Instalar apps Android no Windows 11? Há mais uma opção para o tornar mais simples
O Android no Windows 11 ainda tem muito para provar aos utilizadores, agora que está em testes na versão Dev. Esta integração promete muito para os utilizadores, ainda que não seja simples de instalar apps.
Algumas ferramentas surgiram para facilitar este processo e até abrir as portas a outras apps que não as escolhidas pela Microsoft. Agora esse lote alarga-se e há uma nova ferramenta. Chama-se WSA PacMan e quer facilitar a vida aos utilizadores.
O WSA (Windows Subsystem for Android) é a apostada da Microsoft para o Windows 11. Depois de ter integrado o Linux no Windows 10, é agora a vez do Android e das suas apps chegarem com a versão seguinte do seu sistema operativo.
Para controlar como estas apps são instaladas, a Microsoft escolheu uma lista das que são autorizadas. Claro que, inerente ao Android, esta limitação foi rapidamente contornada e hoje podemos instalar qualquer app, num processo que não era simples.
Ao mesmo tempo que a lista de apps era aberta, surgiram também outras propostas para simplificar e ajudar no processo. Agora, reforçando a proposta, surge o WSA PacMan, que é basicamente uma interface gráfica para acesso aos comandos do ADB, essencial para instalar estas apps.
Tal como se esperava, o WSA PacMan é muito simples de usar. Os utilizadores só precisam de ter o apk na sua máquina para o poderem instalar no Windows 11. Ao chamar este auxiliar ele tratará de todo o processo, preparando-o para ser usado.
Presente no GitHub, pode ser visto e todo o código analisado, o que garante muita da sua segurança. Além do próprio WSA PacMan, para o usarem necessitam também de ter o WSA ativo no Windows 11, ou seja, numa versão de desenvolvimento.
Esta é mais uma excelente alternativa para ajudar na instalação de apps no Android do Windows 11. Retira toda a complexidade deste processo e abre a porta a uma longa lista de apps que podem ser instaladas e usadas no novo sistema da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não entendi qual a vantagem, para o utilizador “comum”, o Windows correr apps Android ou, já agora, sistemas Linux…
Não entendes, mas quando o sistema estiver a 100% logo vais descobrir, e nunca mais queres outra coisa…
Também não vejo vantagem. Os apps mais usados no android já podem ser acessados pelo navegador. Só vai ser interessante para entusiastas de tecnologia.
No meu caso é poder (1) ter mais espaço no telemóvel e (2) fazer o que faço em pequeno ecrã, mas maior. (3) Eu utilizo muitas apps no Android que estão justamente apenas no Android. (4) Com o PC vou poder ter tudo juntinho para aquilo que necessito.
Para todas as pessoas que conheço voltaram para o w10. No meu caso mantenho ambos sistemas, mas o principal e aonde faço o meu dia-a-adia é no W10. Aquele menu iniciar e o menu de contexto do W11 complicam o que é muito simples no w10. Alem disso, adoro as tiles a forma de como posso colocar tudo à vista que tem informação e criar pasta específicas para o que entendo como especial, ex: jogos, fotografia, video etc.
O Windows 11 ainda tem muitas arestas a limar, logo, quem quis ir a correr para o W11 teve uma agradável surpresa que em muitos coisas que era simples tornaram-se mais complexas sem qualquer necessidade de tal, esperemos que no decorrer dos updates muitas coisas sejam melhoradas, pois não fazem qualquer sentido.
Neste momento apenas tenho 1 pc com Windows 11 os restantes por razões obvias visto que são usados para trabalho mantem-se no win10 até justificar upgrade.