Foi iniciado o plano da Microsoft para matar de vez o Internet Explorer
A Microsoft já mostrou ao mundo qual é o seu plano para o Internet Explorer. Este seu browser que há muitos anos está na Internet irá desaparecer e dar lugar ao seu sucessor, o Edge. Este caminho está traçado e acontecerá em breve.
Já se sabia também de que forma a Microsoft o queria fazer, tornando o seu browser como uma ferramenta obsoleta e que ninguém consegue usar. Esse movimento parece agora ter sido iniciado e já todos podem ver de que forma vai acontecer.
O fim do Internet Explorer
A data para o fim do Internet Explorer está marcada e a chegar para breve. Será no dia 17 de agosto de 2021 que a Microsoft abandonará este browser, deixando-o sem suporte e exposto a todo o tipo de problemas. É um movimento natural, mas que poderia trazer muitos problemas.
Claro que a Microsoft não quer repetir erros do passado e por isso tem um plano para o evitar. Quer tornar o Internet Explorer num browser que não se consegue usar e que apenas em situações específicas poderá estar disponível para os utilizadores.
Microsoft encaminha para o Edge
Para isso tinha anunciado o plano de começar a redirecionar os utilizadores para o Edge, sempre que alguns sites fossem abertos. A lista comporta para já mais de 1500 sites, onde estão presentes os mais conhecidos e mais usados na Internet.
Entretanto, esse movimento parece agora ter sido iniciado e as notificações começaram a ser vistas. Aparentemente terá chegado com a versão 87 do Edge, que está agora a receber todos essas vistas. Sempre que um destes sites é aberto no Internet Explorer, este é aberto automaticamente no Edge.
Um browser que não quer morrer
O mais curioso é que mesmo com todas estas investidas da Microsoft contra o seu browser de sempre, este recusa-se a desaparecer. Atualmente o Internet Explorer conta ainda com uma quota de mercado interessante. Os 2,15% que tem estão próximos de, por exemplo, o Opera.
Este parece um movimento que certamente irá dar resultado no terminar do Internet Explorer. Ao tornar o browser inutilizável, os utilizadores não vão ter outra opção se não abraçar o Edge e assim matar de vez este clássico da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser bonito… a AT ainda usa java para submeter os ficheiros saft da faturação e o IE é o unico a permitir o uso do java… vai ser lindo!!!!!
Nunca mais usei o Java para coisas da AT. Não sei qual a vossa ideia
Continuam a existir “zonas” da AT que requerem Java. Nem tudo foi migrado.
Verdade.
A AT é uma cambada de chulos e incompetentes.
É verdade, isso é vergonho ainda. Vá lá que o Citius dos tribunais já acabou com isso. Mas dá para utilizar o Firefox ESR 52.9.0, tem ainda suporta para Java.
E depois como se vai fazer é entregar o IRS?… É que aqui na tuga ainda estámos no século passado
Já há anos que o sistema de submissão do IRS não utiliza Java.
Enquanto não houver um browser que trabalhe com tabs por cores/grupos como o IE, não o vou deixar… Haverá sempre forma de usar o IE mesmo que a Microsoft o “mate”.
Tens extensões noutros browsers para isso
O IE foi o último browser a introduzir os tabs.
Na realidade não vai haver forma alguma de o continuares a usar, vais ter de recorrer a outros Bowser com extensões se estas funcionarem.
Simplesmente o IE já devia ter sido extinto à muitos anos, de forma a largar o java tal e qual como o flash foi largado.
Estas coisas só vem trazer é problemas pois é o deixa andar não há períodos de transição, é acabar com a raça e depois desenrasquem-se já tiveram muito tempo para evoluir para algo mais recente.
Porque não removem simplesmente o browser do sistema operativo?
Por causa da retrocompatibilidade e coisas do genero. Porque há programas externos que usam o motor do IE, a culpa n é deles.
Outra vez a mesma &5€3”&% de títulos e assunto?
Já foi noticiado algumas vezes no passado que o Internet Explorer iria deixar de existir mas a verdade é que continua a ser usado.
O Internet Explorer é apenas um browser e que usa funcionalidades que existem no sistema operativo.
O browser em si pode ser desactivado mas NÃO convém remover dlls/ocxs sob pena de programas antigos e modernos que dependam deles deixarem de funcionar.
Para mim, o Internet Explorer continuará a ser incluido no Windows.
O IE não irá acabar, há muitas empresas dependentes do mesmo, principalmente em plataformas Oracle que necessitam de Java Runtime. Há também websites internos desenvolvidos apenas para IE e que obrigam a elevados custos caso tenham de migrar para Edge (Chromium). Uma solução é implementar o IE Mode e assim utilizar os sites legacy e Oracle dentro do Edge.
Onde trabalho temos um programa para ver stocks do armazém que usa o IE.
O Pedro mas que raio de notícia é esta? Notícias sem fonte e com informação falsa. De onde obtiveste esta informação? Certamente não foi da Microsoft.
Está aqui a informação correcta https://docs.microsoft.com/en-us/lifecycle/faq/internet-explorer-microsoft-edge
Se não sabes, não digas asneiras: https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-365-blog/microsoft-365-apps-say-farewell-to-internet-explorer-11-and/ba-p/1591666 porque depois partilhas uma ideia que é apenas da tua ignorância. Sim, a informação É DA MICROSOFT. 😉 https://bit.ly/2EcAgyl
O que esse artigo diz é que as apps Microsoft 365 vão deixar de suportar o IE 11. Não diz nada sobre a descontinuação do IE 11.
Se as apps da Microsoft vão deixar de suportar o IE11… e se a mesma diz no calendário de vida das apps que após essa data só dará suporte de segurança… 😉 logo…
Vitor, mas por outro lado:
“Internet Explorer is a component of the Windows operating system and follows the Lifecycle Policy for the product on which it is installed.” ou seja, Windows 10 …
Nesse caso este “movimento” não tinha sido iniciado. Posso estar enganado, mas em breve vai sair uma atualização que te remove o IE do Windows 10, da mesma forma que o Edge está a ser instalado
Como serviço, nunca desaparecerá (nem pode). Como browser, tal como está a acontecer (porque é a Microsoft que está a migrar as visitas para o EDGE) desaparecerá.
Pedro, ninguém está a dizer que o IE não poderá um dia ir embora…
Não me parece é ser pela razão invocada pelo site que o Vítor M. partilhou…
Acredito mais na tua perspectiva, de que o próprio Windows 10 deixe de incluir o browser em si em futuras releases.
Estas enganado Pedro não existe tal update para o Windows. Pelo menos nada que a Microsoft tenha essa informação. A sério pergunta e vês a resposta
Isso é a minha convicção, não a apresentei como uma certeza. (In)Felizmente (escolham a que melhor vos servir) vai ser essa a realidade. Mas repito para que não fiquem dúvidas, é a minha convicção.
O que partilhei é da Microsoft, não é de alguém exterior. Depois, no site da Microsoft dedicado a informar o tempo de vida dos produtos, tem lá o IE 11 com as devidas atualizações de segurança, mas não haverá nada mais que isso nem evolução do mesmo. Por isso estão a forçar a utilização do Edge.
Realmente!
Ou seja, ainda menos razão tem o User para mostrar aquela informação incorreta.
Pedro, não leves a mal mas da mesma forma que o Vítor publicou um site oficial da Microsoft, o User também o fez…
Se reparares na data de atualização desse link está lá:
Originally published: July 18, 2016
Updated: October 28, 2020
No entanto eu prefiro ver para crer e vou seguindo as vossas notícias, ainda que careçam de correção 🙂
Pedro e Vítor, se tem tanta certeza perguntem directamente à Microsoft e partilhem a resposta. Eu tenho a certeza porque já o fiz. E vocês estão a perceber mal. Esse artigo é só sobre Office 365 (Teams, Word, Yammer,.. ) não é sobre o IE como um todo. Estão a causar dúvidas nesse pessoas desnecessariamente. Se o IE fosse desaparecer, a Microsoft não gastava dinheiro a fazer o Internet Explorer mode do novo Edge. De certeza
Mas é a Microsoft que está a forçar a utilização do Edge e a gastar dinheiro em publicidade para informar o utilizador desse processo. Está explícito no artigo. Caso contrário, para que estaria a gastar dinheiro a manter duas plataformas? Se fosse para continuar, não tirava o suporte ao office 365 no próximo verão. Continuava.
Perguntar á Microsoft? Mas eles dizem isso no site, achas que quem te atende cá sabe se vai ou não acabar e quando será? Achas? É o que tens no site e a informação aos utilizadores. Tal como demos a saber no artigo.
Não digas asneiras Vítor. Esta notícia é esse comentário mostra ignorância. Qualquer site pode escolher suportar ou não suportar o IE. O facto de o YouTube não suportar o IE não significa que ele vá a algum lado.
O artigo diz “Será no dia 17 de agosto de 2021 que a Microsoft abandonará este browser, deixando-o sem suporte e exposto a todo o tipo de problemas.” o que é uma mentira não baseado em quaisquer factos reais. O facto do Office não funcionar no IE não tem nada a ver com o Azure não funcionar no IE ou o IE não receber suporte ou updates de segurança. Tenham cuidado com a desinformação e comecem a indicar as fontes
Hó 😉 Não sabes o que dizes. Estás a disfarçar o que a própria empresa está a fazer? Engana-te se gostas.
Fontes? Sempre colocamos, tu é que não tens qualquer fonte, vens com conversa fiada. Vê o que é dito:
Microsoft will bid farewell to Internet Explorer and legacy Edge in 2021
Microsoft will end support for Internet Explorer 11 across its Microsoft 365 apps and services next year. On August 17th, 2021, Internet Explorer 11 will no longer be supported for Microsoft’s online services like Office 365, OneDrive, Outlook, and more. Microsoft is also ending support for Internet Explorer 11 with the Microsoft Teams web app later this year.
Vítor leste o texto todo? Ou estavas à procura da parte que te convém?
“customers should no longer access Microsoft 365 apps and services using IE 11, but we want to be clear that IE 11 isn’t going away1 and that our customers’ own legacy IE 11 apps and investments will continue to work. “
Agora já não é o inglês, agora é o resto do texto. Procura por essa internet fora e vais ver como é o que se alinha. O fim do IE 11, como browser, no próximo verão.
Microsoft has finally killed Internet Explorer
The browser will be finished on 17 August, 2021, the company said.
In a blog post, Microsoft explained that the Microsoft Teams web app will no longer support Internet Explorer 11 – the most recent and final iteration of the browser – from November 30, 2020.
Vítor já vi que inglês não é a tua praia.
Cada um que tire as conclusões que quiser. O texto é claro e diz “customers should no longer access Microsoft 365 apps and services using IE 11, but we want to be clear that IE 11 isn’t going away1 and that our customers’ own legacy IE 11 apps and investments will continue to work. “
Agora é o inglês. Amanhã vais inventar algo diferente. Mas é típico. É mais um texto que mostra claramente o abandono do IE11. Mas há mais 😉
As ferramentas do estado têm que se adaptar sempre
O que vai acontecendo com as ferramentas do estado é uma inércia enorme à mudança.
Numa equipa que ganha não se mexe, mas neste caso a equipa na minha opinião não ganha nada. O site das finanças, por exemplo é uma total confusão: mistura-se o site antigo com o novo, tecnologias de navegação ultrapassadas, um índice de funções miserável. Uma pessoa tem de saber muito bem o que quer e usar a linha da pesquisa para se conseguir desenrascar.
Qual é o problema? O IE nunca valeu nada! Que vá rápido e descanse em paz!
Também vai fazer um funeral como o outro?
Parece que o IE vai finalmente para a vala comum dos web browsers… Já não era sem tempo. Que morra com a consciência pesada e dê um beijinho ao senhor Steve Balmer, que em tempos idos disse que o opensource era um cancro.
Credo. Tanto ódio.
Vá lá…ainda darem até dia 17 de Agosto de 2021 já é muito bom, dá tempo suficiente para as plataformas de todo o mundo se actualizarem… assim como o fez o Chrome e outros com o Flash… há que dar tempo e depois, acaba-se com ele.
Que saudades do meu Netscape Navigator…
😀 do que te foste lembrar… eram outros tempos… outros encanto!
Deixou saudades
Há 12 anos que não o utilizo como browser.
Não é uma boa notícia, porque ainda existem plataformas que acentam exclusivamente no IE. Exemplo: O backoffice dos Mediadores de seguros da Ageas, só é estável no IE, no edge os simuladores têm webservices que não trabalham. – webmed.ageas.pt