tudo é mau…
O que a ms disponibiliza é o ideal para limpar o Windows (windows, não estou a falar dos programas que instalas), é o melhor porque limpas aquilo sem ter o risco de brickar o PC.
Praga são os programas como o CCleaner, que maioria das opções estão lá só para dizer tapar os olhos ao ceguinho para ele dizer “ah este programa é muito bom, limpa 1001 coisas”, quando dessas 1001, 999 são coisas que apagas e no dia a seguir estão de volta, só tas a dar ciclos ao disco que por consequência vai morrer mais cedo e acabará por deixar o sistema lento…
Mas pronto, tudo para enganar o ceguinho para pensar que o programa é bom e está a fazer muito mais que o Windows…
Isto faz-me lembrar aqueles programas de limpeza duvidosos, rodava o scan e dizia “existem 10256 erros no sistema”, um gajo ia ver 10000 desses erros eram as coockies do chrome… Mas novamente, desde que o ceguinho esteja feliz a empresa também está.
Ora pois bem !
Mas tentes remover todos os bloatwares do Windows 10 usando apenas as configurações do sistemas, verás que não podes. Ou usas programas de terceiros para tal fim ou rodas comandos no powershell como adm.
E custa muito DISM /Online /Remove-ProvisionedAppxPackage?
É super fácil, né? Todo leigo sabe mexer no cmd e powershell… Agora vou usar o mesmo argumento que usam pra criticar o Linux.
Hehehehe.
PS: Eita comando gigante pra fazer algo simples.
sudo pacman -R pacote manda abraços…
Carlos,
Comando gigante?
Tu tens noção que o teu comando remove as apps 1 a 1 enquanto o meu “comando gigante” remove as 30 e tal apps todas de uma vez?
Daí escreveres “provisionedappxpackage”, as apps pre-instaladas provêm deste pacote, daí o comando demorar uns 5 minutos a concluir.
De facto o Windows não está preparado para lidar com determinados utilizadores…
Quem usa o cérebro realmente não é capaz de usar o Windows ou vai passar raiva mais cedo ou mais tarde, os burros que nada fazem, só vivem de acessar facebook, youtube e whatsapp, er… pra eles não faz nenhuma diferença, já que não mexem no sistema pra nada.
Mais nada! Se tem o W10 instalado tem vírus certamente, e keylogger, e spyware, e ainda pagou por ele…..
Oi ??
Opá, deixa de fumar essas coisas que isso está a fazer-te mal
Então não seria melhor,a Microsoft então desenvolver seu próprio limpador de registro não ! Ou e igual o antivírus que vem no próprio windows , é carniça não confio,uso Kaspersky ,esed .. mais o próprio do windows ,já tive problema com vírus… então bom seria eles desenvolver a ferramenta de limpeza de registro
Rudson queres limpar o registo para que? Não faz absolutamente nada, ganhas um milisegundos no arranque não ganhas mais nada mais vale deixar o registo quieto lol.
Entradas inválidas no registo são lidas pelo sistema e ignoradas pelo mesmo, não vais ter problemas por ter registos inválidos…
Não faz absolutamente nada limpar o registo, apenas deixa aquela sensação de “ah e tal o meu registo está limpo e optimizado” e o PC até parece mais rápido, mas é puramente uma sensação, na realidade está tudo praticamente igual.
por acaso fica mais rápido, é verdade o que falaste Fak, para o utilizador comum é só uns milisegundos a menos. mas para pcs já a ficar velhos, quando o meu winutilities encontra umas 3000 chaves de registo erradas/obsoletas, e resolve fica tudo mais rápido, mas lá está, é tipo o lixo de 1 ano de muitas instalações.
Eu utilizado o Ccleaner gratuito para limpar o histórico e os tmp. É a única forma de apagar os banners de publicidade sobre as minhas ultimas pesquisas que conheço. É chato eu estar à procura de hoteis para fazer uma surpresa à minha senhora e depois ela ver os banners de publicidade relacionadas com essas pesquisas (por exemplo). 🙁
Existe alguma outra forma de apagar sem recorrer ao Ccleaner?
Instala a extensão AdBlock no chrome e evitas a praga dos banners
Use a navegação privada do seu navegador que não ficará nenhum rastro quando sair.
PoPeY
Facil, extensão I don’t care about cookies ou a self-destructing cookies…
Configuras aquilo para apagar as cookies quando fechas o separador ou quando fechas o browser e voila, acabou-se a pub relacionada com as pesquisas.
Não te esqueças é de adicionar excepção para os sites que usas, como o Facebook por exemplo, porque se não meteres excepção o fb vai estar sempre a pedir-te para fazeres login.
Há browsers também que suportam isto nativamente, se bem me lembro o Firefox faz isto, nas definições podes escolher para apagar as cookies quando fechas o browser e dá para adicionar exceções aos sites que queiras para manteres os login automáticos por exemplo.
Settings > System > Storage > Escolher a drive que se quer limpar > Temporary files > escolhe o que queres limpar
também podes fazer isto:
Lupa windows Search > escreve “Disk Cleanup” > Escolhe o que queres limpar
O Edge apaga-te tudo de forma automática ou não. Tu é que escolhes. Tens lá tudo o que precisas. E não precisas de software de terceiros. Também podes instalar a extensão AdBlock ao Edge.
Ninguém usa Edge, a não ser pra baixar o Chrome ou Firefox.
Abraços o/
“ninguém usa Edge” é um argumento bem falacioso da sua parte
Uso e prefiro o Edge ao Chrome.
É exatamente para isso que o modo anonimo serve nos navegadores. Para alguem que queira fazer surpresas ou marcar viajens pois não guarda histório nem cookies.
O arquivo de registro é minúsculo e a leitura é feita em alguns milissegundos. Por que diabos eu preciso de um software pra otimizar isso? CCleaner é sinônimo de usuário.
nunca instalei mas uso há vários anos, nem sempre para limpar registo. ferramenta rápida e eficaz desde k se saiba o k se está a fazer.
confuso entender o que tu quis dizer…
Também não percebi bem o teu português. O que tu quis dizer?? Assim fica confuso, né?
Extraio o executavel e tenho uma firewall que bloqueia a ligaação para os servidores da avast. Para retirar umas tarefas agendadas e programas do arranque é super eficaz e rápido. Sempre utilizei com todos os piscos selecionados (tirando o wipe)e nunca tive nenhum problema,
Não sei o que é um “Next, Next…Oops”
Gostava de saber porque é que o gajo apagou o post original no blog dele….Ah espera, já sei!
Um MVP a publicar informação confidencial…….
Pplware
Qual a alternativa da Microsoft para substituição do Ccleaner?
Obrigado pela atenção.
Não há recomendacao, maioria das opções do CCleaner e dos seus semelhantes estão lá só para encher chouriço nada mais…
o que fazes com ele que não consegues fazer nativamente no Windows?
Como o Cortano referiu, o Windows cada vez mais oferece as ferramentas ideais para a sua gestão. A política da Microsoft está no fechar o seu produto para não haver nem malware nem outros problemas que geram instabilidade.
https://support.microsoft.com/en-us/help/183887/description-of-the-windows-registry-checker-tool-scanreg-exe
O que dizem do mvregclean !
lol
Utilizo o Ccleaner há anos, tendo apenas feito uma pequena pausa na altura em que passou para a alçada da Avast!. Entretanto comecei usando novamente.
Penso que o problema se coloca na componente “limpeza do registo”. Pois bem, já tenho lido por aí que actualmente a limpeza do registo é algo completamente inútil. Para além disso mexer no registo, nomeadamente com programas dedicados à sua suposta optimização e limpeza, é algo arriscado e por conseguinte não recomendável. Acontece com alguma frequência esse tipo de programas limparem chaves que estão vazias mas que fazem lá falta para outros programas trabalharem correctamente.
Sendo assim há muito que deixei de usar a limpeza do registo do Ccleaner. Actualmente uso-o apenas por ser uma forma rápida de limpar os arquivos temporários e a cache do browser.
O melhor limpador para qualquer SO é o próprio utilizador, ter cuidado por onde se navega e saber utilizar as ferramentas que os sistemas trazem.
Em tempos também “caí” nessa caca dos optimizares, resultado várias alterações ao sistema que apareciam inexplicavelmente, aí percebi que o melhor era arrumar todas essas tretas e deixar o sistema trabalhar como ele quer, aliás eu agora nem sequer utilizo nenhum antivírus de terceiros só mesmo o do Windows e trabalha sem qualquer problema já muitos anos.
Navegador Firefox com algumas extensões e bem configurado para mim é suficiente.
Nesse ponto porque não usar o EDGE também?
Ja tive varios problemas com c claner a ponto de ter que reformatar. Hds nao concordo em usar um limpador. Uma vez por mes uso limpeza do windows diareamente a maquina anda mais raoido
Antes de mais nada cabe resaltar
Que o Ccleaner não é um app focado em limpeza de registro foco do app é limpeza de temporários do windows e outros app.
Parte de limpeza de registro do app é bem superficial.
Uso desde a primeira versão foi me apresentado nos tempo remotos de fóruns (como o badoo) e até hoje a é ferramenta útil. Limpeza temporários poupa trab de ir manualmente e diversos lugares pra limpar. E parte de limpeza do registo é bem superficial remove apenas resto de chaves inúteis de app ja desistalados e outras chaves ja comprovadamente que n vão interferir no funcionanamemto de tais app….
A limpeza de registro não é necessária a séculos! Oq ainda precisamos é de limpeza de arquivos temporários (só utilizo essa parte do CCleaner). Atualmente uso uma versão antiga do mesmo.
Para arquivos temporários o Windows já tem essa ferramenta nativamente, procure por “Limpeza de Disco”
Tenho que concordar. Há duas semanas atrás fui obrigado a fazer uma instalação limpa, pois o windows não funcionava direito, não conseguia atualizar drivers nem o próprio windows e a suspeita foi em cima do Ccleaner.
Acho que terei que fazer o mesmo com meu Windows 10 por conta disso também… Estou bem arrependido de ter usado o CCleaner para limpar o registro dele.
Simplesmente não consigo ler comentários aqui que dizem ter instalado cleaner e só ter dado problemas. Há mais de 10 anos que uso este programa e tem sido bastante eficiente na limpeza de PC. É verdade, Windows 10 tem opções de manutenção, mas prefiro continuar a usar o cCleaner sendo que ainda cumpre a sua função e é simples de usar, não vejo nenhum problema e nunca apanhei vírus ou malwares com ele. Não percebo a colocação do Windows do programa na lista negra mas é possível que seja por pura concorrência. Tal como o Windows tem, ou melhor supostamente tem, um anti vírus deles que não faz absolutamente nada e nunca fez, e põe na lista negra outros anti vírus que visam substituir o deles. Tudo la meme chose
“Simplesmente não consigo ler comentários aqui que dizem ter instalado cleaner e só ter dado problemas. ”
Não tiveste problema, espetaculo – O mesmo não podem dizer outros tantos que seguiram as instruções da aplicação e acabaram com chaves de registo criticas apagadas. Se ao menos houver um backup talvez as coisas ainda voltem ao sitio, mas não havia de ser a primeira vez que via um OS reinstalado por causa disso.
“Não percebo a colocação do Windows do programa na lista negra mas é possível que seja por pura concorrência.”
Não é concorrencia porque o Windows não disponibiliza nada exactamente no mesmo formato que CCleaner (porque mais frequentemente do que não simplesmente não é preciso). Simplesmente preferem que os utilizadores não arrebentem com o OS e depois liguem para a MS a pedir suporte em vez do suporte do CCleaner.
“põe na lista negra outros anti vírus que visam substituir o deles. ”
Como por exemplo…?
Demorou, nunca achei que esse aplicativo resolvesse absolutamente nada. Sempre que em um cliente ele era executado pelo pessoal do “T.I.”, o programa que comercializo perdia o registro. Pessoal de T.I. que roda essa aplicação faz isso por não saber como solucionar as coisas.
se você soubesse o que era um pisco, não teria esse problema.
Infelizmente eu não fiquei sabendo da posição da empresa no passado sobre essa aplicação, pois uso a mesma desde o Windows XP, 7 e 10, além de recomendar para amigos… também já fiz uso do mesmo em meu smartphone Android, desconheço qualquer nota da Google sobre.
Nesse caso a posição da Microsoft seria a mesma com o Advanced SystemCare? pois o mesmo faz ações semelhantes ao CCleaner e tem bastante usuários…
Depois de um tempo eu acabei parado de usar todas essas aplicações por escolha minha, pois o próprio Windows tem sua ferramenta propria que faz quase as mesmas coisas e além de ser mais segura por ser da própria empresa, até a Google também lançou algo do tipo com o “Files GO”
Eu uso Ajax
O windows 10 foi a maior merda que já inventaram , não precisa de ccleaner pra deixar ele ruim, ele já nasceu ruim.
Fui usuário por muitos anos. Desde que a Avast comprou, acabou com CCleaner. A MS faz bem em colocar na lista negra, com tanta publicidade invasiva.
1+1 é 2
Ver pessoas a defender um ccleaner mesmo sabendo que “às vezes” servem de backdoor para ataques, roubam informações, instalam malware, ransomware, e outros, não só me deixa apreensivo, como me leva a questionar o porque de haver quem não se importe com nada disso desde que poupe 0,000001s no arranque do pc…
O que será que a malta faz com esses 0,000001s adicionais que justifique todas as desvantagens associadas?
Q discussão mais besta.
Instala o Linux e pronto!!!
Resolvido.
Cada um, cada um, eu uso a mais de cinco anos nunca tive problemas.
Infelizmente não posso dizer o mesmo sobre o Windows, mas fazer o que
Não quis deixar de vir aqui comentar pra levantar mais lenha…mal por mal…
Ao ler estes comentários, concordo e discordo com algumas coisas…
Acredito que, limpando as entradas inválidas do registo do Windows, ganha-se alguma velocidade extra…mas…nos dias de hoje, isso é só desnecessário e não faz sentido algum…faria sentido sim…no tempo do Windows XP em que os computadores tinham discos mecânicos e quem tivesse 4Gb de Ram era rico! Até porque, o registo do Windows apenas ocupa uns 10 ou 12Mb de espaço, logo…naquele tempo…em que os discos eram mecânicos e a maior parte dos computadores só tinham 2Gb de Ram…isso fazia uma grande diferença…
Mas agora…eu já não sei o que é por exemplo, a desfragmentação do disco…lembro-me quando era puto e tinha o Windows 98SE…e uma vez por mês num sábado ou num domingo demanhã, deixava o pc a desfragmentar…e lembro-me que aquilo demorava tipo, quase uma manhã….agora, com a evolução das coisas…isso já deixou de ser necessário embora o WIndows 10 tenha a ferramenta de desfragmentação e o faça de quando em quando de forma automática e mesmo assim, ainda existem n programas para fazer desfragmentação do disco!
Já voltando ao assunto, a mesma coisa acontece com o registo…fazia alguma diferença sim…antigamente…agora que os computadores trazem SSDs rápidos, 4 ou 8 Gb de RAM ou até 16GB mesmo não sendo luxo…não faz qualquer diferença! Afinal, o que são 12Mb carregados na RAM de 8GB cada vez que ligas o pc? Se pensarmos que copiar 3 ficheiros MP3 de uma pen USB3 para o SSD interno dura tipo….um segundo..às vezes nem isso…para quê nos preocupar-mo-nos com as entradas inválias que secalhar só removem 900Kb de 10Mb ? Só pra ter uma ideia, tenho o Adobe Premiere aberto e ocupa 700MB de memória…e tenho o Chrome aberto com umas 6 abas abertas que me ocupa 1 200Mb….vamos agora nos preocupar com 10 ou 15 MB de memória a mais ou a menos da registry do Windows! Quanto aos ficheiros temporários que o CCleaner apaga…eu faço-o manualmente…não tenho o ccleaner instalado…entro nas pastas que estão a ocupar e apago manualmente…às vezes são só os temporários do Windows (que este os cria novamente) e os temporários do Adobe Premiere