Microsoft: França ordena fim da recolha de dados no Windows 10
A privacidade dos dados dos utilizadores do Windows 10, tem sido um ponto de discórdia desde a sua apresentação. Para além da recolha não autorizada, existe a dúvida do que a Microsoft faz com esses dados.
Para terminar com este problema, a entidade francesa responsável pela protecção de dados (CNIL) ordenou que a Microsoft termine com "a recolha excessiva de dados dos utilizadores", uma medida que deve ser tomada dentro de três meses.
Desde que o Windows 10 foi conhecido, sabe-se que transmite dados dos utilizadores para a Microsoft. Esta é uma recolha já admitida pela Microsoft e que também foi justificada.
A Comissão Francesa de Protecção de Dados, avaliou as práticas que a Microsoft realiza para recolha de dados dos utilizadores no Windows 10 e determinou que estas são abusivas e que acontecem sem o consentimento dos utilizadores.
O problema do Windows 10, segundo a CNIL
Para pôr cobro a esta situação, ordenou à Microsoft que termine com esta recolha abusiva e deu à empresa o prazo de 3 meses para o fazer. Para além desta indicação, a CNIL quer ainda que a Microsoft pare de recolher informação sobre os hábitos de navegação Web dos cidadãos franceses, e que apenas o faça com o consentimento expresso destes.
Outro ponto pelo qual a CNIL se bate, está relacionado com a transferência dos dados dos utilizadores franceses para fora da Europa. A CNIL quer garantir que a Microsoft toma as medidas necessárias para garantir a segurança e a confidencialidade destes dados. Esta transferência está a ser feita ao abrigo do acordo "Safe Harbor", que um tribunal europeu invalidou em Outubro do ano passado.
Os argumentos do CNIL para esta ordem
A investigação sobre as práticas da Microsoft decorreu entre Abril e Junho deste ano, tendo já detectado várias irregularidades cometidas pela empresa. O CNIL argumenta que os dados recolhidos pela Microsoft são excessivos e que incluem informação desnecessária para manter os seus serviços. Um caso concreto apresentado, mostra que o Windows 10 recolhe informação sobre as aplicações instaladas.
Dado o volume de utilizadores do Windows 10 em França, que o CNIL estima serem mais de 10 Milhões, e a gravidade das falhas encontradas, foi decidido notificar a Microsoft e dar-lhe 3 meses para corrigir esses problemas.
Caso a Microsoft não cumpra com a ordem do CNIL, outras medidas e outras sanções poderão ser aplicadas.
Este artigo tem mais de um ano
Sabem-me dizer que tipo de dados é que são obtidos pelo Windows 10?
Neste momento, grande parte da internet funciona a partir de recolha de dados. Não é a mesma coisa com o Windows? Não está por de trás disto tudo um melhor funcionamento do produto ou os dados recolhidos são partilhados de forma a que a privacidade das pessoas fique em causa?
O grande problema é mais o envio dos dados para fora da UE onde as “nossas leis” já não vigoram do que propriamente a sua recolha.
Faz sentido.
Mas porque é que outros serviços (como o Facebook e a Google), em que também à recolha de dados, não têm este tipo de penalizações?
Também tiveram, A Google por exemplo ainda há pouco tempo andou nos tribunais europeus por causa da recolha de dados, o Facebook não sei se só teve que prestar esclarecimentos ou se também chegou a ir a tribunal.
Não sabia disso.
Assim já compreendo esta decisão da CNIL. Só espero que venha a beneficiar os utilizadores.
Obrigado!
a preocupação para os franceses é com a escala da recolha de dados e com não dar opções aos utilizadores para não serem seguidos pelo sistema de publicidade dirigida que a Microsoft implementou no sistema
Mas serviços como o Facebook e a Google também têm recolha de dados em grande escala e é possível desativar o seguimento de publicidade no Windows 10.
Será que os franceses querem alguma coisa da Microsoft em troca? Há muita coisa nesta história que não faz muito sentido. Ora, uns fazem e não são penalizados, e outros fazem parecendo que são os únicos a fazer…
Esses serviços são na internet (que já tem leis quanto a cookies) não no próprio sistema operativo. Segundo a CNIL não é apresentado ao utilizador uma forma para desactivar este mecanismo no sistema.
Teoricamente a Microsoft inclui no Windows 10 esse tal mecanismo (em Definições -> Privacidade -> Geral) que é tão complicado de desativar como no iOS (pelo menos até à versão 6).
Agora, não sei se na prática esse mecanismo funciona ou não. Se não funcionar, a CNIL tem toda a razão. Se funcionar, alguma coisa está mal contada.
Penso que a recolha de dados devia ser com o consentimento dos utilizadores e eles terem o direito de saber a que fins se destinam e se possível uma cópia dos uma cópia dos mesmos. Quando à telemetria usada pela Microsoft, já desactivei seguindo as instruções da Pplware e ponto final
Concordo plenamente!
Não só com os serviços do Windows, mas também de todos os serviços da internet que usam tal recolha de dados.
Infelizmente, quando se aceita os termos de contrato, já se está a dar liberdade às empresas para recolher os dados e de os usar da maneira que quiserem.
“Um caso concreto apresentado, mostra que o Windows 10 recolhe informação sobre as aplicações instaladas.” Não achas isto excessivo?
Aqui depende de muitos pontos de vista:
– se o Windows apenas recolher informação de que aplicações temos no pc, não acho excessivo e até pode ajudar no melhoramento do Windows;
– se o Windows recolher informação do que fazemos nessa aplicações aí sim, acho que é uma violação da privacidade da pessoas.
Obviamente que existem mais pontos de vista, mas só quis frisar estes dois porque, para mim, têm duas conclusões opostas.
E a recolha de dados feito pelo facebook? O feito pela Google? Alguém se preocupa?
Sim a Google ainda há pouco tempo esteve nos tribunais Europeus por causa da recolha de dados e onde eram guardados.
E a recolha de dados feita pelas finanças.. Bahhh ,
Quer seguranca, iphone macbook e safari
Lírico !
Sim esses é que são bons não recolhem dados nenhum 🙂
esses os dados vão direitinhos prá NSA, Agência Segurança Estados Unidos…
estão em boas mãos sim senhor, nunca mais serão eliminados na vida…
ri-me
A França perdeu a paciencia para terroristas no geral e neste caso concreto terroristas do capitalismo, acho muito bem.
França…não é a terra daqueles tipos que queriam repetir um jogo de futebol só porque o resultado não lhes agradou ? …mas agora a sério : o que é que a MS faz que os outros não fazem ? E o que é que recolhe afinal, que os outros não recolhem ?
isto é só uma gota no oceano! sabiam que em frança, o governo tem acesso a uma cópia do certificado digital de cada cidadão?
portugal não tem queres ver?
Lol, a sério? E depois? O que é que te interessa o certificado digital se não confiares no país?
Eu ainda considero o meu computador como privado. Porque razão ia eu querer partilhar detalhes do que eu considero privado?
Além disso, há relatos pela internet (a mim aconteceu-me) que mesmo que desligues as opções, elas são reactivadas a cada update. Isso é ir contra a vontade dos utilizadores.
Pois… E os dados que colocamos voluntariamente nos serviços cloud… Dropbox, OneDrive… Os nossos emails, gigas e gigas…
Querem mais segurança e privacidade? Papel, caneta e selos
O carteiro pode facilmente abrir as tuas cartas e lê-las.
LOL
Coisa ridícula!
O problema da recolha de dados é que estes valem muitos milhões.
Francisco 21 de Julho de 2016 às 19:33
E a recolha de dados feito pelo facebook? O feito pela Google? Alguém se preocupa?
facebook simples não tens conta.
Google simples, pesquisa no bing ou em outros…
WINDOWS 9+1 NÂO
Espero que em Portugal se tome medida igual. Foi esta “característica” do windows 10 que me levou pela primeira vez a equacionar utilizar uma distribuição do linux como sistema operativo principal. Por este andar em 2030 a Microsoft com o seu windows 14 pode violar parte da nossa familia legalmente porque damos a autorização ao aceitarmos as condições de utilização.
Anda tudo a tremer com a recolha de dados do Windows 10, mas depois Claro só usam o facebook, android, instagram, gmail e etc. Esses nem são os reis da recolha cá agora.
E ja agora googlem isto: “Dono do KickassTorrents é preso com ajuda de Apple e Facebook”
Já que estão ai todos cheios de receio do Windows 10, andam coisas a acontecer e nem sequer é o Windows 10..
Na minha opinião, penso que estás a falhar no ponto de vista.
Facebook, Google e todos os que possas nomear, são serviços online. Todos sabemos á partida que são recolhidos dados, mesmo quando apregoam aos 7 ventos que é tudo encriptado.
Esta recolha está a intrometer-se na privacidade do último sítio que muita gente considerava privado: o computador pessoal, onde guardas as tuas coisa pessoais.
É esse o problema.
o que é que recolha alargada de dados do computador tem de comparável com o registo de acesso a contas online nos serviços online?
Je suis Microsoft.
Bem já agora o que me dizem do Pokémon q nos “obriga” a ligar o GPS (localizando por ex a nossa casa etc) e depois nos “obriga” a seguir os Pokémons que quando aparecem nos ligam a câmara e depois habilmente fogem 360° na horizontal e 180 ° na vertical ou seja gravando (?) um video dos interiores e exteriores que certamente vai ficar para sempre em servidores que também certamente não estão a salvo de hackers com as mais variadas intenções ?
pokemon?! a sério?! provavelmente é um bocadinho mais fácil não jogar um jogo ridículo e sem interesse algum do que deixar de usar um sitema operativo que sempres se usou na vida (embora em diferentes versões)..digo eu, não sei…
Pode sempre desactivar a AR em locais mais privados..
Très bien mes amis Français!
Windows 10 est infect!
Windows 10 é LIXO!!!!
Depois do POREXIT e do EUROEXIT, cada pais, já poderá fazer o que é melhor para os seus cidadãos. Bienvenue linux 🙂
Microsoft, Apple, Google, etc, são farinha do mesmo saco.