PplWare Mobile

Tem instalado o CCleaner? A sua máquina pode estar infectada


Autor: Pedro Pinto


  1. Adriano Souza says:

    Errata: onde se lê “De acordo com informações da empresa Piriform, que agora é a dona do CCleaner” Leia-se: AVAST é a dona do Ccleaner.

  2. QuimRoscas says:

    O CCleaner quando mudou de dono, deixou de ser confiável…

  3. NS says:

    Ora deixa cá ver, por coincidência o antivírus da AVAST até tem uma assinatura especifica para detetar e remover o malware em questão.

  4. Salsichas com atum says:

    O que é popular é bom, mas o que é popular tambem atrai pessoas com mas intençoes.
    Eu uso um limpador que nem é atualizado assim muito, mas funciona lindamente.
    Posso dizer que dantes usava ccleaner, usei este novo limpador e detetou quase 200℅ daquilo que o ccleaner era capaz de detetar.
    Ja uso a varios anos e nunca me estragou o windows ou me mexeu na configuraçao.
    Obviamente nao vou revelar o nome do programa, foram muitas semanas a fazer pesquisa na internet, a comparar benchmarks e a falar com desenvolvedores e comunidades, quanto menos popular for melhor para mim. Quem quiser que va fazer pesquisa como eu fiz.

    • O mentiroso says:

      Eu também uso esse!

    • David says:

      E agora pergunto-te, quem e que te diz a ti que esse programa, que supostamente deve ser pouco conhecido ja que fizeste muitas pesquisas, é fiável? Os programas pagos sao o que sao, imagino os free que nem “credibilizados” sao. Antivirus de confiança, kaspersky tao conhecida e de tao valor, nem protegia os clientes… enfim

      • salsichas com atum says:

        David
        Eu sei que é fiavel. Primeiro é opensource, so por isso ja o torna menos conhecido, mas como é opensource nao podes mesmo meter la publicidade ou tracking.
        O desenvolvedor é apenas um senhor espanhol, de 42anos, que eu muito aprecio, que aprendeu muitas linguagens de programaçao (incluindo assembly) antes de ir para o mundo online e se tornar webmaster.
        O limpador é simplesmente um “projeto de fim de semana”, e ate ha pessoas que sugerem codigo para o limpador, que é revisado pelo senhor e implementado se realmente for util.
        Uma coisa de que gosto é que o senhor é rigido, se ele nao gosta de uma parte do codigo que sugeres ele apaga-o e integra o restante ou reescreve, ja aconteceu algumas vezes, da pra ver no github. Este ultimo paragrafo é o que me faz realmente usar o limpador honestamente.

    • NS says:

      Assim que referiste o nome fui logo descarregar para instalar no meu Ubuntu.

    • Joao ptt says:

      Sim, ninguém diga que é o “PrivaZer”, é segredo pxiu!

    • kadu says:

      “Obviamente nao vou revelar o nome do programa, foram muitas semanas a fazer pesquisa na internet” Isto escrito por alguém de nome “Salsichas com atum” é só hilariante…

      • salsichas com atum says:

        Kadu
        Tambem tenho um amigo (va conhecido) que o seu nome é josé malaquias. Toda a gente brinca com isso, e apesar do nome é um excelente militar segundo ouvi dizer.
        Nai julgue o livro pela capa, quando eu andava na tropa tambem havia lá um primeiro sargento que na rua estava cheio de pircings e tinha grande tatuagem no peio e braço e era um metaleiro do caraças. Mas era um excelente primeiro sargento.
        Como eu disse, nao julgue o livro pela capa.
        Mas se quiser eu mudo de nome para Kadu júnior, ja que kadu parece um nome ok de acordo com o senhor.

  5. Carlos costa says:

    Segundo quem descobriu isto http://blog.talosintelligence.com/2017/09/avast-distributes-malware.html?m=1 a infecção é intencional, visto que os dlls estão assinados!!

  6. JoaoBarra says:

    Fazendo o update ou desinstalando apenas fica o problema resolvido? Aconselhas o restauro do sistema?

  7. Carlos Cidade says:

    Eu já desinstalei e instalei a nova versão. Corri o Malwarebytes e o Avast e não encontrou nada. Posso ficar descansado ou devo fazer mais alguma coisa?

  8. ze ninguem says:

    já tinha apercebido do perigo faz tempo que já o desinstalei aconselho vivamente a fazerem o mesmo

  9. falcaobranco says:

    Acho que realmente o Windows Defender, e de vez em quando, um MalwareByte a correr…é o suficiente!!

  10. barroso says:

    Ok, mad é só na versão 32bits, quem tem a 64bits então está dado, correto?

  11. João terra says:

    ahahah. ainda bem que já não uso o ccleaner à meses. cheguei a conclusão que aquilo deixa o PC mais lento e o tlm também

  12. nome says:

    Ola, a versao portable tambem esta infectada?

  13. Regis says:

    E as versões portáveis do CCleaner?

  14. Carlos Nobre says:

    Actualmente o windows vem o storage sense, quem é que usa ccleaner? Instalem junkware e depois so tem o que merecem!

  15. SCM says:

    Boa noite,

    Já fiz a actualização. Um questão correndo a parte do “registo” aparece imensos problemas, desde dll partilhado não encontrado; extenção de ficheiro não válida, erro no activeX/com, etc
    É seguro avançat com a opção – Fix selected issyues… ? Desde já obrigado pelas respostas

  16. António Paulo says:

    Boa noite,
    Eu neste momento não uso o Cc, mas já o usei e não tive razões de queixa. De qualquer modo julgo que quem estiver infectado saberá no momento e não será com uma actulização ou nova instalação que resolverá o problema, “A Avast revela ainda que com estas versões instaladas num sistema os atacantes podem controlar remotamente a máquina da vítima.”, mas isto é a minha ideia, não tenho conhecimentos suficientes para discutir o assunto.

  17. Hefesto,o Grande says:

    Excelente artigo,Pedro Pinto.Como se pode ler no artigo vê-se afectado quem possui o CCleaner 5.33.6162 e o CCleaner Cloud 1.07.3191,mas nas versões de 32 Bits.Supõe-se então que quem tiver as versões de 64 Bits não seja afectado,por isso há muitos,que,se assim for,não estejam afectados.Há que ter calma. 🙂

  18. KNIGHT says:

    Se olharam meus post sobre avast e ccleaner que o pplWare postou ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, irão ver que eu disse que isso iria acontecer.

    Só novato usa avast.

  19. carlos man says:

    bleachbit

  20. Zero em Informática says:

    Bom dia, não sei se a Pplware vai publicar isto mas pronto. Pela maioria dos comentadores que estão aqui são só meninos espertos. E há uns que vêm para baralhar ainda mais as cabeças das pessoas para não perderem o seu negócio na área de informática. Para que saibam qualquer programa pode ser infectado, e os anti-vírus sejam zé manel, maria albertina ou seja o que for pode ser invadido. É instalar isto hoje e amanhã desinstalar para depois instalar o outro novo e assim sucessivamente, vai ser sempre assim. A segurança nunca terá 100%. E quem sabe que não tenha sido a Microsoft a tal que desaconselhou instalar o Ccleaner que não tenha infectado esse programa, ou o Avast ou outros, estes também são uns santos. Tem piada? Talvez, mas não será a primeira vez que fazem isso, é óbvio que não vão desmascarar. Qualquer um pode ser sejam os grandes ou pequenos.

  21. AJMS says:

    CCleaner tenho a de 64bits, mas não instalado, uso a versão portable para quando preciso.

  22. PTO says:

    A versão que tenho instalada é a 5.29.6033.

    Vá lá, desta safei-me.

  23. TiagoC says:

    Qual é a melhor(es) alternativa(s) ao ccleaner?

  24. Democrata says:

    “…Tem instalado o CCleaner?…”

    Não, uso Linux.

    P.S.: Deviam alterar a vossa plataforma de comentários para o Disqus por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.