Hora de mudar? Microsoft acaba com novidades no Office do Windows 10!
O fim do Windows 10 parece estar a trazer problemas para muitos utilizadores. A Microsoft quer que todos evoluam para o Windows 11, mas isso não será certamente possível para todos. Agora, e do que foi revelado, há mais mudanças a caminho. É o fim das novidades no Microsoft 365 para quem escolher ficar no Windows 10.
Microsoft acaba com novidades no Office
A Microsoft surpreendeu toda a gente há algumas semanas ao revelar que as aplicações Microsoft 365 que também correm no Windows 10 continuariam a ser atualizadas até outubro de 2028. Este cenário é importante, mas tem um pormenor. Todos os que esperavam novas funcionalidades não as vão ter no futuro.
Dentro deste cenário, fica assim claro que a Microsoft não irá introduzir mais novas funcionalidades no Microsoft 365 para utilizadores do Windows 10 a partir de agosto de 2026. Ainda assim, e embora as atualizações de segurança permaneçam válidas até outubro de 2028, as novas funcionalidades deixarão de estar disponíveis a partir de agosto de 2026.
Os utilizadores do Microsoft 365 Personal e Family, bem como aqueles que utilizam o canal atual em ambientes empresariais, não receberão mais funcionalidades em agosto de 2026. Por outro lado, os clientes do canal empresarial mensal receberão atualizações até 13 de outubro de 2026. Os do canal semestral verão as atualizações desaparecerem a partir de 12 de janeiro de 2027.
Hora de mudar e deixar o Windows 10
Apesar de não ser do agrado de ninguém, este cenário não deverá ser ou parecer estranho para a maioria dos utilizadores. É uma estratégia da Microsoft para levar gradualmente os utilizadores a abandonar o Windows 10 e a migrar para o Windows 11.
Se inicialmente a gigante do software foi obrigada a voltar atrás na questão das atualizações de segurança para o Office no Windows 10, agora ficou tudo mais claro. O que realmente demorou muito mais tempo foram as atualizações de segurança.
Importa recordar que o Windows 10 chegará ao fim do suporte a 14 de outubro de 2025. Isto embora se tenham comprometido a manter as atualizações de segurança do Office neste sistema até 10 de outubro de 2028. Também é possível estender a proteção do sistema operativo por mais um ano gratuitamente , cumprindo requisitos simples do sistema operativo Windows 10.





















Previsivel …
“Hora de mudar e deixar o Windows 10” Tal como diz este subtítulo do artigo já está mais que na hora para fazer a transição para o Windows 11. Ele daqui a pouco já sai uma nova versão do Windows e o povo amarrado ao Windows 10.
Mudem todos para o Linux, é mesmo muito bom! De tal forma que mudei para o Windows 11 e noutro permaneço no 10….ah Linux, será finalmente agora que vais descolar?
Tenho um PC com um ssd em win 11 e outro ssd em KDE neo. Confessso que a configuração do KDE foi feita com auxilio de AI, mas neste momento prefiro fazer todo o meu trabalho em Linux + Libreoffice: é extremamente agradável de usar, muito fluido, e a rapidez do sistema – incomparávelmente mais rápida, mesmo estando o SO Linux numa drive SATA e o SO windows numa drive M2, os tempo de arranque total no Linux é ~10s menor! acrescente-se a sincronização com google drive e… não preciso do windows!
Se suportassem o meu hardware até mudava
Sim, sim, hora de mudar para o Linux.
Uso o Libreoffice 7 (o 24 tem erros, graves, com fontes personalizadas) e o Office 2003. Tenho 100% dos serviços, necessários, para qualquer coisa.
Sim, não trabalho com gráficos de 5Gb ou vídeos 8K, de 200Gb. Excel, Word e Powerpoint são actuais e possuem 100% do mesmo que está disponível no Office 365, com a vantagem, colossal, de não depender, de ligações à internet.
Windows 11 continua cheio de bugs!