É o fim do WinRAR: Microsoft lança suporte nativo de ficheiros RAR para Windows 11
No pack de software obrigatório para instalar num novo computador não pode faltar uma app de terceiros para lidar com ficheiros compactados. O Windows 11 vai finalmente acabar com isso.
Windows 11 vai ganhar suporte nativo de ficheiros RAR
Está a decorrer a grande conferência anual da Microsoft dedicada a programadores a Microsoft Build. Entre as muitas novidades que já aqui dadas a conhecer destaca-se agora aquele que poderá ser o fim de um dos mais utilizados softwares para lidar com ficheiros compactados.
Sim, o Windows 11 vai receber suporte nativo de ficheiros RAR o que poderá ditar o fim do WinRAR.
Esta é uma solução de código aberto alimentada pelo projeto libarchive multiformato. A Microsoft diz que isso não oferece apenas uma opção nativa para lidar com ficheiros RAR, mas também com formatos adicionais como tar, 7-zip, gz e muitos outros. Segundo o que é indicado, trata-se de uma "funcionalidade aprimorada" em relação à compactação, quando comparada apps de terceiros.
A empresa não anunciou uma data oficial de lançamento para o recurso, mas o Windows 11 receberá agora uma atualização robusta com suporte para Bluetooth LE, por exemplo, quem sabe se não será aproveitado o momento para tal.
É um facto que software como o WinRAR sempre foi considerado como uma das primeiras coisas a instalar num computador novo, dada a necessidade de lidar com todo o tipo de ficheiros compactados. Resta perceber se, realmente, a solução da Microsoft para o Windows 11 será realmente útil e funcional.
Entretanto, se procura alternativas ao WinRAR deixamos aqui algumas sugestões:
Se funcionar para RAR como funciona para ZIP, lá continua o 7Zip a bombar no pc 😀
PeaZip é não mau
Bem sempre usei o 7-zip para descompactar ficheiros incluindo rar….
Se a microsoft vier com esse suporte melhor.
Como demorou! Parece o período de testes do WinRar.
WinRAR? 7-Zip! PeaZip!
Ter o 7-zip e o notepad++ nativamente no Windows é que era.
+winscp +putty + filezilla
deixa estar.. a microsoft e como os elefantes, onde poe as patas f*de tudo. deixa la estar o 7zip e o notepad++ onde estao longe da microsoft
Notepad++ é terrivel
software mais util de sempre
Quem comprou a licença do WinRAR consegue criar ficheiros .rar, coisa que o suporte “nativo” do Windows provavelmente não conseguirá fazer, visto que a libarchive suporta o formato RAR apenas em modo de leitura.
Bom investimento, portanto 😛
E quem não comprou licença também consegue criar ficheiros .rar
+1
Logo agora que me tinha decidido a comprar uma licença!
Mas quem é que ainda usa o WinRAR?
Já usei muito o WinRAR, mas era quando não haviam serviços de cloud para alojar documentos, agora…já não me lembro da ultima vez que o utilizei, apesar de o manter instalado.
Desde há muito que só uso o 7-Zip..
O WinRAR não acaba por isso, tal como o Daemon Tools não acabou com o Windows a montar ISOs nativamente. O Windows só vai ter suporte para extrair, para quem quer criar zip, rar ou 7-z terá de ter algo para criar, e o Windows só por si não serve.