É o fim da Limpeza de Disco no Windows 10. Agora temos o Sensor de Armazenamento
Há ferramentas que nos habituámos a ter no Windows e que usamos frequentemente de forma quase automática. A Limpeza de Disco é uma dessas peças icónicas que damos por garantidas.
A Microsoft vai agora eliminar a Limpeza de Disco e substituí-la pelo Sensor de Armazenamento no Windows 10, uma versão mais avançada e com muitas mais funcionalidades.
Todos nos habituámos a recorrer à Limpeza do Windows sempre que a necessidade de recuperar espaço no sistema operativo da Microsoft surgia. Com alguns cliques nos campos certos, conseguia-se recuperar vários gigas, que eram suficientes para manter as máquinas a funcionar por mais algum tempo.
A Microsoft quer agora fazer evoluir a gestão de espaço em disco no Windows 10 e, por isso, resolveu eliminar esta ferramenta que todos gostávamos de usar. A Limpeza de Disco vai desaparecer e dar lugar a outra que já existia no Windows 10, o Sensor de Armazenamento, que vai ser melhorado.
O fim da Limpeza de Disco vai acontecer na próxima grande atualização do Windows, conhecida como Windows 10 October 2018 Update. Nessa atualização passará a ser o Sensor de Armazenamento que será usado, ainda que de forma quase automática.
É precisamente nesta ferramenta que a Microsoft se focou e que quer que seja usada. Para a melhorar o Sensor de Armazenamento passou a fazer uma gestão automática, tendo a possibilidade de eliminar os ficheiros desnecessários em períodos bem definidos. Claro que, se necessário, a limpeza pode ser lançada manualmente.
Uma funcionalidade que interessará a muitos é a possibilidade de entrar em ação sempre que o disco estiver sem espaço. Nessa altura, e para além de eliminar os ficheiros desnecessários, irá também enviar alguns para o OneDrive, aliviando assim o disco. Também esse movimento rumo ao OneDrive será feito periodicamente com a gestão dos ficheiros que não tenham sido usados recentemente.
Para muitos esta pode não ser uma mudança lógica ou até necessária, mas a verdade é que a integração com o Sensor de Armazenamento vai permitir fazer crescer e otimizar uma ferramenta que tantos precisam de usar. Ela irá desaparecer, mas as suas funcionalidades vão ficar e ser melhoradas.
Este artigo tem mais de um ano
e para apagar as versões antigas do windows 10?
Podes usar o sensor de armazenamento. As funcionalidades foram transferidas.
Essa opção já aprece no sensor de armazenamento desde que ele foi implementado.
E nunca vieste partilhar aqui com a malta…
mais um serviço a correr em backgound !!!! caminhamos alegremente e apressadamente para um mínimo de 8GB de RAM para poder correr o Windows 10 …..
Ainda me lembro quando comprei 8MB de RAM (para um 486… chiça estou velho) e pensar “ena que granda máquina!”…
E o processador funcionava a uns estonteantes 66MHz…
Estas coisas aumentam exponencialmente com o tempo, descobri que o melhor é não resistir 😉
e era!
a verdade eé que essa maquina aguentava mais anos antigamente do que as grandes maquinas agora!
maldita inovacao tecnologica tao rapida!!!! lol
199.. século passado! – Pentium III 450MHz, 64Mb de RAM 6Gigas de disco. – “nunca na vida vou encher este disco…” quê???! com o mítico Win98 SE instalado. Filipe, velhos mesmo… e já tinha passa por um MMX com 800 megas de disco, quase o enchi…!
Ainda mais velho, sem ir aos Spectrum e Timex com FDD de 3,5″: Schneider EuroPc, teclado, board, gráfica, audio, saídas paralela, VGA e floppy tudo na mesma caixa. HD externo numa caixa com 5Mb e depois um de 10Mb (que estrondo!); depois veio um Schneider Euro AT, midi-tower, i286…
F Gomes, +1
Não adianta, toda tecnologia evolui, é com isso mais poder de processamento é requerido.
Tudo evolui. Se quer recursos interessantes e um sistema inteligente, tem que desapegar de limitações.
E mesmo assim, o processo do Sensor de Armazenamento não fica ativo o tempo todo. Se olhar no Gerenciador de Tarefas, verá que o processo responsável pelo Sensor fica inativo o tempo todo, e quando entra em execução, ocupa menos de 1% de CPU e 14MB de RAM. Fora que ele só faz isso no tempo ocioso do sistema.
Nem é tanto a ram, mas para correr Windows 10 em condições já só num SSD. Nos mecânicos é demasiado lento, quase todos os meus clientes se queixam.
Quem tiver ligações à Internet lentas, vai ter mais um problema.
Porquê? Explica lá isso…
Se melhorassem os sistema de actualizações e a gestão do que está instalado… isso é que era serviço!
Já estão fazendo isso. Vc já personaliza quanto de calços quer deixar pra atualização. Fora que esses dias saiu a notícia de que a Microsoft vai parar de mandar atualização toda hora, agora vai ser menos frequente e mais estável.
Um duvida:
-Se o processo pode ser feito automaticamente e por exemplo, a nova versão traz problemas, como aconteceu quando a versão 1803 saiu que os CPUS AMD ficavam em loop constantemente, isso irá eliminar tambem automaticamente as versões antigas? Ou esse tipo de ficheiros deixa o user escolher se deve ou nao eliminar?
Tive problemas a partir da versão 1803, embora use SSD.
Após atualização dos drivers tudo normalizou. Conclusão: Estritamente necessário atualização dos drivers, antes de qq atualização.
Mais um serviço a mexer no disco, em background. Mais valia mudarem-lhe só o nome para “Limpeza de Armazenamento” e darem-lhe algumas potencialidades do CCleaner, com a disponibilização de agendamemto para Limpeza.
Não tem nada a ver mas desde que garantam no caso do Windows 10 deixe de funcionar que dê para Instalar de raiz o Sistema Operativo já é óptimo.
Quanto a este tipo de limpeza já conhecia usei no máximo duas/três vezes confesso que já não me lembrava, Thanks PplWare só tenho acrescentar o seguinte desde que limpe todo o “Lixo” é uma mais valia, acabei de usar foram à volta de 21GB lógico que a maior parte é/era “Previous Windows…….” agora se limpou tudo ou não…. podia limpar pastas que não tem ficheiros lá dentro pois já não é primeira vez que vejo meia dúzia deles sem nada podem não ocupar tanto mas chateia ver pastas vazias….
Uso também o CCleaner, lá faz a sua limpeza.
Diga-se de passagem q ter duas coisas para fazer o mesmo não faz muito sentido, por isso a mais antiga pode ir à vidinha dela…
o mesmo se aplicaria ao Paint / Paint 3D
ALGUEM DEVIA ERA FAZER UMA LIMPEZA GERAL A ESSA EMPRESA DE NOME MICROSOFT E SO PORCARIA
E após um update também é possível apagar os mesmos? normalmente isso é que ocupa bastante espaço!
O Sensor de Armazenamento à data de hoje já te permite remover a Build anterior após uma atualização nos primeiros 10 dias manualmente. Após estes tempo, o Sensor trata de os remover automáticamente. Depois da October Update, o processo será o mesmo, nada muda.
Pessoal que está reclamando dessa “nova” implementação. O sensor já existe no Windows 10, ele será melhorado e se for um problema esse tipo de serviço estar sendo executado em segundo plano, é só desativar, simples. E vida que segue.
Nos meus 17 anos, lá comprei o meu primeiro PC. Ainda me lembro do maquinão! LoL Pentium 200MMX, 16MB RAM, 2,1GB HD, VGA S3Trio64 c/1MB de memoria, creative soundblaster AWE64 com CD-rom 24X. Tudo numa Placa-mae da intel com chipset 430TX. Monitor CRT de 15″. LoL win95, até ao windows ME. Muitas saudades, tenho do Plus! Com os temas de personalização de cores, ícones e sons! Bons tempos.
Aqui está mais uma boa maneira da Microsoft promover desesperadamente o Onedrive. Até agora não tiveram grande sucesso…
Não entendo 90% dos comentários aqui sobre PC antigos, serviço em background, falta de RAM, controladores, etc… que grande confusão tem esta gente no cérebro.
A aplicação é o disk cleanup mas agora integrada nos menus, possível automatização e ninguém dá por ela em modo automático. Eu tenho um tablet Windows 10, CPU Atom quad core antigo, 1 GB RAM e funciona direitinho (com as obrigatórias reservas que o hardware provoca…). E desde que o hdd ou sdd funcionem bem no Windows, esta aplicação também.
Então agora em vez de abrir o cleanmgr pelo executar tenho de abrir 10 menus para chegar lá? Faz me lembrar da porcaria que eles fizeram com as definições de rede.
Para quem gostar de linhas de comandos, aqui está algo que faz o mesmo e, se calhar, mais rápidamente
https://www.petri.com/free-disk-space-in-windows-10-automating-disk-cleanup
Pedido de ajuda desesperado.
Tenho um hibrido “insys yk6-c108” 32G W10, com o disco C completamente cheio após uma atualização.
Vou tentando e experimentando algumas dicas que vejo na net e não consigo nada.
Não sou um conhecedor na matéria, só uso para entreter, já sou um velho.
Desde já obrigado.