Creators Update reduziu em 39% as reclamações do Windows 10
Lançada a 11 de abril deste ano, a Creators Update é a mais recente versão do Windows 10 disponível para os utilizadores comuns. Atualmente já está presente na maioria dos dispositivos com Windows 10 e em breve será lançada a Fall Creators Update, no dia 17 de outubro.
A Creators Update trouxe muitas novidades e melhorias ao Windows 10, face à versão anterior, e a Microsoft vem agora a público referir que essas melhorias resultaram em menos 39% de reclamações e queixas por parte dos utilizadores.
Estas declarações da Microsoft acabam por ser um pouco óbvias, tendo em conta que uma nova versão será, à partida, melhor do que a que vem suceder.
Contudo, as melhorias que a Creators Update trouxe ao Windows 10 são notórias. Para além das novidades típicas que a Creators Update estreou, houve muitos progressos na fiabilidade e estabilidade geral do Windows 10, que lhe valeram o título de melhor versão do Windows 10 de sempre.
Duração de bateria
A Microsoft melhorou a duração da bateria dos dispositivos com Windows 10 na passagem da Anniversary Update para a Creators Update.
Uma funcionalidade estreada na Creators Update foi a inclusão de um modo que permite ajustar o nível de performance vs autonomia. Ou seja, dependendo das tarefas que o utilizador está a executar, o Windows 10 configurará a performance do dispositivo para garantir desta forma uma gestão da autonomia da bateria mais eficiente.
Por exemplo, se o utilizador estiver a jogar ou a executar software pesado, o sistema operativo irá colocar à disposição todo o poder que o hardware dispõe de modo a usufruir de uma experiência de utilização potente e fluida.
Por outro lado, se o utilizador estiver apenas a executar tarefas de produtividade simples, o sistema operativo poderá "castrar" a potência do hardware de modo a entregar uma autonomia superior. A Microsoft refere que, no Surface Pro 4, a inclusão desta funcionalidade resultou numa duração de bateria superior em 5%!
Para além desta nova funcionalidade, a Microsoft inseriu mais melhorias na gestão de bateria do Windows 10. Entre as quais destacam-se uma subida de 2,5 a 5% de autonomia aquando da visualização de conteúdos multimédia; uma melhoria de 17% no consumo de bateria ao navegar na internet usando o Edge e 40% no que toca à sincronização do e-mail em segundo plano.
Performance
Um dos aspetos mais relevantes e importantes num equipamento é, sem dúvida, a sua performance e a potência.
A Microsoft reduziu em 13% o tempo de arranque do Windows 10 com a Creators Update. O reconhecimento facial via Windows Hello está agora 30% mais rápido do que era na Anniversary Update. O carregamento e navegação de páginas web no Edge está uns incríveis 53% mais rápido! Para além destas melhorias, a Microsoft aprimorou pequenos pormenores do Windows 10, entre os quais a fluidez do Menu Iniciar e da Procura do Windows.
Fiabilidade e satisfação dos utilizadores
Como é expectável, o Windows 10, a cada versão que passa, está cada vez mais fiável e fidedigno. A Creators Update não é exceção e regista menos 39% de reclamações e pedidos de auxílio por parte dos utilizadores, face à versão anterior do Windows 10. Este é um trabalho mensal da Microsoft que, tipicamente, na segunda terça-feira de cada mês, lança uma atualização cumulativa para o Windows 10, que visa melhorar a estabilidade e utilização geral.
A Microsoft visa e reforça o apoio das OEM nestes resultados, conseguidos com a Creators Update.
Porém, a redução de 39% nas queixas por parte dos utilizadores poderá também advir da disponibilização mais conservadora da Creators Update face à Anniversary Update. Em período homólogo, a Anniversary Update tinha mais utilizadores ativos do que a Creators Update e isso poderá ter levado a uma redução dos pedidos de suporte, visto que há menos utilizadores ativos.
Segurança
A Microsoft não especifica quais as melhorias concretas, mas refere que houve progressos na segurança do Windows 10 com a Creators Update, nomeadamente na resistência a malware e a vírus. Para reforçar essa segurança do sistema operativo, a Microsoft recomenda aos utilizadores ter sempre instalada a última versão do Windows 10, incluindo as atualizações cumulativas mensais, que também trazem melhorias ao nível da segurança do sistema operativo.
Na conclusão do comunicado, a Microsoft agradeceu a todos os utilizadores do Windows 10 a sua contribuição para estes resultados, especialmente aqueles que reportam situações anómalas e sugerem novas funcionalidades, via Hub de Comentários ou através das plataformas do Programa Windows Insider.
Que opinião tem da Creators Update? Notou alguma diferença face à Anniversary Update no seu dispositivo? Partilhe a sua experiência nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde
Eu continuo a criticar a looooonga demora em disponibilizar a Cortana em PT-PT ( tom irónico ) 😀
Abraço
A resposta é simples, Portugal tem 10,32 milhões habitantes, o Brasil mais de 207 milhões, logo, Portugal não tem mercado suficiente que justifique localizar a Cortana também em PT-PT.
Prioridades.
Levaram nas orelhas o que interessa a malta é um s.o estável e que não seja lentinho
Pois, eu vou enviar a primeira reclamação: Nunca mais actualiza para o creators update!
Por pouco mais de 15 dias, esperas pela Fall Creators Update. A não ser que o teu PC tenha algum componente de hardware que não seja compatível com a atualização (digo isto porque detalhaste a situação).
De qualquer forma, podes usar o Media Creation Tool para atualizar manualmente.
Já apareceu há 1 mês e tal a autorização. De resto, diz para clicar num link se quiser ser um dos primeiros a fazer a actualização, mas nada faz de especial.
Atualiza manualmente com uma instalação limpa e assunto arrumado..!!!
https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10?ranMID=24542&ranEAID=TnL5HPStwNw&ranSiteID=TnL5HPStwNw-LTkhyL2Oz6RL82v62CmrCQ&tduid=(f4a57b33d98fb076557435cde29a4f65)(256380)(2459594)(TnL5HPStwNw-LTkhyL2Oz6RL82v62CmrCQ)()
se calhar é melhor mesmo actualizar manualmente. 🙂
nós reclamá-mos, vem novos problemas nas builds seguintes.
pois so sabes reclamar mas nunca fazes nada, tipico do português, reclamar e reclamar mas quando é pars fazer algo ninguem quer….
Eu não reclamo, só mudo de SO. Tudo funcionava bem até esta atualização, agora o disco está sempre a 100%.
Anda por ai muito bicho na fruta…
https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8
Ora bem, eu não posso reclamar!
Tenho windows 8.1 e ao tentar actualizar pela ferramenta de Tecnologias de Apoio, dá o erro 0xc1900204! Se tento actualizar pela ferramenta media creation tool, chega ao fim e diz que não pode actualizar, por que o sistema operativo não é compatível… resumindo, só instalando de raiz! Face ao que tenho no pc, operação, neste momento, fora de questão!
Se alguém souber a resolução disto, agradeço ajuda!
Se reduziu em 39% é porque está melhor, mas não é o meu caso. Ficou muito mais lento a arrancar. O modo noturno não funciona como deve ser (quando o ecran apaga passado x minutos, ao voltar o modo noturno está ligado mas na realidade o ecrán está sem modo noturno). Por vezes leva 5 minutos a acordar do standby. E mais umas quantas que não me lembro agora.
Comigo o Windows 10 desde a primeira versão, sempre funcionou 100%!!! sem problemas de maior ….
A minha última reclamação do Windows foi no lançamento do Windows Vista.
No aspecto da autonomia, eu senti uma melhoria significativa no meu tablet.
De resto, nunca tive motivos de queixa do Win10.
Para mim foi uma enorme melhoria, e o PC ganhou muito no arranque…
Esta atitude da Microsoft é de louvar pois finalmente começa a recolher e a tratar a reclamação dos utilizadores…
Vejo aqui muita reclamação e noutros locais também, mas como alguém disse no universo de utilizadores corporativos e caseiros de PC’s a sua grande maioria utiliza windows e isso diz tudo…