Chegou mais uma atualização dos PowerToys da Microsoft com 3 novas ferramentas essenciais
Os novos PowerToys são uma imagem clara da forma como a Microsoft tem encarado o desenvolvimento de software para o Windows. Quer a participação da comunidade para criar ferramentas que se adaptam aos utilizadores e ao que estes precisam.
Ao longo do tempo têm surgido pequenas novidades e ferramentas que os elevam ainda mais e oferecem aos utilizadores novas possibilidades. A mais recente versão chegou agora e traz 3 novas ferramentas, para explorar ainda mais o que pode ser feito no Windows.
Apesar de serem uma novidade, estas 3 novas ferramentas já vinham a ser faladas há algum tempo. Estas vão passar agora a fazer parte do leque de ofertas dos PowerToys e assim ficar acessíveis a todos os utilizadores para serem exploradas e usadas de forma exaustiva.
Uma régua para medir pixéis no Windows
A primeira proposta dos novos PowerToys, chamada Régua de Ecrã, vem dar ao utilizador uma forma simples e fácil de medir pixéis no seu ecrã. Com o rato, e indicando os pontos que o utilizador quer medir, esta régua rapidamente dá a informação que estes querem saber.
Existem ainda alguns modos adicionais, que permitem usar a régua de forma mais alargada. Falamos do modo Limites em que o utilizador pode simplesmente selecionar uma área específica para medir. Esta ferramenta permite ainda definir modos de espaçamento e assim encontrar áreas semelhantes nas medições.
Ferramentas para obter texto com os PowerToys
A segunda ferramenta dos PowerToys, o Extrator de Textos, poderá ser de todas a mais interessante. O nome indica bem a sua utilidade e permite que os utilizadores possam extrair textos de qualquer área do ecrã, seja uma imagem ou outro qualquer meio. Basta desenhar uma área e com recurso ao OCR estes textos são reconhecidos.
O utilizador pode ainda usar a tecla shift para mover a área selecionada e assim dar mais precisão à sua escolha. Por fim, este texto recolhido, fica pronto a ser usado, bastando ser colado em qualquer editor que o utilizador queira usar. É, provavelmente, a forma mais simples de fazer esta recolha de texto de qualquer parte do ecrã.
Por fim, a novidade Quick Accent, é algo que já temos naturalmente nos nossos teclados, pelo menos em português. Permite escrever letras com acentos, tal como num telefone. Estas 3 novidades estão já acessíveis numa atualização e disponíveis para quem quiser instalar esta nova versão dos PowerToys.
Este artigo tem mais de um ano